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quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Sociedade das diferenças vs escola multicultural e intercultural Premissa


Sociedade das diferenças vs escola multicultural e intercultural
Premissa
Hoje em dia, a gente vive numa sociedade marcada, principalmente, pelos contactos culturais. Observam-se transformações a nível da articulação dos diferentes agentes educativos, na gestão de salas de aulas e do currículo, bem como da gestão do próprio processo do ensino e aprendizagem. Este é um facto que nos permite perceber que a escola, sendo uma instituição social, está fortemente habitada por indivíduos que pertencem a diferentes sensibilidades culturais.
Da urgência da formação do “professor intercultural” na sociedade das diferenças
 Como já foi dito por Pieroni e tal (2014.p,32) a globalização é um produto de pensamento liberal e o fenómeno é considerado, por um lado, uma feliz meta da história e, por outro, alguns só vêem os efeitos contraditórios dela. Como resultado deste fenómeno, observa-se que, aumentaram sem precedentes os contactos entre as culturas e a coabitação entre os diferentes modos de vida, contribuindo para multi/interculturalidade das sociedades e das escolas.
Da urgência da formação do “professor intercultural” na sociedade das diferenças
Podemos assim depreender que deduzir, a escola no geral, e o professor, de modo particular, precisam flexibilizar as suas práticas pedagógicas de modo a adequá-las às novas exigências da sociedade, ou seja, a escola deve dar resposta à realidade pluricultural que constitui a população escolar.
Na gestão de salas de aulas e do currículo, bem como da gestão do próprio processo do ensino e aprendizagem. O projecto intercultural escolar para poder ser realizado precisa de professores que sejam conscientes e à altura da função que deverão exercer.
Complexidade cognitiva
A complexidade ciclomática foi criada inicialmente para ser uma medida da dificuldade de manutenção de um código. 
Teorias sociais
Para este objetivo, a teoria social examina: como os seres humanos se relacionam entre si e com a sociedade em que se encontram, como isso mudou ao longo do tempo e em diferentes culturas,
Pensamento de paulo freire
A proposta de Freire é a noção de consciência crítica como conhecimento e prática de classe. É uma pedagogia da consciência. Em Pedagogia do Oprimido Freire enfatiza um aspecto fundamental no processo de organização política das classes sociais subordinadas: os elos entre a liderança revolucionária e as práticas das massas.
Métodos passivos
Método vem do grego, méthodos, que significa caminho para chegar a um fim. Assim, ao abordar métodos de ensino e de aprendizagem, trata-se de um trajeto para se chegar ao objetivo proposto. No caso específico da educação escolarizada, o fim último seria a aprendizagem do aluno de maneira eficaz.
Métodos e técnicas de ensino
As escolas tradicionais recorrem a um conjunto de métodologias de ensino que acabam por sem completarem. E que fazem todo o sentido, quando pensamos na lógica de ensino da grande parte dos professores.Quando se fala de metodos de ensino abordamos método expositivo,método de trabalho independente,trabalho em grupo atividades especiais.


Sociedade das diferenças vs escola multicultural e intercultural
Premissa
Hoje em dia, a gente vive numa sociedade marcada, principalmente, pelos contactos culturais. Observam-se transformações a nível da articulação dos diferentes agentes educativos, na gestão de salas de aulas e do currículo, bem como da gestão do próprio processo do ensino e aprendizagem. Este é um facto que nos permite perceber que a escola, sendo uma instituição social, está fortemente habitada por indivíduos que pertencem a diferentes sensibilidades culturais.
Da urgência da formação do “professor intercultural” na sociedade das diferenças
 Como já foi dito por Pieroni e tal (2014.p,32) a globalização é um produto de pensamento liberal e o fenómeno é considerado, por um lado, uma feliz meta da história e, por outro, alguns só vêem os efeitos contraditórios dela. Como resultado deste fenómeno, observa-se que, aumentaram sem precedentes os contactos entre as culturas e a coabitação entre os diferentes modos de vida, contribuindo para multi/interculturalidade das sociedades e das escolas.
Da urgência da formação do “professor intercultural” na sociedade das diferenças
Podemos assim depreender que deduzir, a escola no geral, e o professor, de modo particular, precisam flexibilizar as suas práticas pedagógicas de modo a adequá-las às novas exigências da sociedade, ou seja, a escola deve dar resposta à realidade pluricultural que constitui a população escolar.
Na gestão de salas de aulas e do currículo, bem como da gestão do próprio processo do ensino e aprendizagem. O projecto intercultural escolar para poder ser realizado precisa de professores que sejam conscientes e à altura da função que deverão exercer.
Complexidade cognitiva
A complexidade ciclomática foi criada inicialmente para ser uma medida da dificuldade de manutenção de um código. 
Teorias sociais
Para este objetivo, a teoria social examina: como os seres humanos se relacionam entre si e com a sociedade em que se encontram, como isso mudou ao longo do tempo e em diferentes culturas,
Pensamento de paulo freire
A proposta de Freire é a noção de consciência crítica como conhecimento e prática de classe. É uma pedagogia da consciência. Em Pedagogia do Oprimido Freire enfatiza um aspecto fundamental no processo de organização política das classes sociais subordinadas: os elos entre a liderança revolucionária e as práticas das massas.
Métodos passivos
Método vem do grego, méthodos, que significa caminho para chegar a um fim. Assim, ao abordar métodos de ensino e de aprendizagem, trata-se de um trajeto para se chegar ao objetivo proposto. No caso específico da educação escolarizada, o fim último seria a aprendizagem do aluno de maneira eficaz.
Métodos e técnicas de ensino
As escolas tradicionais recorrem a um conjunto de métodologias de ensino que acabam por sem completarem. E que fazem todo o sentido, quando pensamos na lógica de ensino da grande parte dos professores.Quando se fala de metodos de ensino abordamos método expositivo,método de trabalho independente,trabalho em grupo atividades especiais.

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