Sociedade das
diferenças vs escola multicultural e intercultural
Premissa
Hoje em dia, a gente vive numa sociedade marcada,
principalmente, pelos contactos culturais. Observam-se transformações a nível
da articulação dos diferentes agentes educativos, na gestão de salas de aulas e
do currículo, bem como da gestão do próprio processo do ensino e aprendizagem.
Este é um facto que nos permite perceber que a escola, sendo uma instituição
social, está fortemente habitada por indivíduos que pertencem a diferentes
sensibilidades culturais.
Da urgência da
formação do “professor intercultural” na sociedade das diferenças
Como já foi dito
por Pieroni e tal (2014.p,32) a globalização é um produto de pensamento liberal
e o fenómeno é considerado, por um lado, uma feliz meta da história e, por
outro, alguns só vêem os efeitos contraditórios dela. Como resultado deste
fenómeno, observa-se que, aumentaram sem precedentes os contactos entre as
culturas e a coabitação entre os diferentes modos de vida, contribuindo para
multi/interculturalidade das sociedades e das escolas.
Da urgência da
formação do “professor intercultural” na sociedade das diferenças
Podemos assim depreender que deduzir, a escola no geral,
e o professor, de modo particular, precisam flexibilizar as suas práticas
pedagógicas de modo a adequá-las às novas exigências da sociedade, ou seja, a
escola deve dar resposta à realidade pluricultural que constitui a população
escolar.
Na gestão de salas de aulas e do currículo, bem como da
gestão do próprio processo do ensino e aprendizagem. O projecto intercultural
escolar para poder ser realizado precisa de professores que sejam conscientes e
à altura da função que deverão exercer.
Complexidade
cognitiva
A complexidade ciclomática foi criada
inicialmente para ser uma medida da dificuldade de manutenção de um
código.
Teorias
sociais
Para este objetivo, a teoria social
examina: como os seres humanos se relacionam entre si e com a sociedade em que
se encontram, como isso mudou ao longo do tempo e em diferentes culturas,
Pensamento de
paulo freire
A proposta de Freire é a noção de
consciência crítica como conhecimento e prática de classe. É uma pedagogia da
consciência. Em Pedagogia do Oprimido Freire enfatiza um aspecto fundamental no
processo de organização política das classes sociais subordinadas: os elos
entre a liderança revolucionária e as práticas das massas.
Métodos
passivos
Método vem do grego, méthodos, que
significa caminho para chegar a um fim. Assim, ao abordar métodos de ensino e de aprendizagem, trata-se de um trajeto para se
chegar ao objetivo proposto. No caso específico da educação escolarizada, o fim último seria a aprendizagem
do aluno de maneira eficaz.
Métodos e
técnicas de ensino
As escolas tradicionais
recorrem a um conjunto de métodologias de ensino que acabam por sem
completarem. E que fazem todo o sentido, quando pensamos na lógica de ensino da
grande parte dos professores.Quando se fala de metodos
de ensino abordamos método expositivo,método de trabalho independente,trabalho em grupo atividades especiais.
Sociedade das
diferenças vs escola multicultural e intercultural
Premissa
Hoje em dia, a gente vive numa sociedade marcada,
principalmente, pelos contactos culturais. Observam-se transformações a nível
da articulação dos diferentes agentes educativos, na gestão de salas de aulas e
do currículo, bem como da gestão do próprio processo do ensino e aprendizagem.
Este é um facto que nos permite perceber que a escola, sendo uma instituição
social, está fortemente habitada por indivíduos que pertencem a diferentes
sensibilidades culturais.
Da urgência da
formação do “professor intercultural” na sociedade das diferenças
Como já foi dito
por Pieroni e tal (2014.p,32) a globalização é um produto de pensamento liberal
e o fenómeno é considerado, por um lado, uma feliz meta da história e, por
outro, alguns só vêem os efeitos contraditórios dela. Como resultado deste
fenómeno, observa-se que, aumentaram sem precedentes os contactos entre as
culturas e a coabitação entre os diferentes modos de vida, contribuindo para
multi/interculturalidade das sociedades e das escolas.
Da urgência da
formação do “professor intercultural” na sociedade das diferenças
Podemos assim depreender que deduzir, a escola no geral,
e o professor, de modo particular, precisam flexibilizar as suas práticas
pedagógicas de modo a adequá-las às novas exigências da sociedade, ou seja, a
escola deve dar resposta à realidade pluricultural que constitui a população
escolar.
Na gestão de salas de aulas e do currículo, bem como da
gestão do próprio processo do ensino e aprendizagem. O projecto intercultural
escolar para poder ser realizado precisa de professores que sejam conscientes e
à altura da função que deverão exercer.
Complexidade
cognitiva
A complexidade ciclomática foi criada
inicialmente para ser uma medida da dificuldade de manutenção de um
código.
Teorias
sociais
Para este objetivo, a teoria social
examina: como os seres humanos se relacionam entre si e com a sociedade em que
se encontram, como isso mudou ao longo do tempo e em diferentes culturas,
Pensamento de
paulo freire
A proposta de Freire é a noção de
consciência crítica como conhecimento e prática de classe. É uma pedagogia da
consciência. Em Pedagogia do Oprimido Freire enfatiza um aspecto fundamental no
processo de organização política das classes sociais subordinadas: os elos
entre a liderança revolucionária e as práticas das massas.
Métodos
passivos
Método vem do grego, méthodos, que
significa caminho para chegar a um fim. Assim, ao abordar métodos de ensino e de aprendizagem, trata-se de um trajeto para se
chegar ao objetivo proposto. No caso específico da educação escolarizada, o fim último seria a aprendizagem
do aluno de maneira eficaz.
Métodos e
técnicas de ensino
As escolas tradicionais
recorrem a um conjunto de métodologias de ensino que acabam por sem
completarem. E que fazem todo o sentido, quando pensamos na lógica de ensino da
grande parte dos professores.Quando se fala de metodos
de ensino abordamos método expositivo,método de trabalho independente,trabalho em grupo atividades especiais.
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