Tema:Analisar
a viabilidade técnica para a implantação de um mercado do Bairro de
Bembe-Maxixe
Introdução
No
presente trabalho iremos apresentar a viabilidade técnica para aconstrução de
um mercado no Bairro de Bembe, cidade Maxixe, através de tecnologias resilientes
a mudanças climaticas,com vista a resolver o problema de falta de um mercado
para a compra de produtos diversosno bairro.
Segundo
o dicionário de Ciências sociais,1986:742, mercados são espaços multifuncionais
capazes de atrair mais que os habituais clientes, é um local de convívio. Os
mercados exercem um papel extremamente importante ao suprir cidades, grandes e
pequenas, ao fornecer itens de víveres para a subsistência de seus habitantes.
Objectivos
Objectivo geral
·
Analisar a viabilidade
técnica da implantação de um mercado na zona de Bembe;
Objectivos específicos
·
Descrever as técnicas
para a implantação de um mercado e os materiais necessários;
·
Definir os pontos
fortes para a implantação do mercado;
·
Elaborar um projecto
arquitetónico
Problema
·
Dificuldade no acesso
de produtos diversos no Bairro;
Justificativa
O
que nos motivou a escolher e estudar o tema, é sobre tudo o interesse em
contribuir para o desenvolvimento das zonas rurais que produzem maior
quantidade de produtos alimentícios ou de primeira necessidade mais que carece
de um mercado para a venda desses produtos, servindo assim para o acolhimentos
de vários vendedores diminuindo assim o índice de famílias desempregadas.
Problematização
Esta
proposta vem como forma a criação de um mercado de renome, onde poderá
facilitar também a acessibilidade de transporte de produtos e de pessoas,
contribuindo para o desenvolvimento económico-social e para o desenvolvimento
local, facilitando a obtenção de produtos provenientes das machambas, produtos
de primeira necessidade, entre outros, assim sendo surge a pergunta de partida.
·
Qual seria o impacto
que advir com a implantação do mercado em Bembe.
Fundamentação teórica
Para
a realização do presente projecto, foram necessárias bases solidas para
comprovar fundamentos e teorias, não apenas em artigos científicos, mas também
em projectos a serem implementados na práticas ou projectos relacionados, que
necessitarão de exatidão de dados e processos objectivos.
Neste
sentido, foram buscadas por nós os diferentes textos já publicados relacionados
com o tema, para construir uma análise sobre a realidade vivenciada.
Segundo
ARYEETEY (1995),os mercados são profundamente segmentos e transações
financeiras num segmento dificilmenteafectam as transações noutras.
Segundo
Marco Vitrúvio (25 a C.), desde a antiguidade, acreditava-se que a arquitectura
deveria proporcionar utilidade, solidez e beleza. Escolheu-se estudar a
utilidade, mais precisamente, investir como funciona um edifício de mercado.
Segundo
Argan( 1984), com a intenção de sugerir uma serie tipológica possível de
classificar qualquer edifício de mercado interessante, recorreu-se ao método
Clark e Pause, que propõe uma técnica diagramática exclusiva para exame de
ideias geratrizes, relativa a projectos de edifícios.
Segundo
o livro de Geraldo Gomes da Silva (Silva, 1987), os mercados forma caracterizados,
a partir de sua vedação externa, como mercados abertos e fechados. Tal
caracterização corresponde a classificação proposta por LuísCloquet, em 1900,
que diferenciava os mercados temporários dos permanentes também a partir do
aspecto de suas empenas, abertas e fechadas, respetivamente.
Segundo
Silva (2015), o profissional de marketing estimula e desenvolve a troca com o
cliente para entender ambas as partes. O marketing age de forma bem espontânea buscando
satisfazer os envolvidos, tano ofertando como recebendo algo de valor, a fim de
que haja uma troca onde todos saiam satisfeitos.
Segundo
Mbokolo (2011), o sector informal da economia Moçambicana, passa a ter grande
importância socioeconómica, alem de se construir como fonte de ocupação, renda
e sobrevivência da maior parte da população.
Segundo
Fonseca (2017) expõe que a metodologia do artigo baseado na pesquisa de campo e
coleta de dados, assim como, nas informações documentais, sendo essa a primeira
etapa a ser desenvolvida na pesquisa.
Plano de Acção
Objectivo:
Implantação de um mercado de Bembe |
|||||||
N° |
Tarefas |
Recursos
Necessários |
Custo |
Responsável
da actividade |
Data |
||
Inicio |
Término |
Observações |
|||||
1 |
Revisão literária |
Computador contendo software de
edição e formatação de textos, internet |
20 |
Lara e Benevolêncio |
12/02/2022 |
13/02/2022 |
|
2 |
Visita e levantamento de dados
preliminares ao local onde pretende implantar o mercado |
Caderneta de anotações,camera de
captação de imagens, transporte |
70 |
Lara e Benevolêncio |
12/02/2022 |
15/02/2022 |
-Área do mercado; -O número de habitantes; Principais produtos |
3 |
Esboçar as peças desenhadas,
evidenciando as dimensões e os detalhes cruciais para a projecção rigorosa |
Papel A4 para o esboço; Lápis, lapiseira e borracha; máquina
calculadora; |
200 |
Lara e Benevolêncio |
12/02/2022 |
20/03/2022 |
Software archicad e cypecad |
4 |
Fazer a representação gráfica do
projecto em um software (ARCHICAD) |
Esboço do projecto,computador
contendo ARCHICAD |
50 |
Lara e Benevolêncio |
21/03/2022 |
05/04/2022 |
-Uso do computador e do software archicad; |
5 |
Elaborar uma memória descritiva e
justificativa |
Internet, Projecto arquitectónico,
normas e regulamentos |
100 |
Lara e Benevolêncio |
21/04/2022 |
22/04/2022 |
Computador |
6 |
Apresentar o projecto |
Projecto impresso e computador |
|
Lara
e Benevolêncio |
22/04/2022 |
22/04/2022 |
|
Métodos e técnicas de
pesquisa
Para
a realização do presente projecto foram usado dois métodos de pesquisa:
·
Pesquisa
bibliográfica: buscando informações na internet
em diversos sites e autores, procurando saber acerca do tema para procurar desenvolver
o presente projecto, isso implica um conjunto ordenado de procedimentos d busca
por soluções, atendo ao objecto de estudo.
·
Pesquisa
em campo: sendo exigido maior aprofundamento sobre
o tema, tivemos que explorar mais o local onde se pretende fazer a análise e
implantação do mercado, tendo necessário reunir dados, procurando interagir com
a população local. Para esse tipo de pesquisa é importante sabre sobre quais as
informações precisa-se coletar.
Cronograma de
actividades
Etapas |
Actividades |
Período de actividades |
|||||
Janeiro |
Fev |
Mar |
Abr |
Mai |
Jun |
||
Planificação |
Revisão da literatura |
|
|
|
|
|
|
Identificar o local de recolha do
material para implantação do mercado |
|
|
|
|
|
|
|
Execução |
|
|
|
|
|
|
|
Esboçar as peças desenhadas |
|
|
|
|
|
|
|
Fazer a representação gráfica do
projecto |
|
|
|
|
|
|
|
Auto- avaliação |
Avaliação do projecto |
|
|
|
|
|
|
Avaliação |
Apresentação do projecto |
Inserção dos módulos
Ø Módulos genéricos
Ø Usar a língua inglesa
com propósito sociais, pessoais e de negócios
·
Participar em
interacções socais
·
Usar linguagem
culturalmente apropriada
Ø Resolver problemas de
estatística;
·
Resolver problemas
económicos simples da vida pessoal e da comunidade;
Ø Resolver problemas
económicos simples da vida pessoal e da comunidade
·
Efectuar cálculos com
números reais
Ø Interpretar textos
escritos e orais de caracter utilitário e informativo
·
Contribuir no debate
com intervenções oportunas e claras tendo em conta o tema, a audiência, com
opiniões e ideias fundamentadas, concordando ou discordando dos restantes
participantes fluentes e correctamente.
Ø Módulos vocacionais
Ø Apoiar no planeamento
de recursos de uma obra
·
Explicar o projecto
·
Qualificar e estimar o
custo dos materiais;
·
Participar na
elaboração de um projecto de infra-estrutura municipal;
·
Participar na
determinação dos elementos da infra-estrutura;
·
Fazer aprovar e
produzir as plantas e memoria descritiva final;
Ø Desenhar as plantas de
um prédio e seus espaços circundantes
·
Planear o trabalho;
·
Preparara as postas em
planta;
·
Desenhar as plantas;
·
Redigir a memória
descritiva;
Ø Participar na concepção
de elementos estruturais de construções de betão
·
Determinar os esforços
e os momentos presentes na obra;
·
Dimensionar os
elementos da obra;
·
Determinar as
características técnicas dos elementos de montagem;
Ø Fazer o levantamento
topográfico
·
Efectuar o
reconhecimento do lugar;
·
Efectuar o levantamento
topográfico;
Dados recolhidos
A área escolhida e marcada apresenta quatro
lados, cada um mede 80m localiza-se a poucos metros da estrada.
Área
A=l²= 80x80=6400m²=6,4 km
Sendo
uma zona rural, e com fácil obtenção de produtos provenientes das machambas, e
de primeira necessidade, há uma necessidade de construção de um alpendre que
possa acolhei um número significativo de vendedores, contara também com um WC
feminino e masculino.
Referências
bibliográficas
Fonseca,
R.C.V. Metodologia do trabalho
científico. Curitiba:IESDE,2017.
Oliveira,F.R.
de etal.Horta escolar, educação ambiental e a interdisciplinaridade. Revbea,
São Paulo, V.13,N° 2: 10-31, 2018.
Associação
Brasileira de normas técnicas. Seleção e contratação de serviços e obras de
engenharia e arquitectura de natureza privada: NBR 5670.Rio de Jneiro,1977.
Coelho,
Sérgio Salles; NOVAES, Celso Carlos. Modelagem de informações para construção
(BIM) e ambientes colaborativos para gestão de projectos na construção civil.
Pelotas, RS: Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, 2008
Sobre o conceito de
tipologia arquitetónica, In: Projecto e
destino. São Paulo,2000
GRAEFF,Edgar
A. Edifício. Cadernos Brasileiros de arquitectura. São Paulo: Projecto editores
associados LTDA.
Pelotas
séc. XIX. Cadernos de folhas de arquitectura e urbanismo. Pelotas, 1994.
Tema:Analisar
a viabilidade técnica para a implantação de um mercado do Bairro de
Bembe-Maxixe
Introdução
No
presente trabalho iremos apresentar a viabilidade técnica para aconstrução de
um mercado no Bairro de Bembe, cidade Maxixe, através de tecnologias resilientes
a mudanças climaticas,com vista a resolver o problema de falta de um mercado
para a compra de produtos diversosno bairro.
Segundo
o dicionário de Ciências sociais,1986:742, mercados são espaços multifuncionais
capazes de atrair mais que os habituais clientes, é um local de convívio. Os
mercados exercem um papel extremamente importante ao suprir cidades, grandes e
pequenas, ao fornecer itens de víveres para a subsistência de seus habitantes.
Objectivos
Objectivo geral
·
Analisar a viabilidade
técnica da implantação de um mercado na zona de Bembe;
Objectivos específicos
·
Descrever as técnicas
para a implantação de um mercado e os materiais necessários;
·
Definir os pontos
fortes para a implantação do mercado;
·
Elaborar um projecto
arquitetónico
Problema
·
Dificuldade no acesso
de produtos diversos no Bairro;
Justificativa
O
que nos motivou a escolher e estudar o tema, é sobre tudo o interesse em
contribuir para o desenvolvimento das zonas rurais que produzem maior
quantidade de produtos alimentícios ou de primeira necessidade mais que carece
de um mercado para a venda desses produtos, servindo assim para o acolhimentos
de vários vendedores diminuindo assim o índice de famílias desempregadas.
Problematização
Esta
proposta vem como forma a criação de um mercado de renome, onde poderá
facilitar também a acessibilidade de transporte de produtos e de pessoas,
contribuindo para o desenvolvimento económico-social e para o desenvolvimento
local, facilitando a obtenção de produtos provenientes das machambas, produtos
de primeira necessidade, entre outros, assim sendo surge a pergunta de partida.
·
Qual seria o impacto
que advir com a implantação do mercado em Bembe.
Fundamentação teórica
Para
a realização do presente projecto, foram necessárias bases solidas para
comprovar fundamentos e teorias, não apenas em artigos científicos, mas também
em projectos a serem implementados na práticas ou projectos relacionados, que
necessitarão de exatidão de dados e processos objectivos.
Neste
sentido, foram buscadas por nós os diferentes textos já publicados relacionados
com o tema, para construir uma análise sobre a realidade vivenciada.
Segundo
ARYEETEY (1995),os mercados são profundamente segmentos e transações
financeiras num segmento dificilmenteafectam as transações noutras.
Segundo
Marco Vitrúvio (25 a C.), desde a antiguidade, acreditava-se que a arquitectura
deveria proporcionar utilidade, solidez e beleza. Escolheu-se estudar a
utilidade, mais precisamente, investir como funciona um edifício de mercado.
Segundo
Argan( 1984), com a intenção de sugerir uma serie tipológica possível de
classificar qualquer edifício de mercado interessante, recorreu-se ao método
Clark e Pause, que propõe uma técnica diagramática exclusiva para exame de
ideias geratrizes, relativa a projectos de edifícios.
Segundo
o livro de Geraldo Gomes da Silva (Silva, 1987), os mercados forma caracterizados,
a partir de sua vedação externa, como mercados abertos e fechados. Tal
caracterização corresponde a classificação proposta por LuísCloquet, em 1900,
que diferenciava os mercados temporários dos permanentes também a partir do
aspecto de suas empenas, abertas e fechadas, respetivamente.
Segundo
Silva (2015), o profissional de marketing estimula e desenvolve a troca com o
cliente para entender ambas as partes. O marketing age de forma bem espontânea buscando
satisfazer os envolvidos, tano ofertando como recebendo algo de valor, a fim de
que haja uma troca onde todos saiam satisfeitos.
Segundo
Mbokolo (2011), o sector informal da economia Moçambicana, passa a ter grande
importância socioeconómica, alem de se construir como fonte de ocupação, renda
e sobrevivência da maior parte da população.
Segundo
Fonseca (2017) expõe que a metodologia do artigo baseado na pesquisa de campo e
coleta de dados, assim como, nas informações documentais, sendo essa a primeira
etapa a ser desenvolvida na pesquisa.
Plano de Acção
Objectivo:
Implantação de um mercado de Bembe |
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N° |
Tarefas |
Recursos
Necessários |
Custo |
Responsável
da actividade |
Data |
||
Inicio |
Término |
Observações |
|||||
1 |
Revisão literária |
Computador contendo software de
edição e formatação de textos, internet |
20 |
Lara e Benevolêncio |
12/02/2022 |
13/02/2022 |
|
2 |
Visita e levantamento de dados
preliminares ao local onde pretende implantar o mercado |
Caderneta de anotações,camera de
captação de imagens, transporte |
70 |
Lara e Benevolêncio |
12/02/2022 |
15/02/2022 |
-Área do mercado; -O número de habitantes; Principais produtos |
3 |
Esboçar as peças desenhadas,
evidenciando as dimensões e os detalhes cruciais para a projecção rigorosa |
Papel A4 para o esboço; Lápis, lapiseira e borracha; máquina
calculadora; |
200 |
Lara e Benevolêncio |
12/02/2022 |
20/03/2022 |
Software archicad e cypecad |
4 |
Fazer a representação gráfica do
projecto em um software (ARCHICAD) |
Esboço do projecto,computador
contendo ARCHICAD |
50 |
Lara e Benevolêncio |
21/03/2022 |
05/04/2022 |
-Uso do computador e do software archicad; |
5 |
Elaborar uma memória descritiva e
justificativa |
Internet, Projecto arquitectónico,
normas e regulamentos |
100 |
Lara e Benevolêncio |
21/04/2022 |
22/04/2022 |
Computador |
6 |
Apresentar o projecto |
Projecto impresso e computador |
|
Lara
e Benevolêncio |
22/04/2022 |
22/04/2022 |
|
Métodos e técnicas de
pesquisa
Para
a realização do presente projecto foram usado dois métodos de pesquisa:
·
Pesquisa
bibliográfica: buscando informações na internet
em diversos sites e autores, procurando saber acerca do tema para procurar desenvolver
o presente projecto, isso implica um conjunto ordenado de procedimentos d busca
por soluções, atendo ao objecto de estudo.
·
Pesquisa
em campo: sendo exigido maior aprofundamento sobre
o tema, tivemos que explorar mais o local onde se pretende fazer a análise e
implantação do mercado, tendo necessário reunir dados, procurando interagir com
a população local. Para esse tipo de pesquisa é importante sabre sobre quais as
informações precisa-se coletar.
Cronograma de
actividades
Etapas |
Actividades |
Período de actividades |
|||||
Janeiro |
Fev |
Mar |
Abr |
Mai |
Jun |
||
Planificação |
Revisão da literatura |
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Identificar o local de recolha do
material para implantação do mercado |
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Execução |
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Esboçar as peças desenhadas |
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Fazer a representação gráfica do
projecto |
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Auto- avaliação |
Avaliação do projecto |
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Avaliação |
Apresentação do projecto |
Inserção dos módulos
Ø Módulos genéricos
Ø Usar a língua inglesa
com propósito sociais, pessoais e de negócios
·
Participar em
interacções socais
·
Usar linguagem
culturalmente apropriada
Ø Resolver problemas de
estatística;
·
Resolver problemas
económicos simples da vida pessoal e da comunidade;
Ø Resolver problemas
económicos simples da vida pessoal e da comunidade
·
Efectuar cálculos com
números reais
Ø Interpretar textos
escritos e orais de caracter utilitário e informativo
·
Contribuir no debate
com intervenções oportunas e claras tendo em conta o tema, a audiência, com
opiniões e ideias fundamentadas, concordando ou discordando dos restantes
participantes fluentes e correctamente.
Ø Módulos vocacionais
Ø Apoiar no planeamento
de recursos de uma obra
·
Explicar o projecto
·
Qualificar e estimar o
custo dos materiais;
·
Participar na
elaboração de um projecto de infra-estrutura municipal;
·
Participar na
determinação dos elementos da infra-estrutura;
·
Fazer aprovar e
produzir as plantas e memoria descritiva final;
Ø Desenhar as plantas de
um prédio e seus espaços circundantes
·
Planear o trabalho;
·
Preparara as postas em
planta;
·
Desenhar as plantas;
·
Redigir a memória
descritiva;
Ø Participar na concepção
de elementos estruturais de construções de betão
·
Determinar os esforços
e os momentos presentes na obra;
·
Dimensionar os
elementos da obra;
·
Determinar as
características técnicas dos elementos de montagem;
Ø Fazer o levantamento
topográfico
·
Efectuar o
reconhecimento do lugar;
·
Efectuar o levantamento
topográfico;
Dados recolhidos
A área escolhida e marcada apresenta quatro
lados, cada um mede 80m localiza-se a poucos metros da estrada.
Área
A=l²= 80x80=6400m²=6,4 km
Sendo
uma zona rural, e com fácil obtenção de produtos provenientes das machambas, e
de primeira necessidade, há uma necessidade de construção de um alpendre que
possa acolhei um número significativo de vendedores, contara também com um WC
feminino e masculino.
Referências
bibliográficas
Fonseca,
R.C.V. Metodologia do trabalho
científico. Curitiba:IESDE,2017.
Oliveira,F.R.
de etal.Horta escolar, educação ambiental e a interdisciplinaridade. Revbea,
São Paulo, V.13,N° 2: 10-31, 2018.
Associação
Brasileira de normas técnicas. Seleção e contratação de serviços e obras de
engenharia e arquitectura de natureza privada: NBR 5670.Rio de Jneiro,1977.
Coelho,
Sérgio Salles; NOVAES, Celso Carlos. Modelagem de informações para construção
(BIM) e ambientes colaborativos para gestão de projectos na construção civil.
Pelotas, RS: Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, 2008
Sobre o conceito de
tipologia arquitetónica, In: Projecto e
destino. São Paulo,2000
GRAEFF,Edgar
A. Edifício. Cadernos Brasileiros de arquitectura. São Paulo: Projecto editores
associados LTDA.
Pelotas
séc. XIX. Cadernos de folhas de arquitectura e urbanismo. Pelotas, 1994.
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