ANUNCIO

VEJA MAIS

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Analisar a viabilidade técnica para a implantação de um mercado do Bairro de Bembe-Maxixe

 

Tema:Analisar a viabilidade técnica para a implantação de um mercado do Bairro de Bembe-Maxixe

 

Introdução

No presente trabalho iremos apresentar a viabilidade técnica para aconstrução de um mercado no Bairro de Bembe, cidade Maxixe, através de tecnologias resilientes a mudanças climaticas,com vista a resolver o problema de falta de um mercado para a compra de produtos diversosno bairro.

Segundo o dicionário de Ciências sociais,1986:742, mercados são espaços multifuncionais capazes de atrair mais que os habituais clientes, é um local de convívio. Os mercados exercem um papel extremamente importante ao suprir cidades, grandes e pequenas, ao fornecer itens de víveres para a subsistência de seus habitantes.

Objectivos

Objectivo geral

·         Analisar a viabilidade técnica da implantação de um mercado na zona de Bembe;

Objectivos específicos

·         Descrever as técnicas para a implantação de um mercado e os materiais necessários;

·         Definir os pontos fortes para a implantação do mercado;

·         Elaborar um projecto arquitetónico

 

 

 

 

 

 

Problema

·         Dificuldade no acesso de produtos diversos no Bairro;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Justificativa

O que nos motivou a escolher e estudar o tema, é sobre tudo o interesse em contribuir para o desenvolvimento das zonas rurais que produzem maior quantidade de produtos alimentícios ou de primeira necessidade mais que carece de um mercado para a venda desses produtos, servindo assim para o acolhimentos de vários vendedores diminuindo assim o índice de famílias desempregadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Problematização

Esta proposta vem como forma a criação de um mercado de renome, onde poderá facilitar também a acessibilidade de transporte de produtos e de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento económico-social e para o desenvolvimento local, facilitando a obtenção de produtos provenientes das machambas, produtos de primeira necessidade, entre outros, assim sendo surge a pergunta de partida.

·         Qual seria o impacto que advir com a implantação do mercado em Bembe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fundamentação teórica

Para a realização do presente projecto, foram necessárias bases solidas para comprovar fundamentos e teorias, não apenas em artigos científicos, mas também em projectos a serem implementados na práticas ou projectos relacionados, que necessitarão de exatidão de dados e processos objectivos.

Neste sentido, foram buscadas por nós os diferentes textos já publicados relacionados com o tema, para construir uma análise sobre a realidade vivenciada.

Segundo ARYEETEY (1995),os mercados são profundamente segmentos e transações financeiras num segmento dificilmenteafectam as transações noutras.

Segundo Marco Vitrúvio (25 a C.), desde a antiguidade, acreditava-se que a arquitectura deveria proporcionar utilidade, solidez e beleza. Escolheu-se estudar a utilidade, mais precisamente, investir como funciona um edifício de mercado.

Segundo Argan( 1984), com a intenção de sugerir uma serie tipológica possível de classificar qualquer edifício de mercado interessante, recorreu-se ao método Clark e Pause, que propõe uma técnica diagramática exclusiva para exame de ideias geratrizes, relativa a projectos de edifícios.

Segundo o livro de Geraldo Gomes da Silva (Silva, 1987), os mercados forma caracterizados, a partir de sua vedação externa, como mercados abertos e fechados. Tal caracterização corresponde a classificação proposta por LuísCloquet, em 1900, que diferenciava os mercados temporários dos permanentes também a partir do aspecto de suas empenas, abertas e fechadas, respetivamente.

Segundo Silva (2015), o profissional de marketing estimula e desenvolve a troca com o cliente para entender ambas as partes. O marketing age de forma bem espontânea buscando satisfazer os envolvidos, tano ofertando como recebendo algo de valor, a fim de que haja uma troca onde todos saiam satisfeitos.

Segundo Mbokolo (2011), o sector informal da economia Moçambicana, passa a ter grande importância socioeconómica, alem de se construir como fonte de ocupação, renda e sobrevivência da maior parte da população.

Segundo Fonseca (2017) expõe que a metodologia do artigo baseado na pesquisa de campo e coleta de dados, assim como, nas informações documentais, sendo essa a primeira etapa a ser desenvolvida na pesquisa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Plano de Acção

Objectivo: Implantação de um mercado de Bembe

 

 

Tarefas

Recursos Necessários

Custo

Responsável da actividade

Data

Inicio

Término

Observações

1

Revisão literária

Computador contendo software de edição e formatação de textos, internet

 

 

20

Lara e Benevolêncio

 

 

 

12/02/2022

13/02/2022

 

2

Visita e levantamento de dados preliminares ao local onde pretende implantar o mercado

Caderneta de anotações,camera de captação de imagens, transporte

 

70

 

Lara e Benevolêncio

12/02/2022

15/02/2022

-Área do mercado;

-O número de habitantes;

Principais produtos

3

Esboçar as peças desenhadas, evidenciando as dimensões e os detalhes cruciais para a projecção rigorosa

Papel A4 para o esboço;

Lápis, lapiseira e borracha; máquina calculadora;

200

Lara e Benevolêncio

12/02/2022

20/03/2022

Software archicad e cypecad

4

Fazer a representação gráfica do projecto em um software (ARCHICAD)

Esboço do projecto,computador contendo ARCHICAD

50

Lara e Benevolêncio

21/03/2022

05/04/2022

-Uso do computador e do software archicad;

5

Elaborar uma memória descritiva e justificativa

Internet, Projecto arquitectónico, normas e regulamentos

100

Lara e Benevolêncio

21/04/2022

22/04/2022

Computador

 

6

Apresentar o projecto

Projecto impresso e computador

 

 

Lara e Benevolêncio

22/04/2022

22/04/2022

 

 

 

 

Métodos e técnicas de pesquisa

Para a realização do presente projecto foram usado dois métodos de pesquisa:

·         Pesquisa bibliográfica: buscando informações na internet em diversos sites e autores, procurando saber acerca do tema para procurar desenvolver o presente projecto, isso implica um conjunto ordenado de procedimentos d busca por soluções, atendo ao objecto de estudo.

·         Pesquisa em campo: sendo exigido maior aprofundamento sobre o tema, tivemos que explorar mais o local onde se pretende fazer a análise e implantação do mercado, tendo necessário reunir dados, procurando interagir com a população local. Para esse tipo de pesquisa é importante sabre sobre quais as informações precisa-se coletar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cronograma de actividades

Etapas

Actividades

Período de actividades

Janeiro

Fev

 Mar

Abr

Mai

Jun

Planificação

Revisão da literatura

 

 

 

 

 

 

 

Identificar o local de recolha do material para implantação do mercado

 

 

 

 

 

 

Execução

Avaliação do material necessário

 

 

 

 

 

 

Esboçar as peças desenhadas

 

 

 

 

 

 

Fazer a representação gráfica do projecto

 

 

 

 

 

 

Auto- avaliação

Avaliação do projecto

 

 

 

 

 

 

Avaliação

Apresentação do projecto

 

 

 

 

 

 

 

Inserção dos módulos

Ø  Módulos genéricos

Ø  Usar a língua inglesa com propósito sociais, pessoais e de negócios

·         Participar em interacções socais

·         Usar linguagem culturalmente apropriada

 

Ø  Resolver problemas de estatística;

·         Resolver problemas económicos simples da vida pessoal e da comunidade;

 

Ø  Resolver problemas económicos simples da vida pessoal e da comunidade

·         Efectuar cálculos com números reais

 

Ø  Interpretar textos escritos e orais de caracter utilitário e informativo

·         Contribuir no debate com intervenções oportunas e claras tendo em conta o tema, a audiência, com opiniões e ideias fundamentadas, concordando ou discordando dos restantes participantes fluentes e correctamente.

 

Ø  Módulos vocacionais

Ø  Apoiar no planeamento de recursos de uma obra

·         Explicar o projecto

·         Qualificar e estimar o custo dos materiais;

·         Participar na elaboração de um projecto de infra-estrutura municipal;

·         Participar na determinação dos elementos da infra-estrutura;

·         Fazer aprovar e produzir as plantas e memoria descritiva final;

 

Ø  Desenhar as plantas de um prédio e seus espaços circundantes

·         Planear o trabalho;

·         Preparara as postas em planta;

·         Desenhar as plantas;

·         Redigir a memória descritiva;

 

 

Ø  Participar na concepção de elementos estruturais de construções de betão

·         Determinar os esforços e os momentos presentes na obra;

·         Dimensionar os elementos da obra;

·         Determinar as características técnicas dos elementos de montagem;

 

Ø  Fazer o levantamento topográfico

·         Efectuar o reconhecimento do lugar;

·         Efectuar o levantamento topográfico;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dados recolhidos


 A área escolhida e marcada apresenta quatro lados, cada um mede 80m localiza-se a poucos metros da estrada.

Área

A=l²= 80x80=6400m²=6,4 km

Sendo uma zona rural, e com fácil obtenção de produtos provenientes das machambas, e de primeira necessidade, há uma necessidade de construção de um alpendre que possa acolhei um número significativo de vendedores, contara também com um WC feminino e masculino.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências bibliográficas

Fonseca, R.C.V. Metodologia do trabalho científico. Curitiba:IESDE,2017.

Oliveira,F.R. de etal.Horta escolar, educação ambiental e a interdisciplinaridade. Revbea, São Paulo, V.13,N° 2: 10-31, 2018.

Associação Brasileira de normas técnicas. Seleção e contratação de serviços e obras de engenharia e arquitectura de natureza privada: NBR 5670.Rio de Jneiro,1977.

Coelho, Sérgio Salles; NOVAES, Celso Carlos. Modelagem de informações para construção (BIM) e ambientes colaborativos para gestão de projectos na construção civil. Pelotas, RS: Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, 2008

Sobre o conceito de tipologia arquitetónica, In: Projecto e destino. São Paulo,2000

GRAEFF,Edgar A. Edifício. Cadernos Brasileiros de arquitectura. São Paulo: Projecto editores associados LTDA.

Pelotas séc. XIX. Cadernos de folhas de arquitectura e urbanismo. Pelotas, 1994.

 

 

 

Tema:Analisar a viabilidade técnica para a implantação de um mercado do Bairro de Bembe-Maxixe

 

Introdução

No presente trabalho iremos apresentar a viabilidade técnica para aconstrução de um mercado no Bairro de Bembe, cidade Maxixe, através de tecnologias resilientes a mudanças climaticas,com vista a resolver o problema de falta de um mercado para a compra de produtos diversosno bairro.

Segundo o dicionário de Ciências sociais,1986:742, mercados são espaços multifuncionais capazes de atrair mais que os habituais clientes, é um local de convívio. Os mercados exercem um papel extremamente importante ao suprir cidades, grandes e pequenas, ao fornecer itens de víveres para a subsistência de seus habitantes.

Objectivos

Objectivo geral

·         Analisar a viabilidade técnica da implantação de um mercado na zona de Bembe;

Objectivos específicos

·         Descrever as técnicas para a implantação de um mercado e os materiais necessários;

·         Definir os pontos fortes para a implantação do mercado;

·         Elaborar um projecto arquitetónico

 

 

 

 

 

 

Problema

·         Dificuldade no acesso de produtos diversos no Bairro;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Justificativa

O que nos motivou a escolher e estudar o tema, é sobre tudo o interesse em contribuir para o desenvolvimento das zonas rurais que produzem maior quantidade de produtos alimentícios ou de primeira necessidade mais que carece de um mercado para a venda desses produtos, servindo assim para o acolhimentos de vários vendedores diminuindo assim o índice de famílias desempregadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Problematização

Esta proposta vem como forma a criação de um mercado de renome, onde poderá facilitar também a acessibilidade de transporte de produtos e de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento económico-social e para o desenvolvimento local, facilitando a obtenção de produtos provenientes das machambas, produtos de primeira necessidade, entre outros, assim sendo surge a pergunta de partida.

·         Qual seria o impacto que advir com a implantação do mercado em Bembe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fundamentação teórica

Para a realização do presente projecto, foram necessárias bases solidas para comprovar fundamentos e teorias, não apenas em artigos científicos, mas também em projectos a serem implementados na práticas ou projectos relacionados, que necessitarão de exatidão de dados e processos objectivos.

Neste sentido, foram buscadas por nós os diferentes textos já publicados relacionados com o tema, para construir uma análise sobre a realidade vivenciada.

Segundo ARYEETEY (1995),os mercados são profundamente segmentos e transações financeiras num segmento dificilmenteafectam as transações noutras.

Segundo Marco Vitrúvio (25 a C.), desde a antiguidade, acreditava-se que a arquitectura deveria proporcionar utilidade, solidez e beleza. Escolheu-se estudar a utilidade, mais precisamente, investir como funciona um edifício de mercado.

Segundo Argan( 1984), com a intenção de sugerir uma serie tipológica possível de classificar qualquer edifício de mercado interessante, recorreu-se ao método Clark e Pause, que propõe uma técnica diagramática exclusiva para exame de ideias geratrizes, relativa a projectos de edifícios.

Segundo o livro de Geraldo Gomes da Silva (Silva, 1987), os mercados forma caracterizados, a partir de sua vedação externa, como mercados abertos e fechados. Tal caracterização corresponde a classificação proposta por LuísCloquet, em 1900, que diferenciava os mercados temporários dos permanentes também a partir do aspecto de suas empenas, abertas e fechadas, respetivamente.

Segundo Silva (2015), o profissional de marketing estimula e desenvolve a troca com o cliente para entender ambas as partes. O marketing age de forma bem espontânea buscando satisfazer os envolvidos, tano ofertando como recebendo algo de valor, a fim de que haja uma troca onde todos saiam satisfeitos.

Segundo Mbokolo (2011), o sector informal da economia Moçambicana, passa a ter grande importância socioeconómica, alem de se construir como fonte de ocupação, renda e sobrevivência da maior parte da população.

Segundo Fonseca (2017) expõe que a metodologia do artigo baseado na pesquisa de campo e coleta de dados, assim como, nas informações documentais, sendo essa a primeira etapa a ser desenvolvida na pesquisa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Plano de Acção

Objectivo: Implantação de um mercado de Bembe

 

 

Tarefas

Recursos Necessários

Custo

Responsável da actividade

Data

Inicio

Término

Observações

1

Revisão literária

Computador contendo software de edição e formatação de textos, internet

 

 

20

Lara e Benevolêncio

 

 

 

12/02/2022

13/02/2022

 

2

Visita e levantamento de dados preliminares ao local onde pretende implantar o mercado

Caderneta de anotações,camera de captação de imagens, transporte

 

70

 

Lara e Benevolêncio

12/02/2022

15/02/2022

-Área do mercado;

-O número de habitantes;

Principais produtos

3

Esboçar as peças desenhadas, evidenciando as dimensões e os detalhes cruciais para a projecção rigorosa

Papel A4 para o esboço;

Lápis, lapiseira e borracha; máquina calculadora;

200

Lara e Benevolêncio

12/02/2022

20/03/2022

Software archicad e cypecad

4

Fazer a representação gráfica do projecto em um software (ARCHICAD)

Esboço do projecto,computador contendo ARCHICAD

50

Lara e Benevolêncio

21/03/2022

05/04/2022

-Uso do computador e do software archicad;

5

Elaborar uma memória descritiva e justificativa

Internet, Projecto arquitectónico, normas e regulamentos

100

Lara e Benevolêncio

21/04/2022

22/04/2022

Computador

 

6

Apresentar o projecto

Projecto impresso e computador

 

 

Lara e Benevolêncio

22/04/2022

22/04/2022

 

 

 

 

Métodos e técnicas de pesquisa

Para a realização do presente projecto foram usado dois métodos de pesquisa:

·         Pesquisa bibliográfica: buscando informações na internet em diversos sites e autores, procurando saber acerca do tema para procurar desenvolver o presente projecto, isso implica um conjunto ordenado de procedimentos d busca por soluções, atendo ao objecto de estudo.

·         Pesquisa em campo: sendo exigido maior aprofundamento sobre o tema, tivemos que explorar mais o local onde se pretende fazer a análise e implantação do mercado, tendo necessário reunir dados, procurando interagir com a população local. Para esse tipo de pesquisa é importante sabre sobre quais as informações precisa-se coletar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cronograma de actividades

Etapas

Actividades

Período de actividades

Janeiro

Fev

 Mar

Abr

Mai

Jun

Planificação

Revisão da literatura

 

 

 

 

 

 

 

Identificar o local de recolha do material para implantação do mercado

 

 

 

 

 

 

Execução

Avaliação do material necessário

 

 

 

 

 

 

Esboçar as peças desenhadas

 

 

 

 

 

 

Fazer a representação gráfica do projecto

 

 

 

 

 

 

Auto- avaliação

Avaliação do projecto

 

 

 

 

 

 

Avaliação

Apresentação do projecto

 

 

 

 

 

 

 

Inserção dos módulos

Ø  Módulos genéricos

Ø  Usar a língua inglesa com propósito sociais, pessoais e de negócios

·         Participar em interacções socais

·         Usar linguagem culturalmente apropriada

 

Ø  Resolver problemas de estatística;

·         Resolver problemas económicos simples da vida pessoal e da comunidade;

 

Ø  Resolver problemas económicos simples da vida pessoal e da comunidade

·         Efectuar cálculos com números reais

 

Ø  Interpretar textos escritos e orais de caracter utilitário e informativo

·         Contribuir no debate com intervenções oportunas e claras tendo em conta o tema, a audiência, com opiniões e ideias fundamentadas, concordando ou discordando dos restantes participantes fluentes e correctamente.

 

Ø  Módulos vocacionais

Ø  Apoiar no planeamento de recursos de uma obra

·         Explicar o projecto

·         Qualificar e estimar o custo dos materiais;

·         Participar na elaboração de um projecto de infra-estrutura municipal;

·         Participar na determinação dos elementos da infra-estrutura;

·         Fazer aprovar e produzir as plantas e memoria descritiva final;

 

Ø  Desenhar as plantas de um prédio e seus espaços circundantes

·         Planear o trabalho;

·         Preparara as postas em planta;

·         Desenhar as plantas;

·         Redigir a memória descritiva;

 

 

Ø  Participar na concepção de elementos estruturais de construções de betão

·         Determinar os esforços e os momentos presentes na obra;

·         Dimensionar os elementos da obra;

·         Determinar as características técnicas dos elementos de montagem;

 

Ø  Fazer o levantamento topográfico

·         Efectuar o reconhecimento do lugar;

·         Efectuar o levantamento topográfico;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dados recolhidos


 A área escolhida e marcada apresenta quatro lados, cada um mede 80m localiza-se a poucos metros da estrada.

Área

A=l²= 80x80=6400m²=6,4 km

Sendo uma zona rural, e com fácil obtenção de produtos provenientes das machambas, e de primeira necessidade, há uma necessidade de construção de um alpendre que possa acolhei um número significativo de vendedores, contara também com um WC feminino e masculino.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências bibliográficas

Fonseca, R.C.V. Metodologia do trabalho científico. Curitiba:IESDE,2017.

Oliveira,F.R. de etal.Horta escolar, educação ambiental e a interdisciplinaridade. Revbea, São Paulo, V.13,N° 2: 10-31, 2018.

Associação Brasileira de normas técnicas. Seleção e contratação de serviços e obras de engenharia e arquitectura de natureza privada: NBR 5670.Rio de Jneiro,1977.

Coelho, Sérgio Salles; NOVAES, Celso Carlos. Modelagem de informações para construção (BIM) e ambientes colaborativos para gestão de projectos na construção civil. Pelotas, RS: Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, 2008

Sobre o conceito de tipologia arquitetónica, In: Projecto e destino. São Paulo,2000

GRAEFF,Edgar A. Edifício. Cadernos Brasileiros de arquitectura. São Paulo: Projecto editores associados LTDA.

Pelotas séc. XIX. Cadernos de folhas de arquitectura e urbanismo. Pelotas, 1994.

 

 

0 comentários:

Enviar um comentário

PESQUISAS RELACIONADAS