Indice
3.1.1. Princípios
de ética nos negócios
3.2. Funções
Básicas do Código de Conduta Ética
3.2.1. Função
de Legitimação Moral
3.3. Objetivos
do Códigos de Conduta Ética
3.4. Importância
da ética nos negócios no local de trabalho
3.5. Impacto
negativo da falta da ética nos negócios
Para que uma aprendizagem da conduta ética nos
negócios se torne relevante é preciso queela esteja permeada de valores.A
palavra ética vem do grego – ethos e, nesse idioma, significa caráter, modo de
ser. Éticaestá ligada às diferentes formas como os indivíduos reagem ou
respondem aotradicionalmente estabelecido, depois de julgar as idéias de acordo
com seus valoresindividuais sobre o bem e o mal. A ética refere-se somente às
ações humanas, pois os outrosseres viventes agem de acordo com os instintos
Ética nos negócios é um conjunto de princípios que
determinam o que é certo, errado, mas também o que é apropriado no
ambiente de trabalho. O trabalho tem como tem como objectivo geral
analisar a importância no âmbito dos negócios, e de forma específica
caracterizar árias actuações da ética no mesmo âmbito, explicar até que ponto a
ética que é favorável aos negócios.
A palavra ética tem origem no termo grego éthos, que significa carácter ou modo de
ser e torna-se visível no comportamento com o próximo, pois tem como fim
orientar a relação com o outro, a decisão pelo caminho correto, ao ponto de
cuidar pelo bem do Homem, porque daí resulta um bem maior e completo (Ricou,
2011). É um ramo de estudo da filosofia responsável por investigar e esclarecer
a conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal, dos actos correctos e
incorrectos, justos e injustos do ser humano em relação à sociedade, expondo,
através de um conjunto de regras e princípios, como é que este deve
comportar-se na sociedade, de modo a promover o bem-estar social, uma vez que
não se é ético sozinho (Carapeto & Fonseca, 2012).Segundo Lima Vaz (s.d.,
cit. por Ferreira, s.d.), o indivíduo só consegue viver bem e em sociedade se
praticar o bem, através de hábitos assentes em valores e princípios, princípios
esses obtidos através da razão
Nash (1993) diz ainda que "Ética dos negócios é
o estudo da forma pela qual normas moraispessoais se aplicam às actividades e
aos objectivos da empresa comercial. A
ética nosnegócios reflecte os hábitos e as escolhas que os administradores
fazem no que diz respeito àssuas próprias actividades e às do restante da
organização.
O objectivo da ética nos negócios é garantir uma
atitude moral consistente dentro da empresa, desde a gerência no nível
executivo até as novas contratações, além disso, a ética nos
negócios garante que todos sejam respeitados e tratados com justiça e
honestidade.
2.1.1.
Princípios
de ética nos negócios
Confiança: confiança direccionada aos clientes,
supervisores, bem como outros funcionários. Isso significa executar uma tarefa
à qual você foi designado ou concordou em concluir, praticando assim, discrição
nas informações da empresa e sendo pontual nas reuniões e outros eventos de
trabalho;
Honestidade: esse
princípio inclui dizer a verdade, ser transparente e além disso, apropriar-se
de suas palavras, trabalho e acções. Se você faz parte de um projecto de equipa,
então, certifique-se de que todos os membros da sua equipe recebam crédito por
seu trabalho. Se você cometer um erro, aceite-o o mais rápido possível e faça o
possível para corrigir as coisas;
Integridade: tanto
a confiabilidade quanto a honestidade são fatores de integridade, por
isso, se você é uma pessoa íntegra, sempre tenta fazer a coisa certa em
qualquer situação, mesmo quando isso não lhe é vantajoso. Você coloca o bem de
sua equipe e da empresa como um todo acima de seus próprios desejos;
Lealdade: esse
princípio envolve a promoção de uma imagem positiva de seu empregador, bem como
organização, especialmente para clientes, colegas de trabalho, familiares e
amigos fora da empresa e nas mídias sociais;
Respeito: Sua conduta deve refletir tanto
respeito por você quanto por seus colegas de trabalho, desse modo, respeito a
si mesmo se reflete na maneira como você se apresenta e se comunica. Você
mostra respeito pelas opiniões individuais dos membros da equipe, mesmo que
sejam diferentes das suas. Você pensa antes de falar, dando tempo para reunir
seus pensamentos para que você possa argumentar de maneira a manter a
reverência pelos outros.
2.2.Funções Básicas do Código de
Conduta Ética
Alves (2005, p.29)
ressalta que o código de conduta pode ser interpretado ctualmente como um meio
das empresas manterem os padrões de conduta julgados necessários à continuidade
de sua boa reputação junto à sociedade, sendo estabelecidos padrões normativos,
que possam ser levados em conta quando do processo de tomada de decisões
éticas de seus funcionários, seja como guia de conduta, como de coerção.
O código de ética
possui três funções básicas:
2.2.1. Função de
Legitimação Moral
Os direitos e as
responsabilidades da empresa para com os stakeholders, expressos no Código de
Ética, oferecem os termos com base nos quais os principais interessados podem
reconhecer que as suas legítimas expectativas serão tratadas equitativamente.
O critério de
equilíbrio das expectativas torna-se a base para um acordo e uma cooperação
mutuamente vantajosa;
O Código de Ética,
através da enunciação de princípios gerais e de regras de comportamento
preventivo, permite reconhecer os comportamentos não éticos (oportunistas) e
esclarecer o exercício apropriado (não abusivo) da autoridade, da
arbitrariedade, da delegação e da autonomia decisória de cada participante da
empresa;
Gera incentivos à
observância dos princípios e dos valores corporativos e também das normas de
conduta nele contidas, pois da sua observância depende a formação da reputação
da empresa e o estabelecimento de relações de confiança reciprocamente
vantajosas entre a empresa e os seus stakeholders.
2.3.Objetivos do Códigos de Conduta
Ética
O código de conduta
ética nas empresa tem como objetivos principais:
Fornecer diretrizes
para que as pessoas se sintam seguras para adotarem formas éticas de se
conduzir;
Aumentar a integração
entre os funcionários da empresa;
Propiciar condições
para boa qualidade da produção, alto rendimento, ampliação dos negócios e maior
lucro;
Proteger interesses dos
profissionais que contribuem para a organização;
Facilitar o
desenvolvimento da competitividade saudável entre concorrentes;
Consolidar a lealdade e
a fidelidade do cliente;
Atrair clientes,
fornecedores, colaboradores e parceiros que se conduzem dentro de elevados
padrões éticos;
Agregar valor e
fortalecer a imagem da empresa.
2.4.Importância da ética nos negócios
no local de trabalho
As empresas ditas como éticas são aquelas cuja conduta
é valorizada pela sociedade e nas quais as políticas reconhecem-se sintonizadas
com a moral vigente. (ALMEIDA)
A conduta ética nos negócios oferece
benefícios para proprietários e consumidores de empresas, sendo:Garantir
operações legais: um código de ética aplica um conjunto de regulamentos, bem
como regras com a intenção de manter a empresa operando dentro dos parâmetros
da lei, que protege os líderes, funcionários e clientes da empresa. Algumas
áreas legais incluem regulamentos ambientais, regulamentos financeiros e
igualdade de emprego;
O código de ética é aquele que a empresa segue no
desempenho de sua actividade quotidiana e toma decisões que envolvem ou não
dilemas éticos, na gestão de seus funcionários e na responsabilidade com a
sociedade em geral.
Construindo confiança entre empresas e consumidores:
ética nos negócios ajuda a construir relacionamentos positivos e além disso,
confiáveis entre empresas e consumidores. Quando as empresas demonstram
comportamento ético de maneira consistente, então, os consumidores se sentem
mais confortáveis escolhendo essa empresa em detrimento de outras;
Apelando aos acionistas: os negócios éticos também
podem receber mais apoio financeiro dos acionistas, porque os investidores
provavelmente querem trabalhar com empresas moralmente sólidas e cumprindo
legalmente;
Atrair talentos de alto desempenho: as empresas que
demonstram compaixão podem atrair mais talentos, porque os candidatos procuram
empresas que acham que irão apreciar e valorizar suas contribuições à empresa e
agir de acordo com o melhor interesse de seus funcionários. Isso pode melhorar
o trabalho produzido, trazendo candidatos mais comprometidos e reduzindo a
rotação dos funcionários.
2.5.Impacto negativo da falta da ética
nos negócios
As organizações que desrespeitam seus consumidores,
fazem propagandas enganosas ou ofertas falsas — principalmente, com o intuito
de ganhar dinheiro mais rapidamente — são condenadas ao fracasso.
O sucesso dessas costuma ser passageiro e, da mesma
forma que ela cresceu, ela encolhe até desaparecer.
A falta de ética nos negócios pode dificultar a
condução de negócios com fornecedores e clientes em potência
Conceito de ética empresarial refere-se, entre
outros elementos, às directrizes que uma empresa adopta ao interagir com
clientes, funcionários e demais organizações. É um esforço consciente para
tratar todas as pessoas (físicas e jurídicas) com respeito e estabelecer um
ambiente de trabalho positivo.
Os efeitos das práticas éticas nos negócios podem beneficiar
financeiramente uma empresa, auxiliando-a a obter o que precisa para crescer.Em
outras palavras, a ética está relacionada aos princípios e valores que um
indivíduo usa para fundamentar suas actividades e decisões. Em uma organização,
um código de ética é um conjunto de princípios que a orienta em seus
programas, políticas e decisões
de negócios.A filosofia ética que uma organização constrói
para realizar negócios pode afectar sua reputação, produtividade e, também,
seus resultados financeiros.
Almeida, F.J.R. (2007). Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de
análise dos fatores culturais e contextuais. Rev. adm. contemp.,
Curitiba
Alves, F. J. (2005). Adesão do contabilista ao código de ética da sua profissão: um estudo
empírico sobre percepções (tese de doutoramento em ciências contábeis). São
Paulo.
Carapeto, C.& Fonseca, F. (2012). Ética e Deontologia: Manual de Formação.
NASH, L. L. (1993). Ética nas empresas: boas intenções à parte, São Paulo, Makron
Books,
Ricou, M. (2001). A ética e a deontologia no exercício da psicologia.(Tese de
doutoramento em Psicologia Clinica)
Indice
3.1.1. Princípios
de ética nos negócios
3.2. Funções
Básicas do Código de Conduta Ética
3.2.1. Função
de Legitimação Moral
3.3. Objetivos
do Códigos de Conduta Ética
3.4. Importância
da ética nos negócios no local de trabalho
3.5. Impacto
negativo da falta da ética nos negócios
Para que uma aprendizagem da conduta ética nos
negócios se torne relevante é preciso queela esteja permeada de valores.A
palavra ética vem do grego – ethos e, nesse idioma, significa caráter, modo de
ser. Éticaestá ligada às diferentes formas como os indivíduos reagem ou
respondem aotradicionalmente estabelecido, depois de julgar as idéias de acordo
com seus valoresindividuais sobre o bem e o mal. A ética refere-se somente às
ações humanas, pois os outrosseres viventes agem de acordo com os instintos
Ética nos negócios é um conjunto de princípios que
determinam o que é certo, errado, mas também o que é apropriado no
ambiente de trabalho. O trabalho tem como tem como objectivo geral
analisar a importância no âmbito dos negócios, e de forma específica
caracterizar árias actuações da ética no mesmo âmbito, explicar até que ponto a
ética que é favorável aos negócios.
A palavra ética tem origem no termo grego éthos, que significa carácter ou modo de
ser e torna-se visível no comportamento com o próximo, pois tem como fim
orientar a relação com o outro, a decisão pelo caminho correto, ao ponto de
cuidar pelo bem do Homem, porque daí resulta um bem maior e completo (Ricou,
2011). É um ramo de estudo da filosofia responsável por investigar e esclarecer
a conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal, dos actos correctos e
incorrectos, justos e injustos do ser humano em relação à sociedade, expondo,
através de um conjunto de regras e princípios, como é que este deve
comportar-se na sociedade, de modo a promover o bem-estar social, uma vez que
não se é ético sozinho (Carapeto & Fonseca, 2012).Segundo Lima Vaz (s.d.,
cit. por Ferreira, s.d.), o indivíduo só consegue viver bem e em sociedade se
praticar o bem, através de hábitos assentes em valores e princípios, princípios
esses obtidos através da razão
Nash (1993) diz ainda que "Ética dos negócios é
o estudo da forma pela qual normas moraispessoais se aplicam às actividades e
aos objectivos da empresa comercial. A
ética nosnegócios reflecte os hábitos e as escolhas que os administradores
fazem no que diz respeito àssuas próprias actividades e às do restante da
organização.
O objectivo da ética nos negócios é garantir uma
atitude moral consistente dentro da empresa, desde a gerência no nível
executivo até as novas contratações, além disso, a ética nos
negócios garante que todos sejam respeitados e tratados com justiça e
honestidade.
2.1.1.
Princípios
de ética nos negócios
Confiança: confiança direccionada aos clientes,
supervisores, bem como outros funcionários. Isso significa executar uma tarefa
à qual você foi designado ou concordou em concluir, praticando assim, discrição
nas informações da empresa e sendo pontual nas reuniões e outros eventos de
trabalho;
Honestidade: esse
princípio inclui dizer a verdade, ser transparente e além disso, apropriar-se
de suas palavras, trabalho e acções. Se você faz parte de um projecto de equipa,
então, certifique-se de que todos os membros da sua equipe recebam crédito por
seu trabalho. Se você cometer um erro, aceite-o o mais rápido possível e faça o
possível para corrigir as coisas;
Integridade: tanto
a confiabilidade quanto a honestidade são fatores de integridade, por
isso, se você é uma pessoa íntegra, sempre tenta fazer a coisa certa em
qualquer situação, mesmo quando isso não lhe é vantajoso. Você coloca o bem de
sua equipe e da empresa como um todo acima de seus próprios desejos;
Lealdade: esse
princípio envolve a promoção de uma imagem positiva de seu empregador, bem como
organização, especialmente para clientes, colegas de trabalho, familiares e
amigos fora da empresa e nas mídias sociais;
Respeito: Sua conduta deve refletir tanto
respeito por você quanto por seus colegas de trabalho, desse modo, respeito a
si mesmo se reflete na maneira como você se apresenta e se comunica. Você
mostra respeito pelas opiniões individuais dos membros da equipe, mesmo que
sejam diferentes das suas. Você pensa antes de falar, dando tempo para reunir
seus pensamentos para que você possa argumentar de maneira a manter a
reverência pelos outros.
2.2.Funções Básicas do Código de
Conduta Ética
Alves (2005, p.29)
ressalta que o código de conduta pode ser interpretado ctualmente como um meio
das empresas manterem os padrões de conduta julgados necessários à continuidade
de sua boa reputação junto à sociedade, sendo estabelecidos padrões normativos,
que possam ser levados em conta quando do processo de tomada de decisões
éticas de seus funcionários, seja como guia de conduta, como de coerção.
O código de ética
possui três funções básicas:
2.2.1. Função de
Legitimação Moral
Os direitos e as
responsabilidades da empresa para com os stakeholders, expressos no Código de
Ética, oferecem os termos com base nos quais os principais interessados podem
reconhecer que as suas legítimas expectativas serão tratadas equitativamente.
O critério de
equilíbrio das expectativas torna-se a base para um acordo e uma cooperação
mutuamente vantajosa;
O Código de Ética,
através da enunciação de princípios gerais e de regras de comportamento
preventivo, permite reconhecer os comportamentos não éticos (oportunistas) e
esclarecer o exercício apropriado (não abusivo) da autoridade, da
arbitrariedade, da delegação e da autonomia decisória de cada participante da
empresa;
Gera incentivos à
observância dos princípios e dos valores corporativos e também das normas de
conduta nele contidas, pois da sua observância depende a formação da reputação
da empresa e o estabelecimento de relações de confiança reciprocamente
vantajosas entre a empresa e os seus stakeholders.
2.3.Objetivos do Códigos de Conduta
Ética
O código de conduta
ética nas empresa tem como objetivos principais:
Fornecer diretrizes
para que as pessoas se sintam seguras para adotarem formas éticas de se
conduzir;
Aumentar a integração
entre os funcionários da empresa;
Propiciar condições
para boa qualidade da produção, alto rendimento, ampliação dos negócios e maior
lucro;
Proteger interesses dos
profissionais que contribuem para a organização;
Facilitar o
desenvolvimento da competitividade saudável entre concorrentes;
Consolidar a lealdade e
a fidelidade do cliente;
Atrair clientes,
fornecedores, colaboradores e parceiros que se conduzem dentro de elevados
padrões éticos;
Agregar valor e
fortalecer a imagem da empresa.
2.4.Importância da ética nos negócios
no local de trabalho
As empresas ditas como éticas são aquelas cuja conduta
é valorizada pela sociedade e nas quais as políticas reconhecem-se sintonizadas
com a moral vigente. (ALMEIDA)
A conduta ética nos negócios oferece
benefícios para proprietários e consumidores de empresas, sendo:Garantir
operações legais: um código de ética aplica um conjunto de regulamentos, bem
como regras com a intenção de manter a empresa operando dentro dos parâmetros
da lei, que protege os líderes, funcionários e clientes da empresa. Algumas
áreas legais incluem regulamentos ambientais, regulamentos financeiros e
igualdade de emprego;
O código de ética é aquele que a empresa segue no
desempenho de sua actividade quotidiana e toma decisões que envolvem ou não
dilemas éticos, na gestão de seus funcionários e na responsabilidade com a
sociedade em geral.
Construindo confiança entre empresas e consumidores:
ética nos negócios ajuda a construir relacionamentos positivos e além disso,
confiáveis entre empresas e consumidores. Quando as empresas demonstram
comportamento ético de maneira consistente, então, os consumidores se sentem
mais confortáveis escolhendo essa empresa em detrimento de outras;
Apelando aos acionistas: os negócios éticos também
podem receber mais apoio financeiro dos acionistas, porque os investidores
provavelmente querem trabalhar com empresas moralmente sólidas e cumprindo
legalmente;
Atrair talentos de alto desempenho: as empresas que
demonstram compaixão podem atrair mais talentos, porque os candidatos procuram
empresas que acham que irão apreciar e valorizar suas contribuições à empresa e
agir de acordo com o melhor interesse de seus funcionários. Isso pode melhorar
o trabalho produzido, trazendo candidatos mais comprometidos e reduzindo a
rotação dos funcionários.
2.5.Impacto negativo da falta da ética
nos negócios
As organizações que desrespeitam seus consumidores,
fazem propagandas enganosas ou ofertas falsas — principalmente, com o intuito
de ganhar dinheiro mais rapidamente — são condenadas ao fracasso.
O sucesso dessas costuma ser passageiro e, da mesma
forma que ela cresceu, ela encolhe até desaparecer.
A falta de ética nos negócios pode dificultar a
condução de negócios com fornecedores e clientes em potência
Conceito de ética empresarial refere-se, entre
outros elementos, às directrizes que uma empresa adopta ao interagir com
clientes, funcionários e demais organizações. É um esforço consciente para
tratar todas as pessoas (físicas e jurídicas) com respeito e estabelecer um
ambiente de trabalho positivo.
Os efeitos das práticas éticas nos negócios podem beneficiar
financeiramente uma empresa, auxiliando-a a obter o que precisa para crescer.Em
outras palavras, a ética está relacionada aos princípios e valores que um
indivíduo usa para fundamentar suas actividades e decisões. Em uma organização,
um código de ética é um conjunto de princípios que a orienta em seus
programas, políticas e decisões
de negócios.A filosofia ética que uma organização constrói
para realizar negócios pode afectar sua reputação, produtividade e, também,
seus resultados financeiros.
Almeida, F.J.R. (2007). Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de
análise dos fatores culturais e contextuais. Rev. adm. contemp.,
Curitiba
Alves, F. J. (2005). Adesão do contabilista ao código de ética da sua profissão: um estudo
empírico sobre percepções (tese de doutoramento em ciências contábeis). São
Paulo.
Carapeto, C.& Fonseca, F. (2012). Ética e Deontologia: Manual de Formação.
NASH, L. L. (1993). Ética nas empresas: boas intenções à parte, São Paulo, Makron
Books,
Ricou, M. (2001). A ética e a deontologia no exercício da psicologia.(Tese de
doutoramento em Psicologia Clinica)
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