1.
Introdução
O
presente trabalho e fruto de uma observação feita na Escola Primaria de 1 grau
1 de Junho – Maxixe ao aluno arcenio Rodrigues Pendulo de dez anos de idade,
frequentando a 4 classe turma b cujo seu professor responde pelo nome de
Raquelina Aliceel com formação Psico –
Pedagogia da 10 + 2 anos de experiencia profissional na careira.
2.
Objectivo geral.
O
trabalho centra –se fundamentalmente na observação e documentação da criança no
desenvolvimento Psico – motor do aluno e obtenção de dados sólidos.
1.3
Objectivos específicos
Identificar a criança com problemas de atraso
no desenvolvimento Psicomotor no processo de aprendizagem
Seleccionar
factores que intervêm no desenvolvimento Psico – motor do aluno período da
segunda infância.
Colher
ideias de mais professores para lidar – se com a situação.
1.4
Metodologia de trabalho
Para
a atenção de dados, centrei – me na observação de aulas de português, Matemática
e Educação Física como forma de confirmar o desenvolvimento Psico – Pedagógico
em diferentes ambientes de disciplinas. O trabalho insidiu muito na avaliação
da assiduidade, rapidez na escrita e realização de outras actividades
pedagógicas.
Conceitos
básicos
Observação
e uma técnica de colecta de dados para conseguir informações utilizando os
sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas
em ver e ouvir, mas também em examinar factos ou fenómenos que se desejam
estudar (marcon & lakatos; 2002: 88) na minha percepção trata-se de uma
observação pormenorizada com fim de colher informações para um determinado
estudo. Neste sentido, para o presente estudo foi feita a observação ao aluno Arsénio
da 4ª classe, turma B, que consistiu no acompanhamento do mesmo durante as
aulas português, matemática e Educação Física, a fim de colher informações
relevantes sobre o desenvolvimento psicomotor.
Documentação
processo de armazenamento de informações após uma observação.
A
documentação processo de armazenamento das informações recolhidas durante a
observação feita no campo de pesquisa.
Desenvolvimento
mudanças quantitativas e qualitativa que ocorrem no funcionamento do organismo
(MWAMWENDA; 2014; 136). Nesse sentido, ao falarmos do desenvolvimento estamos a
ferir as mudanças quantitativas e qualitativas que ocorrem na criança ao longo
do tempo.
Ensino
e gravar ideias na cabeça do aluno (PILET, 2014: 28). Por mim, e um meio que se
usa para assimilação da matéria.
Habilidades
motora designa –se ao saber fazer.
Plano
de aula é a a previsão mais objectiva possível de actividades escolares para a efectivação
do processo de ensino e aprendizagem orientada para o alcance dos objectivos
previstos (NÉRICI; 1988; 237) analisando concluo que plano da aula é um
documento que orienta o professor de modo evitar improvisos, permitir uma bos
fozificacao do tempo e maior alcance dos objectivo.
De
acordo com a LIBANEO (1990: 156) métodos de ensino são acções do professor
através das quais organiza as actividades de ensino para facilitar a assimilação
dos conteúdos.
Segunda
infância período de vida do individuo que parte dos seis aos dez anos de idade
(MWAMWENDA; 2014) e preciso considerar a infância como uma condição da criança.
A infância e um período definido
biologicamente, é uma categoria que surge ao longo das transformações da
sociedade e se torne uma referência histórica e social, COSTUMES (2014:49)
Descrição
da turma e pré-historia
Arsenio
Rodrigues Pendulo, nasceu aos 29 de Outubro de 2014 e filho de pais camponeses
frequenta a escola Primaria do 1º Grau 1 de Junho – Maxixe, entrou para a
escola no ano de 2011, recebe aulas numa sala construída por material local que
não apresenta um ambiente favorável pois o tecto esta desfeito no meio, paredes
praticamente destruídas, quadro não pintado, sala pequena e sem carteiras.
Apesar de tudo isso o espaço da sala é suficiente para a circulação dos alunos,
sendo que a mesma turma tem 20 homens e 23 mulheres totalizando 43 estudantes.
O menino já chumbou uma vez na 2ª classe, tem
alguma deficiência auditiva.
Sendo ZABALZA (1987) nos primeiros anos de
escolaridade; as crianças deviam ser ensinadas pelas mulheres pois tem um lado
materno inato, sabem ajudar as crianças a desenvolver, conviver com as outras, incentivar
a fala de si e ajudar a serem dinâmicas. Sessa ordem de ideias, o Arcenio e
ensinado pela professora Joquelina Alice.
Para MARDNS (1998: 49) os professores terão
de ser seleccionados dentre os mais capazes candidatos e não dentre os que
caíram numa formação para docência por curso.
Nelton
revelou uma boa assiduidade e pontualidade chegando antes do incio da aula e
participou do canto do Hino Nacional. Quando a professora chegou todos os
meninos saudaram – na em p e seguidamente ela fez fez o controlo das presenças,
chegada a vez o menino, respondeu levantando o braço com a intencao de que a
professora lhe localizasse facilmente. Durant6e a correcção do TPC o menino
voluntariozou –se para escrever no quadrado as sílabas (da, do, de, di, du). O pequeno
teve dificuldades de escrever tendo escrito (ab; uq) o que levou que um colega
fosse lhe ajudar.
A professora levou as crianças para que
relacionassem o que já aprenderam com o tema em estudo que versava sobre a "leitura
e escrita da letra (v) \, pediu aos alunos paran que indicassem a vista. Nesta
tarefa, Nelton mostrou – se mais uma vez incapaz pois para ele Português é a
língua segunda, quer diser ele em casa comunica – se em xitwa, porém a
professora não foi atenciosa porque não descobriu que o menino não identificava
a sua vista.
Na leccionacao, a professora usa material
didáctica para facilitar para facilitar a medicação da aula (sopa de letra)
dado que as criancasd nesta classe no estagio das peracoes concretas de Piaget
(NERICE, 1988 : 45), mesmo com tudo isto as crianças ainda apresentam
dificuldades na caracterizacao trocando a posicao das letras, algumas crianças
em particuloar o Nelson não foi capaz de circundar a letra "v"
escrita a imprensa porque ainda mostra uma imaturacao na distincao de cursiva e
imprensa.
Chegado o momento da escrita da letra (v) a
professora condicionou o desemvolvimento psico – motor estimulando o aluno a
escrever com rapidez no ar, no chão, no caderno. A partir desses exercícios,
Nelton assimilou com facilidade a escrita da letra passando desta forma a
ajudar os colegas com dificuldades.
Segundo Nértc (1988, 41) assimilação é o
processo de incorporacao da maneira de actuar sobre novos esquemas de accao já
existentes no individuo.
A professora privilegia o método de
colaboracao conjunto na lecionacao e usar esforço secundário para encorajar o
aluno.
Segundo o SPRINTHALL (1993 : 260) reforço
secundário são que encorajam a
arepiticao de um comportamento particular, exemplo alegios, sorisos ou atencao
em tempos livres.
Observação das aulas de matemática
As aulas tinham como tema a escrita do numero 10 adição e subtracção do
limite 20, para escrita do numero q0 a professora orientou a leitura dos
números de 1º a dez segundo de uma exercitação para depois do numero 10 que consistiu na escrita
primeiro no ar, chão, caderno e finalmente no livro. É através desse esforço da
professora que Nelton ganhou gabilidade da rdcrita do numero 10 ate que acabou
orientando os colegas que ainda não sabiam.
11
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Dos números que as crianças mostraram dificuldades
Segundo NÉRICE (1988 : 168) a repeticao, os exércitos ea pratica são
fundamentais para bom processo da fixao da aprendizagem.
No fim de uma aula, sempre orienta-se que o professor deve orientar uma
síntese da aula orientada pelos alunos em cooperação com o professor.
Nelton mostrou estas dificuldades porque
em casa na tem tido apoio dos seus pais não são escolarizados por isso não tem
tido apoio em relação as dificuldades não sanadas na sala de aula.
Apesar das dificuldades acima apresentadas o Nelton apresenta uma
capacidade cognitiva melhor assim como psico – motor apenas precisa que a
professora use metodologias adequadas para despertar o conhecimento dele.
Tendo em cota o método montessoriano, a professora deve ensinar
respeitando a faixa etária da criança tomando em conta que a educacao e uma
conquista da criança e bem orientada ela tem capacidade de ensinar a nos mesmo
se lhe for dade as condições na visão de
pieget a escola partir do seu plano de
estudo deve possibilitar um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período
sensor – motor ate ao ultimo estagio.
Observação
da aula de educacao física
A aula observada tinha como teor lançar e encachar objectos o aluno em
estudo mostrou-se muito motivado pelo jogo apresentado pela professora.
Segundo referencial nacional (1998) a criança presisa brincar, ter
praser e alegria para crescer como forma de equilíbrio entre ela eo mundo
fasendo com que ela desenvolva a construcao do conhecimento no período
sensor-motor, preoperatorio agindo sobre os objectivos desde pequena.
Os objectivos desempenham um papel
fundamental no densovolvimento psico-motor e no processo de aprendizagem, do
domínio social da criança através dos jogos é posiel tambéem exercitar
processos mentais e das habilidades
Ponto
focal
Durante a obsderrvacao realizada encarei
alguns aspectos como
Aspectos
positivos
- Domínio científico da matéria por parte
da professora
- Participação activa do menino Nelton
durante o processo de ensino e aprendizagem.
- Uso de métodos que facilitam o
desenvolvimento psico – motor do aluno
- Uso de material didáctico
correspondente a aula.
- Liberdade por parte dos alunos.
- Actividades em grupo.
- Orientação do TPC
Aspectos
negativos
- Alteração do horário da pratica de educação
física dentro do horário normal da classe.
- a falta de estimulação dos alunos
chamando-os pelos seus próprios nomes (menino) ao invés de Nelton
- Superlotação dos alunos na escola
durante muito tempo.
- Precárias condições que a sala
apresenta.
- Fraca participação dos alunos nos
últimos tempos.
- Falta de colocação das datas na
correcção dos livros e cadernetas para facilitar o controle da chegada das
crianças por parte dos pais.
- Dificuldades na transformação de uma
palavra escrita a impressa para cursiva.
Conclusão
Para a observação
e documentação do processo psico – motor do Nelton Leonardo Maloche realizou-se
em simultâneo a análise da cognição e da acção uma vez a cognição baseia-se no
acto de eecucao enquanto a acção consiste em saber executar com menor ou maior
influencia e perfeição. Para alcançar o desenvolvimento psico – motor
precisa-se observar o conhecimento da acção durante o processo de ensino
aprendizagem do aluno e a destreza na sua execução física conclui que Manuel desenvolveu
no seu processo psico-motor, tendo ganho durante as aulas automatização, hábitos,
hatitudes e valores que se desenvolvem através do treino que a professora fez
no processo da leccionação tendo conhecido maior possibilidade psico motora.
Sugestões
No que diz respeito a construção da sala
sugiro que a escola com ajuda do conselho deveria estudar modalidades para o
melhoramento da sala de aulas, pintura do quadro.
Quanto ao desempenho psico – motor do
Manuel a professora deveria colaborar muito mais com os pais para melhorar
conhecerem o ambiente que favorece uma melhor aprendizagem para o desenvolvimento
das atitudes, desejos e capacidades. Nas classes iniciais deveria - se estudar
junto do ministério a possibilidade de redução de tempo de permanência dos
alunos na medida em que eles ainda não têm motivação intrínseca para
aprendizagem.
Do lado da professora deve compreender
que na aprendizagem de temas mais complexos deve haver mais tempo de conveniência
com o mesmo e exercícios adequados.
Bibliografia
LIBANEO José Carlos. Didáctica. CORTEZ Editora, Pão Paulo, 1990.
MWAMWENDA, Tunturfye S. Psicologia
Educacional: Uma prespectiva africana. Textos Editorais, Maputo, 2014.
NERICE, Imideo G. didáctica uma
Introducao. 2ª Edicao, Editora Atlas, são Paulo, 1988
PILETTI Claudino. Didáctica geral. 3ª
Edicao, Textos Editoras, São Paulo, 2004
SPRINTHALL, Norma A. R. psicologia
educacional: uma abordfagem desenvolvimentista, Editora Megraw-Hill, Lisboa,
1993.
TAVARES e Alarcao Psicologia do
desemvolvimento e aprendizagem. 1ª Edicao represessao, Coimbra Alemadina, 2005
1.
Introdução
O
presente trabalho e fruto de uma observação feita na Escola Primaria de 1 grau
1 de Junho – Maxixe ao aluno arcenio Rodrigues Pendulo de dez anos de idade,
frequentando a 4 classe turma b cujo seu professor responde pelo nome de
Raquelina Aliceel com formação Psico –
Pedagogia da 10 + 2 anos de experiencia profissional na careira.
2.
Objectivo geral.
O
trabalho centra –se fundamentalmente na observação e documentação da criança no
desenvolvimento Psico – motor do aluno e obtenção de dados sólidos.
1.3
Objectivos específicos
Identificar a criança com problemas de atraso
no desenvolvimento Psicomotor no processo de aprendizagem
Seleccionar
factores que intervêm no desenvolvimento Psico – motor do aluno período da
segunda infância.
Colher
ideias de mais professores para lidar – se com a situação.
1.4
Metodologia de trabalho
Para
a atenção de dados, centrei – me na observação de aulas de português, Matemática
e Educação Física como forma de confirmar o desenvolvimento Psico – Pedagógico
em diferentes ambientes de disciplinas. O trabalho insidiu muito na avaliação
da assiduidade, rapidez na escrita e realização de outras actividades
pedagógicas.
Conceitos
básicos
Observação
e uma técnica de colecta de dados para conseguir informações utilizando os
sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas
em ver e ouvir, mas também em examinar factos ou fenómenos que se desejam
estudar (marcon & lakatos; 2002: 88) na minha percepção trata-se de uma
observação pormenorizada com fim de colher informações para um determinado
estudo. Neste sentido, para o presente estudo foi feita a observação ao aluno Arsénio
da 4ª classe, turma B, que consistiu no acompanhamento do mesmo durante as
aulas português, matemática e Educação Física, a fim de colher informações
relevantes sobre o desenvolvimento psicomotor.
Documentação
processo de armazenamento de informações após uma observação.
A
documentação processo de armazenamento das informações recolhidas durante a
observação feita no campo de pesquisa.
Desenvolvimento
mudanças quantitativas e qualitativa que ocorrem no funcionamento do organismo
(MWAMWENDA; 2014; 136). Nesse sentido, ao falarmos do desenvolvimento estamos a
ferir as mudanças quantitativas e qualitativas que ocorrem na criança ao longo
do tempo.
Ensino
e gravar ideias na cabeça do aluno (PILET, 2014: 28). Por mim, e um meio que se
usa para assimilação da matéria.
Habilidades
motora designa –se ao saber fazer.
Plano
de aula é a a previsão mais objectiva possível de actividades escolares para a efectivação
do processo de ensino e aprendizagem orientada para o alcance dos objectivos
previstos (NÉRICI; 1988; 237) analisando concluo que plano da aula é um
documento que orienta o professor de modo evitar improvisos, permitir uma bos
fozificacao do tempo e maior alcance dos objectivo.
De
acordo com a LIBANEO (1990: 156) métodos de ensino são acções do professor
através das quais organiza as actividades de ensino para facilitar a assimilação
dos conteúdos.
Segunda
infância período de vida do individuo que parte dos seis aos dez anos de idade
(MWAMWENDA; 2014) e preciso considerar a infância como uma condição da criança.
A infância e um período definido
biologicamente, é uma categoria que surge ao longo das transformações da
sociedade e se torne uma referência histórica e social, COSTUMES (2014:49)
Descrição
da turma e pré-historia
Arsenio
Rodrigues Pendulo, nasceu aos 29 de Outubro de 2014 e filho de pais camponeses
frequenta a escola Primaria do 1º Grau 1 de Junho – Maxixe, entrou para a
escola no ano de 2011, recebe aulas numa sala construída por material local que
não apresenta um ambiente favorável pois o tecto esta desfeito no meio, paredes
praticamente destruídas, quadro não pintado, sala pequena e sem carteiras.
Apesar de tudo isso o espaço da sala é suficiente para a circulação dos alunos,
sendo que a mesma turma tem 20 homens e 23 mulheres totalizando 43 estudantes.
O menino já chumbou uma vez na 2ª classe, tem
alguma deficiência auditiva.
Sendo ZABALZA (1987) nos primeiros anos de
escolaridade; as crianças deviam ser ensinadas pelas mulheres pois tem um lado
materno inato, sabem ajudar as crianças a desenvolver, conviver com as outras, incentivar
a fala de si e ajudar a serem dinâmicas. Sessa ordem de ideias, o Arcenio e
ensinado pela professora Joquelina Alice.
Para MARDNS (1998: 49) os professores terão
de ser seleccionados dentre os mais capazes candidatos e não dentre os que
caíram numa formação para docência por curso.
Nelton
revelou uma boa assiduidade e pontualidade chegando antes do incio da aula e
participou do canto do Hino Nacional. Quando a professora chegou todos os
meninos saudaram – na em p e seguidamente ela fez fez o controlo das presenças,
chegada a vez o menino, respondeu levantando o braço com a intencao de que a
professora lhe localizasse facilmente. Durant6e a correcção do TPC o menino
voluntariozou –se para escrever no quadrado as sílabas (da, do, de, di, du). O pequeno
teve dificuldades de escrever tendo escrito (ab; uq) o que levou que um colega
fosse lhe ajudar.
A professora levou as crianças para que
relacionassem o que já aprenderam com o tema em estudo que versava sobre a "leitura
e escrita da letra (v) \, pediu aos alunos paran que indicassem a vista. Nesta
tarefa, Nelton mostrou – se mais uma vez incapaz pois para ele Português é a
língua segunda, quer diser ele em casa comunica – se em xitwa, porém a
professora não foi atenciosa porque não descobriu que o menino não identificava
a sua vista.
Na leccionacao, a professora usa material
didáctica para facilitar para facilitar a medicação da aula (sopa de letra)
dado que as criancasd nesta classe no estagio das peracoes concretas de Piaget
(NERICE, 1988 : 45), mesmo com tudo isto as crianças ainda apresentam
dificuldades na caracterizacao trocando a posicao das letras, algumas crianças
em particuloar o Nelson não foi capaz de circundar a letra "v"
escrita a imprensa porque ainda mostra uma imaturacao na distincao de cursiva e
imprensa.
Chegado o momento da escrita da letra (v) a
professora condicionou o desemvolvimento psico – motor estimulando o aluno a
escrever com rapidez no ar, no chão, no caderno. A partir desses exercícios,
Nelton assimilou com facilidade a escrita da letra passando desta forma a
ajudar os colegas com dificuldades.
Segundo Nértc (1988, 41) assimilação é o
processo de incorporacao da maneira de actuar sobre novos esquemas de accao já
existentes no individuo.
A professora privilegia o método de
colaboracao conjunto na lecionacao e usar esforço secundário para encorajar o
aluno.
Segundo o SPRINTHALL (1993 : 260) reforço
secundário são que encorajam a
arepiticao de um comportamento particular, exemplo alegios, sorisos ou atencao
em tempos livres.
Observação das aulas de matemática
As aulas tinham como tema a escrita do numero 10 adição e subtracção do
limite 20, para escrita do numero q0 a professora orientou a leitura dos
números de 1º a dez segundo de uma exercitação para depois do numero 10 que consistiu na escrita
primeiro no ar, chão, caderno e finalmente no livro. É através desse esforço da
professora que Nelton ganhou gabilidade da rdcrita do numero 10 ate que acabou
orientando os colegas que ainda não sabiam.
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Dos números que as crianças mostraram dificuldades
Segundo NÉRICE (1988 : 168) a repeticao, os exércitos ea pratica são
fundamentais para bom processo da fixao da aprendizagem.
No fim de uma aula, sempre orienta-se que o professor deve orientar uma
síntese da aula orientada pelos alunos em cooperação com o professor.
Nelton mostrou estas dificuldades porque
em casa na tem tido apoio dos seus pais não são escolarizados por isso não tem
tido apoio em relação as dificuldades não sanadas na sala de aula.
Apesar das dificuldades acima apresentadas o Nelton apresenta uma
capacidade cognitiva melhor assim como psico – motor apenas precisa que a
professora use metodologias adequadas para despertar o conhecimento dele.
Tendo em cota o método montessoriano, a professora deve ensinar
respeitando a faixa etária da criança tomando em conta que a educacao e uma
conquista da criança e bem orientada ela tem capacidade de ensinar a nos mesmo
se lhe for dade as condições na visão de
pieget a escola partir do seu plano de
estudo deve possibilitar um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período
sensor – motor ate ao ultimo estagio.
Observação
da aula de educacao física
A aula observada tinha como teor lançar e encachar objectos o aluno em
estudo mostrou-se muito motivado pelo jogo apresentado pela professora.
Segundo referencial nacional (1998) a criança presisa brincar, ter
praser e alegria para crescer como forma de equilíbrio entre ela eo mundo
fasendo com que ela desenvolva a construcao do conhecimento no período
sensor-motor, preoperatorio agindo sobre os objectivos desde pequena.
Os objectivos desempenham um papel
fundamental no densovolvimento psico-motor e no processo de aprendizagem, do
domínio social da criança através dos jogos é posiel tambéem exercitar
processos mentais e das habilidades
Ponto
focal
Durante a obsderrvacao realizada encarei
alguns aspectos como
Aspectos
positivos
- Domínio científico da matéria por parte
da professora
- Participação activa do menino Nelton
durante o processo de ensino e aprendizagem.
- Uso de métodos que facilitam o
desenvolvimento psico – motor do aluno
- Uso de material didáctico
correspondente a aula.
- Liberdade por parte dos alunos.
- Actividades em grupo.
- Orientação do TPC
Aspectos
negativos
- Alteração do horário da pratica de educação
física dentro do horário normal da classe.
- a falta de estimulação dos alunos
chamando-os pelos seus próprios nomes (menino) ao invés de Nelton
- Superlotação dos alunos na escola
durante muito tempo.
- Precárias condições que a sala
apresenta.
- Fraca participação dos alunos nos
últimos tempos.
- Falta de colocação das datas na
correcção dos livros e cadernetas para facilitar o controle da chegada das
crianças por parte dos pais.
- Dificuldades na transformação de uma
palavra escrita a impressa para cursiva.
Conclusão
Para a observação
e documentação do processo psico – motor do Nelton Leonardo Maloche realizou-se
em simultâneo a análise da cognição e da acção uma vez a cognição baseia-se no
acto de eecucao enquanto a acção consiste em saber executar com menor ou maior
influencia e perfeição. Para alcançar o desenvolvimento psico – motor
precisa-se observar o conhecimento da acção durante o processo de ensino
aprendizagem do aluno e a destreza na sua execução física conclui que Manuel desenvolveu
no seu processo psico-motor, tendo ganho durante as aulas automatização, hábitos,
hatitudes e valores que se desenvolvem através do treino que a professora fez
no processo da leccionação tendo conhecido maior possibilidade psico motora.
Sugestões
No que diz respeito a construção da sala
sugiro que a escola com ajuda do conselho deveria estudar modalidades para o
melhoramento da sala de aulas, pintura do quadro.
Quanto ao desempenho psico – motor do
Manuel a professora deveria colaborar muito mais com os pais para melhorar
conhecerem o ambiente que favorece uma melhor aprendizagem para o desenvolvimento
das atitudes, desejos e capacidades. Nas classes iniciais deveria - se estudar
junto do ministério a possibilidade de redução de tempo de permanência dos
alunos na medida em que eles ainda não têm motivação intrínseca para
aprendizagem.
Do lado da professora deve compreender
que na aprendizagem de temas mais complexos deve haver mais tempo de conveniência
com o mesmo e exercícios adequados.
Bibliografia
LIBANEO José Carlos. Didáctica. CORTEZ Editora, Pão Paulo, 1990.
MWAMWENDA, Tunturfye S. Psicologia
Educacional: Uma prespectiva africana. Textos Editorais, Maputo, 2014.
NERICE, Imideo G. didáctica uma
Introducao. 2ª Edicao, Editora Atlas, são Paulo, 1988
PILETTI Claudino. Didáctica geral. 3ª
Edicao, Textos Editoras, São Paulo, 2004
SPRINTHALL, Norma A. R. psicologia
educacional: uma abordfagem desenvolvimentista, Editora Megraw-Hill, Lisboa,
1993.
TAVARES e Alarcao Psicologia do
desemvolvimento e aprendizagem. 1ª Edicao represessao, Coimbra Alemadina, 2005
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