ANUNCIO

VEJA MAIS

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Baixar Exames da 10ª e 12ª Classes em pdf

Atenção: Caro estudante obrigado por visitar este blog, faz favor de partilhar o blog com colegas e amigos para melhor sustentabilidade e todos saem a ganhar.

Distributividade de estes exames foi através de envio para o nosso correio electrónico medexames@gmail.com ENVIA SEUS EXAMES OU EXAMES EM FALTA .

A nossa equipe nao se responsabiliza por quaisquer danos ou mo uso do presente material , o uso inapropriado ou danos sao de inteira responsabilidade do leitor,   evite violar os direitos de autor.


EXAMES DA 12ª CLASSE 2014

EXAME DE MATEMÁTICA  12ª 1ª ÉPOCA  CLASSE 2010

EXAME  DE PORTUGUÊS  12ª CLASSE  2ª ÉPOCA 2014

EXAME FINAL DE INTRODUÇÃO A FILOSOFIA 1ª ÉPOCA  12ª CLASSE 2014.pdf

EXAME DE PORTUGUÊS 1ª ÉPOCA 12ª CLASSE 2015 .pdf



EXAMES DA 12ª CLASSE 2015

EXAME FINAL DE INTRODUÇÃO A FILOSOFIA 1ª ÉPOCA  12ª CLASSE 2015.pdf



EXAMES DA 12ª CLASSE 2016

EXAME DE LÍNGUA PORTUGUESA 2ª ÉPOCA 12ª CLASSE 2016 .pdf

 EXAME EXTRAORDINÁRIO DE  PORTUGUÊS    12ª CLASSE 2016 .pdf

EXAME EXTRAORDINÁRIO DE PORTUGUÊS 1ª ÉPOCA  12ª CLASSE 2016.pdf

EXAME EXTRAORDINÁRIO MATEMÁTICA 12ª CLASSE  2016  .pdf

EXAME EXTRAORDINÁRIO MATEMÁTICA 12ª   CLASSE 2016

EXAME DE LÍNGUA PORTUGUESA 2ª ÉPOCA 12ª CLASSE 2016



EXAMES DA 12ª CLASSE 2017

EXAME DE LÍNGUA PORTUGUESA 1ª ÉPOCA 12ª CLASSE 2017 .pdf

EXAME DE QUÍMICA 1ª ÉPOCA 12ª CLASSE 2017 .pdf

EXAME EXTRAORDINÁRIO  PORTUGUÊS  12ª CLASSE 2017


EXAMES DA 12ª CLASSE 2018

EXAME EXTRAORDINÁRIO MATEMÁTICA 12ª CLASSE 2018.pdf

EXAME EXTRAORDINÁRIO QUÍMICA  12ª CLASSE 2018.pdf

EXAME DE LÍNGUA PORTUGUESA 1ª ÉPOCA 12ª CLASSE 2018

GUIA DE Correcção DO EXAME DE FÍSICA 2ª ÉPOCA 2018.pdf

GUIA DE CORRECAO DO EXAME DE HISTORIA 2 EPOCA 2018 .pdf

GUIA DE Correcção DO EXAME DE PORTUGUÊS 2 ÉPOCA 2018.pdf

EXAME EXTRAORDINÁRIO  QUÍMICA  12ª CLASSE 2018 .pdf

EXAME DE HISTORIA 12ª CLASSE 1ª ÉPOCA 2018 .pdf

EXAME  EXTRAORDINÁRIO QUÍMICA 12ª CLASSE   2018

EXAME DE INGLES 12ª CLASSE  1ª ÉPOCA 2018  .pdf

EXAME DE LÍNGUA PORTUGUESA 2ª ÉPOCA  12ª CLASSE 2018 .pdf

EXAME DE LÍNGUA PORTUGUESA 2ª ÉPOCA 12ª CLASSE 2018 .pdf

EXAME DE LÍNGUA PORTUGUESA 2ª ÉPOCA 12ª CLASSE 2018.PDF


DOWNLOAD EXAMES DA 10ª CLASSE 2019 1ª ÉPOCA PDF



DOWNLOAD EXAMES DA 10ª CLASSE 2020 1ª ÉPOCA PDF




Atenção: Caro estudante obrigado por visitar este blog, faz favor de partilhar o blog com colegas e amigos para melhor sustentabilidade e todos saem a ganhar.

Distributividade de estes exames foi através de envio para o nosso correio electrónico medexames@gmail.com ENVIA SEUS EXAMES OU EXAMES EM FALTA .

A nossa equipe nao se responsabiliza por quaisquer danos ou mo uso do presente material , o uso inapropriado ou danos sao de inteira responsabilidade do leitor,   evite violar os direitos de autor.

sábado, 19 de outubro de 2019

Tic’s como disciplina, Tic’s e desenvolvimento económico e computadores


Sumário

Introdução

O presente trabalho vai falar das Tecnologias da informação e comunicação  (TIC) consistem de todos os meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação, o que inclui o hardware de computadores, rede, telemóveis. tics como disciplina , tics e desenvolvimento económico ,  computadores que  actualmente é um equipamento electrónico que processa informações na forma de dados, podendo ser programado pelo homem para a realização de diversas outras tarefas. O trabalho ira falar também de Tipos de computadores.

Tic’s como disciplina

Tecnologias da informação e comunicação (TICs) é uma expressão que se refere ao papel da comunicação (seja por fios, cabos, ou sem fio) na moderna tecnologia da informação. Entende-se que TIC consistem de todos os meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação, o que inclui o hardware de computadores, rede, telemóveis. Em outras palavras, TIC consistem em TI bem como quaisquer formas de transmissão de informações e correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica, de ensino e aprendizagem entre outras.

História Tic’s

A expressão foi primeiro usada em 1997, por Dennis Stevenson, do governo britânico[2], e promovida pela documentação do Novo Currículo Britânico em 2000.
São utilizadas em diversas maneiras e em vários ramos de atividades, podendo se destacar nas indústrias (processo de automação), no comércio (gerenciamento e publicidade), no setor de investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata), na biblioteconomia ( e na educação (processo de ensino aprendizagem e Educação a distância).
Pode-se dizer que a principal responsável pelo crescimento e potencialização da utilização das TIC, em diversos campos, foi a popularização da Internet.
Como a comunicação é uma necessidade e algo que está presente na vida do ser humano desde os tempos mais remotos, trocar informações, registrar fatos, expressar ideias e emoções são fatores que contribuíram para a evolução das formas de se comunicar. Assim, com o passar do tempo, o homem aperfeiçoou sua capacidade de se relacionar.

Tic’s e desenvolvimento económico

Computadores, internet, softwares, jogos eletrônicos, celulares: ferramentas comuns ao dia a dia da chamada geração digital e as crianças e jovens já as dominam como se fossem velhas conhecidas. Essas tecnologias constituem o "habitat diário" desta geração, - que usa os meios para "comunicar-se" (correio, sms, bate-papo ...), "conhecer" (sites, downloads ...), "compartilhar" (redes sociais, fotos, vídeos ...), "se divertir" ( jogos na internet, rádio e TV digital) e também "consumir" (compras on-line). Pesquisadores apontam que os mais jovens representam a faixa etária onde o crescimento do uso das TICs é maior.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são fundamentais para o desenvolvimento da economia por estar presente nos principais sectores económicos e sociais, O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento do sector produtivo”
No sector industrial, desde a aquisição da matéria, passando pela transformação da matéria-prima, a sua distribuição e colocação no mercado, é sempre com base em processos tecnológicos. É importante que existam recursos no país para assistirem as empresas na medida que vão investindo”, acrescentou.
Esta contada para maior conforto de utilização em qualquer forma. A tecnologia tem como objectivo promover a cultura, através da informação, comunicação e formação. A tecnologia na educação é um componente chave para o desenvolvimento económico. Tic é uma expressão que si entende a consistência de todos os meios técnicos usados. Tics tem importância na sociedade, na escola, nas empresas, e no processo de ensino aprendizagem. Tics são capazes de revolucionar o aprendizado do mundo.

Computadores

O computador é um equipamento electrónico que processa informações na forma de dados, podendo ser programado para a realização de diversas outras tarefas. Foi construído para desempenhar cálculos e operações lógicas com facilidade e rapidez.

Tipos de computadores

Existem computadores de todos os tamanhos e diferentes tipos de configuração. Eles podem ser classificados em:

Computadores de uso coorporativo

Ø  Supercom

putadores
 Mainframes
  Minicomputadores
  Computadores de uso pessoal
  Desktop
  Notebook/laptop/Netbook
  PDA
  Super computadores
• Sistemas de Alto Desempenho
• Máquinas com poder de manipular um gigantesco número de dados
• Podem processar trilhões de instruções por segundo.
- Actividades (uso específico): cálculos científicos, design de automóveis, setor financeiro, meteorologia, efeitos especiais cinematográficos, processamento de imagens, uso militar e agentes de governo.
Mainframes
• Computadores de grande porte, dedicados normalmente ao processamento de um grande volume de informações.
• São capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados diretamente ou através de uma rede
. - Atividades: grandes organizações, bancos, companhias de seguro, empresas de aviação, fábricas, órgãos governamentais, centros de investigação, servidores de e-mail.
Ilustração 1 Mainframes
Microcomputadores
• Computadores multi-usuários de médio porte, projetados para atender às necessidades das organizações de porte médio. • Tarefas: o controlo de processos industriais, gestão de sistemas multi-usuários. • Classe de computadores em extinção (desaparecendo do mercado) em função da diminuição dos preços dos mainframes e o aumento da potência dos micros
Estações de trabalho (workstations)
• Microcomputador projectado para a execução de tarefas pesadas, em geral na área científica ou industrial.
• A velocidade do processador e a capacidade de memória é similar ao de um minicomputador.
• Destinadas ao uso por um único usuário.
• Actividades: computações matemáticas complexas, projectos auxiliados por computador (CAD), processamento de imagens.
Computadores pessoais (PC)
• Computadores de pequeno porte e baixo custo, destinados ao uso pessoal.
• Conhecidos popularmente como PC (Personal Computer), Microcomputador ou Desktop.
 • Actualmente, possuem alto poder de processamento
Ilustração 2 Computadores pessoais (PC)

Notebooks
• O Notebook ou Laptop é um computador portátil, leve, que pode ser levado a qualquer lugar.
• Actualmente a capacidade de memória, processamento e armazenamento equivale a de um Desktop
Netbooks ou minilaptops
Classe de computadores portáteis com dimensão pequena ou média, peso leve, de baixo custo e geralmente utilizados apenas em serviços baseados na Internet, tais como navegação na web e e-mails. .Suas características mais comuns incluem uma pequena tela, conexão sem fio, mas sem unidade de disco óptico, e um teclado reduzido..
Na informática podemos distinguir duas componentes básicas: • Hardware - responsável pelo processamento dos dados. É o elemento físico e  Software - responsável pela organização e metodologia no qual os dados serão processados. É o elemento lógico.

Hardware

Hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em contraposição ao hardware, existe o software que é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano. Além de todos os componente que o seu computador precisa, ele também precisa de um Software chamado Sistema Operacional, sem o sistema operacional no nosso computador ficaria impossível de nos comunicar-mos com o nosso computador. Dentro deles o sistema operacional nos auxilia ao contato da pessoa ao computador, ao exemplo de poder salvar arquivos e programas.
Ilustração 3 Hardware

Software

São os programas que permitem realizar actividades específicas em um computador. Por exemplo, os programas como Word, Excel, Power Point, os navegadores, os jogos, os sistemas operacionais, entre outros.

Ilustração 4  Software
Componentes físicos básicos:

Conclusão

Após a conclusão do presente trabalho chegou-se a conclusão de que as Tecnologias da informação e comunicação  , computadores são muito importantes para as nossas vidas e que o homem depende parcialmente dos computadores para executar varias actividades no dia a dia seja nas indústrias, empresas, locais de trabalho e mesmo no dia a dia. E que os computadores evoluíram muito no passar dos anos e a qualidade dos hardwares e software melhorou bastante. Foi muito importante fazer esta pesquisa através dela pude saber que Hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes electrónicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos, e Software São os programas que permitem realizar actividades específicas em um computador, exemplo. O Excel, Microsoft Word e mais programa utilizados nos computadores.

Referências bibliográficas

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993
wikipedia.org/wiki/Tecnologias_da_informao e  comunicao TICs_e_Educao

VEJA  O TRABALHO COMPLE AQUI  & PODE BAIXAR

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Relatorio de estagio

 Índice


1.1.Introducao

Neste relatório ira constar a descrição do local do estagio, o historial do local de estagio, a missão, a visão do local de estagio, a descrição das actividades realizadas no decorrer do estagio, as dificuldades encontradas e a estratégia usada para solucionar as dificuldades de modo a fazer perceber como foi o a realização do estagio.

2. Desenvolvimento

Descrição física do local de  estagio
O meu estagio decorreu na Direcção da Economia e Finanças localizada na cidade de Inhambane.

2.1.Historial

A actual Direcção da Economia e Finanças e uma instituição que existe desde a criação do Instituto Superior Pedagógico em 1985 como departamento que engloba os Recursos Humanos e o Património. Com os decursos do tempo esta evoluiu posterior para a Direcção de Administração e Finanças com três departamentos a saber:
·         Departamento Financeiro;
·         Departamento dos Recursos Humanos;
·         Departamento do património.
Em 1993 a Direcção da Administração e Finanças foi reestruturada  passou a ser Direcção da Economia, separado dos Recursos Humanos e do Património que também passam a ser direcção.

2.2.Missao

Responder em tempo oportuno as necessidades dos utentes moçambicanos e promover a economia nacional.

2.3.Visao

Ser a principal referencia para o desenvolvimento da economia nacional.

3. .Apresentação das actividades realizadas durante  o  estagio:

·         Preenchimento do formulário do despacho dos Bónus de Reinserção Social;
·         Organização dos despachos e pensões consoante o tipo e o seu distrito;
·         Elaboração dos despachos de Bónus d Reinserção Social;
·         Preenchimento do  mapa   de  controle  de despachos;
·         Preenchimento de declarações;
·         Preenchimento da ficha de identificação do pensionista;
·         Organização dos despachos em ordem alfabética;
·         Preenchimento do resumo dos relatórios monitoria dos lidere s comunitários;
·         Comunicação dos despachos de aposentação civil e sobrevivência e pensão de reforma e aposentação;
·          Atendimento ao publico.

4. Descrição do sector onde decorreu o estagio

O meu local d estagio foi na Direcção da Economia e Finanças na cidade de Inhambane no sector das pensões onde atende se os utentes com   varias reclamações como por exemplo: pedido de declaração para empréstimo bancário e para actualização da conta, abertura de uma conta de pensionistas já reformados ou pensionistas com invalidez, para reclamação do atraso do pagamento de salário

5.Dificuldades encontradas

Uma das maiores dificuldades por mim encontradas no decorrer do estagio foi o atendimento ao publico, pois cada utente s dirigia ao sector com problemas diferentes para serem solucionadas.
Para solucionar esses problemas eu me baseava na leitura das seguintes legislações : legislação do decreto numero 33/2013, decreto numero 68/2011 e decreto numero 27/2010 onde consultava a resolução dos vários problemas.



higiene colectiva

Índice


Introdução

O grupo vai falar sobre higiene colectiva onde primeiro vai definir higiene, de seguida higiene colectiva, importância da higiene colectiva, regras de higiene colectiva, higiene dos sanitários e latrinas, latrinas tradicionais, vantagens e desvantagens da higiene colectiva, objectivo geral e específicos.


Objectivo geral

·         Assessorar os educadores na promoção de saúde dos indivíduos por meio de criação de hábito orientações e praticas de higiene colectiva, bem como incentivar os indivíduos sobre a importância da higiene e seus benefícios.

Objectivos específicos

·         Desenvolver hábitos de higiene colectivos;
·         Definir higiene colectiva;
·         Descrever as regras de higiene colectiva para a melhor compreensão e concretização desse trabalho de acordo com o recomendado, exemplificar faltando de higiene dos sanitários e latrinas;
·         Vantagens e desvantagens de higiene colectiva.

Higiene

Refere-se ao conjunto de hábitos que realizamos diariamente com o objectivo de manter o nosso bem-estar, boa aparência e principalmente a saúde.

Higiene colectiva

São normas e condutas adoptadas pela sociedade a fim de manter o convívio social saudável a todos. O objectivo dela é evitar a transmissão de doenças e facilitar o convívio social em lugares comuns.

Importância da higiene colectiva

É de grande importância a fim de evitar a transmissão de doenças e facilitar o convívio social em lugares comuns, como por exemplo os banheiros públicos.

Regras de Higiene colectiva

·         Não mexer na cabeça, nariz, orelhas, vistas ou boca em quanto se manipulam alimentos;
·         Manter os locais de trabalho sempre limpos e arrumados;
·         Não tocar com os dedos no interior dos pratos onde serão servidos os alimentos;
·         Não limpar as mãos a roupa;
·         Não deve provar os alimentos com os dedos;
·         Não roer unhas;
·         Manter as unhas curtas, limpas e sem verniz
·         Não espirrar, tossir, falar ou soprar sobre as matérias-primas, produtos ou matéria utilizada.

Higiene dos sanitários e latrinas

Nas unidades sanitárias, com agua canalizada e com casas de banho e retretes com autoclismo, há que ter o maior cuidado com a higiene das bacias, sanitárias e banheiras.
Deve-se educar os utentes para uma melhor utilização e conservação para evitar a sua destruição, sempre depois de utilizar deve-se puxar o autoclismo e se houver falta de agua podemos usar os baldes para deita-lo (mas deve diluir com javel) com um balde para puxar a sujidade.
Papel não apropriado como papel de jornal ou papel de embrulho, panos e outros objectos não devem ser deitados nas retretes. O único papel que deve ser deitado é o papel higiénico. Pensos higiénicos usados pelas senhoras menstruadas, fraldas descartáveis também não devem ser deitados nas retretes, porque a introdução de papeis não apropriados ou outros materiais, pode entupir os esgotos das unidades sanitárias, dai resultando muitos prejuízos para a saúde da população.

Latrinas

O mesmo se recomenda para as unidades sanitárias com uma latrina tradicional, é importante observar as boas regras de higiene no uso da latrina, isto é, evitar acumular sugidade dentro da latrina, ter o cuidado para não sujar a tampa da latrina á volta do buraco e também evitar depositar qualquer objecto, panos, papeis não apropriados dentro da latrina.
É raro haver mão cheiro nas latrinas, mas quando isso acontecer, devemos deitar um bocado agua de sal ou cinza para o buraco.

Vantagens de higiene colectiva

·         Proporciona o bem-estar de todos;
·         Evita doenças oportunas (infecciosas);
·         Favorece a qualidade de vida;
·         Promove o relacionamento interpessoal entre os indivíduos.

Desvantagens da higiene colectiva

·         Proliferação das doenças infecciosas;
·         Queda na qualidade de vida;

Conclusão

Neste trabalho o grupo conclui que higiene refere-se ao conjunto de hábitos que realizamos diariamente, higiene colectiva são normas e condutas adoptadas pela sociedade a fim de manter o convívio social saudável a todos e o seu objectivo é evitar a transmissão de doenças, a sua importância é de evitar a transmissão de doenças e facilitar o convívio social em lugares comuns, e tem também as suas regras de higiene colectiva, e por fim as vantagens e desvantagens.

Referências bibliográficas

MISAU. Manual de educação para saúde, 1ª Ed. Maputo, Setembro de 2008.
 




PESQUISAS RELACIONADAS