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segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Comunicação oral - dificuldades da fala

Introdução

A comunicação é o processo pelo qual indivíduos trocam informações e atribuem significado às mensagens (Owens, 1990, referido em Cruz-Santos, 2002). De outro modo, comunicação é um processo que requer um emissor, que codifica ou formula a mensagem e, por outro lado, um receptor, que descodifica ou compreende a mensagem. Neste processo, cada um dos intervenientes deverá estar ciente das necessidades do parceiro de forma a assegurar que as mensagens sejam efectivamente significativas e compreendidas.

No entanto, há situações em que o emissor emite uma mensagem que o receptor, por sua vez, não consegue descodificá-la. Neste caso, pode se dizer que houve ou há uma dificuldade numa das partes, quer na parte do emissor ou do receptor, e assim sendo, diz-se que houve um problema na comunicação. Mas, tal como foi mencionado em epígrafe, o problema na comunicação pode ser devido a dificuldades do emissor ou do receptor, assim, fica a ideia de que há vários tipos de problemas de comunicação.

Portanto, o presente trabalho enquadra-se na cadeira de NEE (Necessidades Educativas Especiais), cadeira leccionada no curso de Ensino de Inglês, e, visa compreender a problemática da dificuldade de trabalhar na área de comunicação. Para a melhor compreensão dessa problemática, ira-se, em primeiro lugar, dar-se o conceito de dificuldades de comunicação, seguindo-se para a classificação, tipos e causas desses problemas e por fim os respectivos sinais de alerta. De salientar que, para a elaboração deste trabalho, recorreu-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, onde baseou-se principalmente no trabalho de Cruz-Santos, (2002), com o tema: Problemas de Comunicação em alunos com necessidades especiais: Um contributo para a sua compreensão.

1.      Conceito de Comunicacao

Antes de falar das dificuldades de trabalhar na área de comunicação, é crucial dar conceitos ou definições do termo “comunicação” para melhor compreender as dificuldades de trabalhar na área de comunicação.Segundo Sim-Sim (1998:21) citado por Pereira (2012) comunicar é um processo de troca da informação que envolve a codificação, a transmissão e a descodificação de uma mensagem entre dois ou mais intervenientes. E de acordo com o Dicionário de Língua Portuguesa (2006:247) Comunicação é o acto ou efeito de comunicar, de trocar informação através de meios e códigos diversos, verbais ou não verbais.

A dificuldade na área de comunicação significa distúrbio dos processos psicológicos básicos envolvidos no entendimento ou no uso da linguagem falada ou escrita que se pode manifestar em uma aptidão imperfeita para ouvir, falar, ler, escrever, etc. Aínda no mesmo ponto, a ASHA (Associationof Speech-Language-Hearing), as dificuldades de comunicação são as perturbações da fala e da linguagem (Heward 2000). Assim sendo, a comunicação poder ser classificada em Verbal e Não-Verbal.

ü  Verbal (oral e escrita), isto é, a comunicação verbal oral constitui comunicação de palavras faladas entre dois ou mais pessoas. A comunicação verbal escrita refere se a comunicação através da escrita (ex. cartazes, bilhetes, cartas);

ü  Comunicação não-verbal (ex. tom da voz, linguagem corporal – postura, gestos, expressões faciais); a comunicação através de símbolos e a linguagem gestual incluem se também na comunicação não – verbal, mais também a comunicação sobre forma de símbolos (ex. fotografias, desenhos, bandas desenhadas, sinais de trânsito, etc.).


1.1.Dificuldades de Fala

Para Cruz-Santos (2002), as dificuldades de fala podem ser consideradas como as dificuldades da voz, da articulação dos sons da fala e da fluência. Estas dificuldades, que são observadas na transmissão e utilização do sistema oral, definem-se do modo seguinte:

·         Perturbação da voz: É definida como uma ausência ou produção diferente da intensidade, do timbre, do tom, da ressonância e/ou da duração.

·         Perturbação da articulação: É definida como uma produção diferente dos sons da fala.

·         Perturbação da fluência: É definida como um ritmo anormal da expressão verbal, caracterizada por dificuldades no ritmo e na velocidade.

blishing Company.


https://jobsfeitos.blogspot.com/2021/01/a-comunicacao.htmlVEJA O TRABALHO COMPLETO 

Introdução

A comunicação é o processo pelo qual indivíduos trocam informações e atribuem significado às mensagens (Owens, 1990, referido em Cruz-Santos, 2002). De outro modo, comunicação é um processo que requer um emissor, que codifica ou formula a mensagem e, por outro lado, um receptor, que descodifica ou compreende a mensagem. Neste processo, cada um dos intervenientes deverá estar ciente das necessidades do parceiro de forma a assegurar que as mensagens sejam efectivamente significativas e compreendidas.

No entanto, há situações em que o emissor emite uma mensagem que o receptor, por sua vez, não consegue descodificá-la. Neste caso, pode se dizer que houve ou há uma dificuldade numa das partes, quer na parte do emissor ou do receptor, e assim sendo, diz-se que houve um problema na comunicação. Mas, tal como foi mencionado em epígrafe, o problema na comunicação pode ser devido a dificuldades do emissor ou do receptor, assim, fica a ideia de que há vários tipos de problemas de comunicação.

Portanto, o presente trabalho enquadra-se na cadeira de NEE (Necessidades Educativas Especiais), cadeira leccionada no curso de Ensino de Inglês, e, visa compreender a problemática da dificuldade de trabalhar na área de comunicação. Para a melhor compreensão dessa problemática, ira-se, em primeiro lugar, dar-se o conceito de dificuldades de comunicação, seguindo-se para a classificação, tipos e causas desses problemas e por fim os respectivos sinais de alerta. De salientar que, para a elaboração deste trabalho, recorreu-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, onde baseou-se principalmente no trabalho de Cruz-Santos, (2002), com o tema: Problemas de Comunicação em alunos com necessidades especiais: Um contributo para a sua compreensão.

1.      Conceito de Comunicacao

Antes de falar das dificuldades de trabalhar na área de comunicação, é crucial dar conceitos ou definições do termo “comunicação” para melhor compreender as dificuldades de trabalhar na área de comunicação.Segundo Sim-Sim (1998:21) citado por Pereira (2012) comunicar é um processo de troca da informação que envolve a codificação, a transmissão e a descodificação de uma mensagem entre dois ou mais intervenientes. E de acordo com o Dicionário de Língua Portuguesa (2006:247) Comunicação é o acto ou efeito de comunicar, de trocar informação através de meios e códigos diversos, verbais ou não verbais.

A dificuldade na área de comunicação significa distúrbio dos processos psicológicos básicos envolvidos no entendimento ou no uso da linguagem falada ou escrita que se pode manifestar em uma aptidão imperfeita para ouvir, falar, ler, escrever, etc. Aínda no mesmo ponto, a ASHA (Associationof Speech-Language-Hearing), as dificuldades de comunicação são as perturbações da fala e da linguagem (Heward 2000). Assim sendo, a comunicação poder ser classificada em Verbal e Não-Verbal.

ü  Verbal (oral e escrita), isto é, a comunicação verbal oral constitui comunicação de palavras faladas entre dois ou mais pessoas. A comunicação verbal escrita refere se a comunicação através da escrita (ex. cartazes, bilhetes, cartas);

ü  Comunicação não-verbal (ex. tom da voz, linguagem corporal – postura, gestos, expressões faciais); a comunicação através de símbolos e a linguagem gestual incluem se também na comunicação não – verbal, mais também a comunicação sobre forma de símbolos (ex. fotografias, desenhos, bandas desenhadas, sinais de trânsito, etc.).


1.1.Dificuldades de Fala

Para Cruz-Santos (2002), as dificuldades de fala podem ser consideradas como as dificuldades da voz, da articulação dos sons da fala e da fluência. Estas dificuldades, que são observadas na transmissão e utilização do sistema oral, definem-se do modo seguinte:

·         Perturbação da voz: É definida como uma ausência ou produção diferente da intensidade, do timbre, do tom, da ressonância e/ou da duração.

·         Perturbação da articulação: É definida como uma produção diferente dos sons da fala.

·         Perturbação da fluência: É definida como um ritmo anormal da expressão verbal, caracterizada por dificuldades no ritmo e na velocidade.

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