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segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Transtorno do défice de atenção com hiperatividade (TDAH)

Conceito de TDAH

De acordo com Falardeau (1999), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.

De um modo geral a desordem por défice da hiperactividade é um estado excessivo de energia, que pode ser motora (física, muscular) ou mental (intenso fluxo de pensamentos). Portanto, se algum órgão ou glândula do nosso corpo estiver trabalhando em demasia, dizemos que ele está hiperactivo (como no caso da glândula tiróide no hiperactivo).

Para Barkley (2008). O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. Crianças e adolescentes com desordens por défice da hiperactividade podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.

Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do quotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos). São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos (“colocam os carros na frente dos bois”). Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afecta os demais à sua volta. São frequentemente considerados “egoístas”. Eles têm uma grande frequência de outros problemas associados, tais como o uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão.

 Em geral o hiperactivo é desatento, não possui um bom desempenho na escola e tende a ter problemas com a leitura e outras tarefas académicas. Frequentemente esse transtorno pode ser acompanhado de outros atrasos no desenvolvimento como dificuldade na fala e falta de habilidade (desprazia). A hiperactividade é um estado de actividade motora excessiva que pode se manifestar por sintomas de inquietação, nervosismo e movimentos excessivos onde as crianças estão sempre correndo, pulando e saltitando ao invés de andarem. É comum vê-las se esbarrando nas pessoas ou nos móveis, tropeçando, caindo e se machucando, pois quase sempre estão se colocando em lugares perigosos. Todo esse comportamento excessivo com frequência se acompanha de uma dificuldade de concentração e manutenção do foco para prestar atenção nas aulas, realizar as tarefas, ler, fazer os deveres de casa e até para brincar de forma calma e segura com os colegas. A fala é excessiva, podendo ser desorganizada pela “pressa para falar”, e por vezes é muito acelerada parecendo que vão gaguejar.

Os principais alertas de sinais da hiperactividade em crianças são:

●       Estar sempre inquieto

●       Estar sempre se mexendo (pés e mãos) e tamborilando dedos

●       Sempre se levantar quando é para ficar sentado

●       Ficar correndo, perambulando e falando excessivamente

●       Ter dificuldades em participar de brincadeiras calmas


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Conceito de TDAH

De acordo com Falardeau (1999), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.

De um modo geral a desordem por défice da hiperactividade é um estado excessivo de energia, que pode ser motora (física, muscular) ou mental (intenso fluxo de pensamentos). Portanto, se algum órgão ou glândula do nosso corpo estiver trabalhando em demasia, dizemos que ele está hiperactivo (como no caso da glândula tiróide no hiperactivo).

Para Barkley (2008). O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. Crianças e adolescentes com desordens por défice da hiperactividade podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.

Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do quotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos). São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos (“colocam os carros na frente dos bois”). Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afecta os demais à sua volta. São frequentemente considerados “egoístas”. Eles têm uma grande frequência de outros problemas associados, tais como o uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão.

 Em geral o hiperactivo é desatento, não possui um bom desempenho na escola e tende a ter problemas com a leitura e outras tarefas académicas. Frequentemente esse transtorno pode ser acompanhado de outros atrasos no desenvolvimento como dificuldade na fala e falta de habilidade (desprazia). A hiperactividade é um estado de actividade motora excessiva que pode se manifestar por sintomas de inquietação, nervosismo e movimentos excessivos onde as crianças estão sempre correndo, pulando e saltitando ao invés de andarem. É comum vê-las se esbarrando nas pessoas ou nos móveis, tropeçando, caindo e se machucando, pois quase sempre estão se colocando em lugares perigosos. Todo esse comportamento excessivo com frequência se acompanha de uma dificuldade de concentração e manutenção do foco para prestar atenção nas aulas, realizar as tarefas, ler, fazer os deveres de casa e até para brincar de forma calma e segura com os colegas. A fala é excessiva, podendo ser desorganizada pela “pressa para falar”, e por vezes é muito acelerada parecendo que vão gaguejar.

Os principais alertas de sinais da hiperactividade em crianças são:

●       Estar sempre inquieto

●       Estar sempre se mexendo (pés e mãos) e tamborilando dedos

●       Sempre se levantar quando é para ficar sentado

●       Ficar correndo, perambulando e falando excessivamente

●       Ter dificuldades em participar de brincadeiras calmas


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