ANUNCIO

VEJA MAIS

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Projecto de produção de Algodão

Projecto de produção de Algodão

1.INTRODUҪÃO

O algodão (Gossypium hirsutum L) provem de uma planta denominada algodoeiro. Conforme a variedade pode ser uma arvore ou um arbusto, com folhas alternadas e que dão flores amarelas ou vermelhas. (Jonasse Tuia 2010)

O algodoeiro pertence ao grupo de plantas dicotiledóneas, família Malvaceae e tem como nome científico, Gossypium hirsutun L. À raça Latifolium Hutch, pertence o algodoeiro “herbáceo” e à raça Marie Galante Hutch, pertence o algodão “arbóreo”. O algodão é uma planta erecta, anual, dotada de raiz principal cónica, pivotante, profunda e com pequeno número de raízes secundários grossas e superficiais. (Jonasse Tuia 2010)

As folhas são pecioladas, geralmente cordiformes, de consistência coriácea ou não e inteiras ou recortadas (3 a 9 lóbulos). As flores são hermafroditas, axilares, isoladas ou não, cor creme nas recém-abertas (que passa de rósea e purpúreo) com ou sem mancha purpúrea na base interna. Elas se abrem a cada 3-6 dias entre 1-10 horas da manhã. Os frutos são cápsulas de deiscência (abertura) longitudinal, com 3 a 5 lojas cada uma encerrando 6 a 10 sementes. (Jonasse Tuia 2010)  

As sementes são revestidas de pêlos mais ou menos longos, de cor variável (creme, branco, avermelhado, azul ou verde) que são fibras (os de maior comprimento) e linter (os de menor comprimento e não são retirados pela máquina beneficiadora – o Mocó não mostra linter). (Jonasse Tuia)

1.1.Origem e expansão do algodoeiro

Não se sabe ao certo quando é a planta do algodão começou a ser conhecida e utilizada pelo homem, estima-se que pelo menos 2000 anos o homem tenha conhecido e começado a utilizar a planta do algodoeiro. Dados e relatos históricos de viajantes e historiadores apontam os indianos como tendo sido os primeiros na domesticação da planta, e uso industrial da fibra do algodão.( Jonasse Tuia 2010)

Em Moçambique o algodão é produzido em Inhambane, tete, Nampula, Gaza, Cabo delegado e Manica, em regime de fomento, sendo o sector familiar é o principal produtor. ( Hedges 1993)

1.1Importância do uso do algodoeiro

O algodão e considerado a mais importante das fibras têxteis, naturais ou artificiais, e também a planta de aproveitamento mais completo e que oferece os mais variados produtos de utilidade. ( Jonasse Tuia 2010)

Actualmente cerca de 18 países cultivam o algodoeiro, economicamente, liderados pela China, E.U.A. Índia. Por sua grande resistência a seca o algodoeiro constitui-se uma das poucas opções para o cultivo em regiões semiáridas, podendo fixar o homem ao campo, gerar emprego e renda no meio rural. (Jonasse Tuia 2010)

Do algodão quase tudo é aproveitado, os restos de cultura – caule, folhas, maçãs, capulhos – são utilizados na alimentação de animais em geral. O caroço é rico em óleo (18 a 25%) e contém 20-25% de proteína bruta; óleo extraído da semente é refinado e destinado à alimentação humana e fabricação de margarina e sabões. O bagaço é destinado a alimentação animal (bovinos, aves, suínos) devido ao seu valor proteico (40-45% de porteira bruta), (Jonasse Tuia 2010)

1.2.Objectivos

Objectivo geral

v  Produzir algodão para a comercialização venda  para as industrias processadoras, como o caso de Xinavane e Maragra.

Objectivo específico

v  Descrever todas as práticas culturais da cultura de algodão

v  Identificar os tipos de solo adequado

v  Identificar os sistemas de cultivo desta cultura e seu ciclo de vida


veVEJA TODO O TRABALHO COMPLETO


Producao da cultura de cenoura

 

Índice

1. INTRODUÇÃO.. 2

Problema e Justificação. 2

1.1.1.Problema. 2

1.1.2.Justificação. 2

1.2 Objectivos. 2

1.2.1 Geral 2

1.2.2 Específicos. 3

1.3. Hipoteses. 3

2. Revisão bibliográfica. 3

2.1.Classificação científica. 3

2.2.Clima. 4

2.3.Solo. 4

2.3.PH.. 4

3. Localização da área de estudo. 4

3.1.Materiais. 5

3.2.Metodos. 5

3.2.1 Preparação do solo. 5

5.2 Sementeira. 6

5.3 Desbaste. 6

5.4 Rega. 6

5.5 Adubação. 6

5.6 Controlo fitossanitário. 6

5.7 Rendimento e colheita. 7

6.CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES. 7

Orçamento da produção. 7

Custos variáveis. 7

Custos fixos. 8

CALCULOS. 8

Custo total de produção. 9

Preço de venda é de 20Mt/kg. 9

Cálculo de receita. 9

Cálculo de Margem Bruta. 9

Cálculo de Margem Liquida. 9

Conclusao. 9

Referencias bibliograciscas e Recomendacões. 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. INTRODUÇÃO

A cenoura pertence à família Umbelifere e o seu nome científico é Daucus carota L.A origem da cenoura está localizada na Ásia, na área do Afeganistão, onde é possível encontrar cenouras em estado espontâneo. Cultivada desde há mais de 2 mil anos, foi muito apreciada por determinadas classes sociais da Grécia antiga. As primeiras cenouras eram de cor branca, amarela e púrpura e não cor – de-laranja. As variedades actuais provêm de modificações destas variedades, iniciadas no século XVII, pelos holandeses, (AubertS., 1981)

A cenoura é rica em vitaminas A, B, C e em caroteno, precursor de vitamina A. Cem gramas de cenoura correspondem a 42 calorias. O consumo regular de cenoura é bastante eficaz no combate a doenças como as anemias e as avitaminoses. O caroteno confere protecção contra alguns cancros e tem efeitos muito benéficos na saúde da pele e da visão.

 

Problema e Justificação

 1.1.1.Problema

A cultura de cenoura no distrito de Chókwè é produzido em menor escala o que contribui para a demanda do mesmo produto. Neste contexto de escassez da oferta no distrito abre-se uma janela de ideia de negócio de produção de cenoura. Contudo a necessidade de combinar tecnologia e factores produtivos é uma ferramenta que garante a maximização da produtividade da empresa.

 1.1.2.Justificação

A existência de um mercado específico para a comercialização deste produto, as vias de acesso existente no distrito proporcionam condições propicia para a produção e venda de cenoura.

VEJA O TRabalho completo aqui


Markentig de producao de Tomate

 Introdução: A maior parte da população moçambicana vive na base da prática de agricultura, a sua alimentação resulta da prática desta actividade agrícola.

A rega mais eficiente para esta cultura será por gravidade (em sulcos), quando usada em solos com boa capacidade de retenção de água. Os cuidados a ter em conta na rega, o solo não pode ficar alagado em nenhuma das fases de desenvolvimento desta cultura, principalmente depois do transplante e na fase de frutificação. A variedade em causa é HTX cujo compaso a ser usado é de 35cm*120cm.

O tomate de nome científico lycorsiipicum esculentum L pertence a família das solanáceas e originário da costa Oriental. Pois no distrito de Chókwè o tomate e produzido em menor escala e a venda deste produto tem vindo a crescer devido a produção que maior.

Em Moçambique o período de maior incidência de pragas e doenças no tomateiro é principalmente de doenças e no período de verão (Outubro e Marco) e o numero de tratamento fitossanitário deve ser maior que no inverno (Abril-Setembro).

Justificação

Tendo em conta que na comercialização dos produtos agrários nem todos os comerciantes obedecem as regras de marketing (embalagem do produto, higiene, rotulagem). O presente trabalho tem em vista incentivar os comerciantes a aderirem nas melhores técnicas de conservação dos produtos.

Objectivo geral

Promover marketing e garantir qualidade dos produtos agrários

Objectivos específicos

Desenvolver actividades do comércio através do marketing;

Informar os clientes sobre o produto em venda;

Fornecer o produto de qualidade aos consumidores.

Garantir a rentabilidade do negócio.

Os factores que influenciam na oferta e procura do tomate são: qualidade do tomate no mercado, preços baixos, abundância do tomate, escassez do tomate ou bens substitutos, demanda e redução dos custos de produção.


VEJA O TRABALHO COMPLETO AQUI


Geologia e Geomorfologia

Introdução

Neste presente trabalho iremos falar da geologia e da geomorfologia, onde iremos definir a geologia e da geomorfologia, indicar as suas subdivisões de cada parte e a importância.

Para entender o objeto de estudo dessa ciência devemos primeiro analisar a etimologia do seu nome.

Do grego geos=terra ‘morfo=forma lagos =estudos. Então percebe se que o objeto de estudo da geomorfologia são as formas da terra. Mas especificamente o estudo da superfície terrestre. Portanto esta ciência busca compreender a formação e evolução do relevo, bem como as suas implicações para o clima, vegetação, solo, sociedade, etc.

Geologia do grego geo=terra lagos=razão e umas das ciências que se dedica ao estudo da crosta terrestre, da matéria que a compõe, o seu mecanismo de formação as alterações que ocorrem desde a sua origem e a estrutura que a superfície possui actualmente.

 

Definições

A diversidade de paisagens que caracteriza a superfície terrestre actual é o resultado de um processo de formação, desenvolvimento e evolução bastante longos. Caracterizar e explicar as formas de relevo actuais requer, por isso que se recue no tempo. A análise da paleogeomorfologia do planeta terra está intrinsicamente ligada a Geologia. Assim o estudo da morfo-estruturaactual pressupõe a consideração de algumas noções básicas.

 

Geologia- Ciência que estuda a terra sob diversos aspectos:

Ø  Estrutura geral,

Ø  Historia,

Ø  Propriedades físicas,

Ø  Composição química,

Ø  Mitológica e

Ø  Mineralógica.

Veja O trabalho completo aqui

.

PESQUISAS RELACIONADAS