------ 0Índice
Índice
1
Introdução
2
Andebol
3
Identificação
do jogo
4
Inicio do jogo
5
Fundamentos técnicos
6
Conclusão 7
Introdução
O andebol, como o próprio nome indica, e jogado
apenas com as mãos. A movimentação em campo tem características semelhantes as
do basquetebol (passe recepção e remate) a recepção da bola e importante e
utiliza-se o drible para prosseguir no terreno, o campo e rectangular e possui
duas balizas nas linhas de fundo. A área de seis metros situada em frente a baliza
não pode ser pisada por qualquer jogador, com excepção do guarda-redes. O jogo
tem duração de 60 minutos. A bola deve ter entre 54 e 60 cm de perímetro, e
passar entre 325 e 475 g
Andebol
O andebol como hoje se pratica e um deporto
relativamente recente. Pode considerar-se que o andebol, na variante de onze, e
de origem alemã. Contudo, os seus inventores, o capitão karl schellez,
professor de educação física da marinha alemã, numa visita ao Uruguai, em 1911,
observou uma actividade muito popular, o jogo do balon criado por Alberto
valetta, e o professor maximilina heiser observou na Dinamarca uma actividade
complemento técnico dos ginastas. Chamada handball dinish.
No regresso, ambos resolveram criar um tipo de jogo
no qual se devia utilizar uma bola dentro de um campo delimitado, que viria a
chamar-se handball.
O futebol sete não e uma invenção exclusiva dos
alemães. Embora lhes seja atribuída, é importante referir que na sua concepção,
regulamentação e desenvolvimento foi decisiva a acção de schellnz, e hiser. No
entanto os dinamarqueses comemoraram em 1954 os 50 anos da sua liga de andebol
segundo uma crónica desportiva de q911, milhares de espectadores assistiram aos
encontros de haanbol, embora não fosse o andebol tal como hoje se pratica. Este
jogo foi divulgado em 1904 pelo professor holger niesen, mais tarde, em 1904,
fixou as suas regras; a equipa era constituída por sete jogadores e era jogado
em pavilhões, em campo reduzido.
Após a 2
guerra mundial, com a criação dos campeonatos nacionais e internacionais, o
andebol de sete afirmou-se definitivamente como desporto pelas suas
características peculiares:
- pela grande emoção que transmite aos participantes,
com muitos golos.
No andebol são usados
sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais
utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na
linha dos 6 metros. A defesa 5x1 também é bastante utilizada onde 5 jogadores
se posicionam na linha dos 6 metros e um jogador (bico ou pivô) se posiciona
mais à frente que os outros. Não existem categorias e idades exactas para se
utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura táctica do defensor e,
principalmente, da postura da equipe adversária. Além disso, nos jogos entre equipas
de alto nível técnico, é comum a variação de formações de defesa durante o
jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversário
Identificação
do jogo
O andebol e
um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada ma delas com
sete jogadores em campo (um guarda-redes) mais cinco suplentes (um guarda-redes)· o campo é rectangular, delimitado
por duas linhas laterais e duas de baliza.
O
objectivo do jogo é introduzir a bola na baliza da equipa adversária (acção
ofensiva) e impedir que a bola entre na baliza (acção defensiva). E golo,
quando a bola ultrapassa totalmente a linha de baliza ou de golo, isto e, a
linha entre os postes da baliza.
Resultado:
- No final do tempo
regulamentar do jogo, pode existir uma igualdade, quando o número de golos
obtidos por ambas equipas é igual. Uma equipa vence um jogo, quando no final do
mesmo conseguiu marcar mais golos que a adversaria
Substituições:
- Os
suplentes podem entrar em jogo a qualquer momento e repetidamente, pela zona de
substituições, sem aviso prévio do cronometrista, desde que o jogador, substituído
tenha abandonado o campo pela mesma zona. Se o não fizer, a equipa pode ser
penalizada com um livre que pode ser de 7 m.
Á bola e esférica e a sua parte exterior e de couro.
Duração
do jogo:
- Normalmente
é dividido em duas partes iguais de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos.
Na idade em
que te encontras deves competir em jogos com a duração de duas partes iguais de
20 minutos, com um intervalo de 10 minutos.
Regras do jogo
A. Juízes
O jogo
e dirigido por dois árbitros, com os mesmos direitos, a quem compete:
- Dar
inicio e fim ao jogo
- Assinalar
as infracções as regra os golos. O arbitro, sempre que interrompe o jogo
através do apito. Deve indicar o local da falta e a direcção, usando sinais
próprios. Deve apitar duas vezes para a avalização do golo e uma vez nas
restantes infracções.
- Observar a
conduta dos jogadores anotando as advertências. (a segunda vez deve mostrar o
cartão amarelo), as exclusões, (a primeira e a segunda são de dois minutos e a
terceira será de cinco minutos) as expulsões, conforme a menor ou maior
gravidade da atitude anti-desportiva e a conduta anti-regulamentar, repetida e
a agressão física dentro ou fora do campo.
Inicio do jogo
Antes de
começar o jogo, os árbitros devem fazer o sorteio da posse da bola ou do campo
entre os capitães das duas equipas. Em seguida, cada equipa ocupa o seu meio-corpo
designado pelo sorteio. A equipa que fica na posse da bola da inicio ao jogo
com lançamento de saída, ao apito do arbitro, pelo jogador colocado no centro
da Lina do meio campo, em qualquer direcção.
Do lançamento de saída não se pode marcar golo
directamente. O lançamento também e utilizado na reposição da bola em jogo após
um golo.
Após o intervalo, o lançamento de saída e feito pela
equipa que não iniciou o jogo, embora as equipas mudem de campo.
O
guarda-redes
Dentro da sua
área de baliza e com e com intenção de defesa, pode deter a bola com qualquer
parte do corpo. Desde que não se encontre de posse da bola e se comporte como
um jogador de campo, pode sair da sua área de baliza, terá de fazer sem estar
de posse da bola
O
livre
Pode se
ocasionado pelas faltas seguintes:
- Na posse da
bola, dar mais de três passos
- Fazer dois
dribles ressaltar a bola. Agarra-la e a driblar novamente.
- Driblar incorrectamente
com duas mãos simultaneamente.
- Manter a
posse da bola, parado mais de três segundos
- Tocar a bola intencionalmente, abaixo dos joelhos.
- Passar a
bola para a sua própria área de baliza, intencionalmente, ficando nesta ou
saindo pela linha de baliza.
- Calcar (o jogo atacante) a linha de 6 m no remate
- Sempre que
um jogador inconclusivo
Ter na sua área de baliza, sem a bola, e dai tire
vantagem.
- Conduta
irregular para com os adversários (empurrar, agarrar ou rasteirar)
- Retirar a
bola dentro da área de baliza, no momento que ela se encontra em contacto com o
solo.
Os
livres devem se marcados no local onde as faltas são
cometidos. No momento da sua execução, os jogadores contrários devem manter
afastados 3 m do jogador lançador contudo, existem duas excepções:
- No livre de
9 m
As faltas cometidas entre a linha de 6 m e a linha
de 9 m e os jogadores contrários devem fazer a barreira na linha de 6 m
- no livre de 7 m
E um lançamento directo a baliza. Este tipo de livre
verifica-se quando um jogador:
- Entra há
sua área de baliza, intencionalmente, para defender.
Passa a bola ao seu guarda-redes, quando este se encontra dentro da
área, defendendo-a.
- Isolado, em
boa posição para realizar um remate com êxito, e empurrado, agarrado ou sofre
uma rasteira.
- Quando o
guarda-redes entra na sua área de baliza com a bola nas mãos.
Reposição
da bola em jogo
- No lançamento lateral
Sempre que a
bola ultrapassa as linhas laterais ou a linha de baliza, tendo sido tocada em
ultimo lugar por um defesa, e resposta em jogo por um jogador da equipa
adversaria.
Fundamentos
técnicos
A. Recepção
tem por
objectivo amortecer e agarrar a bola com segurança e determinação. No momento
de receber a bola, o jogador deve orientar-se na direcção do companheiro
possuidor da bola (passador) e na altura da recepção da mesma os braços devem
encontrar se estendido para os cotovelos descontraídos de seguida, ao contacto
com a bola, deve flecti-los para amortecer a velocidade desta e protegera com o
corpo.
Vamos abordar a recepção da bola segundo o tipo de
trajectória em situação de jogo:
- Alta,
quando a bola e recebida acima da cabeça.
- Media, quando a bola e recebida a
altura de peito
Na recepção, os polegares das duas mãos tocam um no
outro formando com os indicadores um «w».
- Baixa, quando e feita a altura da
cintura ou abaixo desta.
Evitar
- A recepção
regida da bola para que esta não resulte
- a colocação
das palmas das mãos viradas uma para a outra, paralelas, não segurando a bola
- O contacto
da bola com os braços flectidos – um fraco amortecimento da bola
B.
Passe
Tem por objectivo passar a bola jogável a um
companheiro. Contudo, esta depende de vários factores, tais como: a forca, a distância
a percorre o tipo de trajectória, a altura e a velocidade. Partir daqui, há
vários tipos de passe , sendo o mais importante e mais utilizado no jogo o passe
de ombro.
O jogador, que executa o passe e o responsável pela chegada
a bola ao seu destinatário. Logo se pode concluir que um jogador deve dominar
esta técnica para retardar por meio de simulação ou acelerar a sua execração.
Também e
necessário ter uma boa leitura de jogo para uma rápida recolha do tipo de
passe, assim como o momento adequado para o realizar. No entanto, deve existir
uma boa sincronização com o companheiro de equipa para eficaz transmissão da
bola no estante da desmarcação, no tempo
e no espaço. Por isso, o jogador, no momento da posse, deve:
- Orientar-se
na direcção do companheiro quem o passe e efectuado.
- Fazer o
ângulo recto com o braço e o antebraço da mão que segue a bola, ficando o
cotovelo a altura do ombro.
- Manter a palma
da mão por detrás da bola.
- Dirigir o braço
contrario na direcção do companheiro, quando deixa de estar em contacto com a
bola.
Conclusão
Concluímos que com a realização deste trabalho que
para alem de enriquecer os nossos conhecimentos em relação ao andebol também
percebemos que o futebol, basquetebol e outros desportos conhecidos a nível
mundial não são os únicos desportos que merecem respeito.
O andebol cada vez mais um desporto em ascensão e
merece tanto respeito como futebol pois ambos implicam a mesma forca física,
ambos implicam trabalho em grupo, operação e um excelente empenho do guarda-redes,
considerado a peca fundamental de um jogo de andebol.
E também e concluímos que e importante ter as regras
gravadas na mente pois elas são difíceis quando não as estudamos bem, e também
a forca física e a agilidade contam muito par o bom desempenho das equipes em
jogo.
Alem de nos divertimos, ao jogar o andebol ganhamos
mais anos de uma vida, uma vida -saudável.
------ 0Índice
Índice
1
Introdução
2
Andebol
3
Identificação
do jogo
4
Inicio do jogo
5
Fundamentos técnicos
6
Conclusão 7
Introdução
O andebol, como o próprio nome indica, e jogado
apenas com as mãos. A movimentação em campo tem características semelhantes as
do basquetebol (passe recepção e remate) a recepção da bola e importante e
utiliza-se o drible para prosseguir no terreno, o campo e rectangular e possui
duas balizas nas linhas de fundo. A área de seis metros situada em frente a baliza
não pode ser pisada por qualquer jogador, com excepção do guarda-redes. O jogo
tem duração de 60 minutos. A bola deve ter entre 54 e 60 cm de perímetro, e
passar entre 325 e 475 g
Andebol
O andebol como hoje se pratica e um deporto
relativamente recente. Pode considerar-se que o andebol, na variante de onze, e
de origem alemã. Contudo, os seus inventores, o capitão karl schellez,
professor de educação física da marinha alemã, numa visita ao Uruguai, em 1911,
observou uma actividade muito popular, o jogo do balon criado por Alberto
valetta, e o professor maximilina heiser observou na Dinamarca uma actividade
complemento técnico dos ginastas. Chamada handball dinish.
No regresso, ambos resolveram criar um tipo de jogo
no qual se devia utilizar uma bola dentro de um campo delimitado, que viria a
chamar-se handball.
O futebol sete não e uma invenção exclusiva dos
alemães. Embora lhes seja atribuída, é importante referir que na sua concepção,
regulamentação e desenvolvimento foi decisiva a acção de schellnz, e hiser. No
entanto os dinamarqueses comemoraram em 1954 os 50 anos da sua liga de andebol
segundo uma crónica desportiva de q911, milhares de espectadores assistiram aos
encontros de haanbol, embora não fosse o andebol tal como hoje se pratica. Este
jogo foi divulgado em 1904 pelo professor holger niesen, mais tarde, em 1904,
fixou as suas regras; a equipa era constituída por sete jogadores e era jogado
em pavilhões, em campo reduzido.
Após a 2
guerra mundial, com a criação dos campeonatos nacionais e internacionais, o
andebol de sete afirmou-se definitivamente como desporto pelas suas
características peculiares:
- pela grande emoção que transmite aos participantes,
com muitos golos.
No andebol são usados
sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais
utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na
linha dos 6 metros. A defesa 5x1 também é bastante utilizada onde 5 jogadores
se posicionam na linha dos 6 metros e um jogador (bico ou pivô) se posiciona
mais à frente que os outros. Não existem categorias e idades exactas para se
utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura táctica do defensor e,
principalmente, da postura da equipe adversária. Além disso, nos jogos entre equipas
de alto nível técnico, é comum a variação de formações de defesa durante o
jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversário
Identificação
do jogo
O andebol e
um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada ma delas com
sete jogadores em campo (um guarda-redes) mais cinco suplentes (um guarda-redes)· o campo é rectangular, delimitado
por duas linhas laterais e duas de baliza.
O
objectivo do jogo é introduzir a bola na baliza da equipa adversária (acção
ofensiva) e impedir que a bola entre na baliza (acção defensiva). E golo,
quando a bola ultrapassa totalmente a linha de baliza ou de golo, isto e, a
linha entre os postes da baliza.
Resultado:
- No final do tempo
regulamentar do jogo, pode existir uma igualdade, quando o número de golos
obtidos por ambas equipas é igual. Uma equipa vence um jogo, quando no final do
mesmo conseguiu marcar mais golos que a adversaria
Substituições:
- Os
suplentes podem entrar em jogo a qualquer momento e repetidamente, pela zona de
substituições, sem aviso prévio do cronometrista, desde que o jogador, substituído
tenha abandonado o campo pela mesma zona. Se o não fizer, a equipa pode ser
penalizada com um livre que pode ser de 7 m.
Á bola e esférica e a sua parte exterior e de couro.
Duração
do jogo:
- Normalmente
é dividido em duas partes iguais de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos.
Na idade em
que te encontras deves competir em jogos com a duração de duas partes iguais de
20 minutos, com um intervalo de 10 minutos.
Regras do jogo
A. Juízes
O jogo
e dirigido por dois árbitros, com os mesmos direitos, a quem compete:
- Dar
inicio e fim ao jogo
- Assinalar
as infracções as regra os golos. O arbitro, sempre que interrompe o jogo
através do apito. Deve indicar o local da falta e a direcção, usando sinais
próprios. Deve apitar duas vezes para a avalização do golo e uma vez nas
restantes infracções.
- Observar a
conduta dos jogadores anotando as advertências. (a segunda vez deve mostrar o
cartão amarelo), as exclusões, (a primeira e a segunda são de dois minutos e a
terceira será de cinco minutos) as expulsões, conforme a menor ou maior
gravidade da atitude anti-desportiva e a conduta anti-regulamentar, repetida e
a agressão física dentro ou fora do campo.
Inicio do jogo
Antes de
começar o jogo, os árbitros devem fazer o sorteio da posse da bola ou do campo
entre os capitães das duas equipas. Em seguida, cada equipa ocupa o seu meio-corpo
designado pelo sorteio. A equipa que fica na posse da bola da inicio ao jogo
com lançamento de saída, ao apito do arbitro, pelo jogador colocado no centro
da Lina do meio campo, em qualquer direcção.
Do lançamento de saída não se pode marcar golo
directamente. O lançamento também e utilizado na reposição da bola em jogo após
um golo.
Após o intervalo, o lançamento de saída e feito pela
equipa que não iniciou o jogo, embora as equipas mudem de campo.
O
guarda-redes
Dentro da sua
área de baliza e com e com intenção de defesa, pode deter a bola com qualquer
parte do corpo. Desde que não se encontre de posse da bola e se comporte como
um jogador de campo, pode sair da sua área de baliza, terá de fazer sem estar
de posse da bola
O
livre
Pode se
ocasionado pelas faltas seguintes:
- Na posse da
bola, dar mais de três passos
- Fazer dois
dribles ressaltar a bola. Agarra-la e a driblar novamente.
- Driblar incorrectamente
com duas mãos simultaneamente.
- Manter a
posse da bola, parado mais de três segundos
- Tocar a bola intencionalmente, abaixo dos joelhos.
- Passar a
bola para a sua própria área de baliza, intencionalmente, ficando nesta ou
saindo pela linha de baliza.
- Calcar (o jogo atacante) a linha de 6 m no remate
- Sempre que
um jogador inconclusivo
Ter na sua área de baliza, sem a bola, e dai tire
vantagem.
- Conduta
irregular para com os adversários (empurrar, agarrar ou rasteirar)
- Retirar a
bola dentro da área de baliza, no momento que ela se encontra em contacto com o
solo.
Os
livres devem se marcados no local onde as faltas são
cometidos. No momento da sua execução, os jogadores contrários devem manter
afastados 3 m do jogador lançador contudo, existem duas excepções:
- No livre de
9 m
As faltas cometidas entre a linha de 6 m e a linha
de 9 m e os jogadores contrários devem fazer a barreira na linha de 6 m
- no livre de 7 m
E um lançamento directo a baliza. Este tipo de livre
verifica-se quando um jogador:
- Entra há
sua área de baliza, intencionalmente, para defender.
Passa a bola ao seu guarda-redes, quando este se encontra dentro da
área, defendendo-a.
- Isolado, em
boa posição para realizar um remate com êxito, e empurrado, agarrado ou sofre
uma rasteira.
- Quando o
guarda-redes entra na sua área de baliza com a bola nas mãos.
Reposição
da bola em jogo
- No lançamento lateral
Sempre que a
bola ultrapassa as linhas laterais ou a linha de baliza, tendo sido tocada em
ultimo lugar por um defesa, e resposta em jogo por um jogador da equipa
adversaria.
Fundamentos
técnicos
A. Recepção
tem por
objectivo amortecer e agarrar a bola com segurança e determinação. No momento
de receber a bola, o jogador deve orientar-se na direcção do companheiro
possuidor da bola (passador) e na altura da recepção da mesma os braços devem
encontrar se estendido para os cotovelos descontraídos de seguida, ao contacto
com a bola, deve flecti-los para amortecer a velocidade desta e protegera com o
corpo.
Vamos abordar a recepção da bola segundo o tipo de
trajectória em situação de jogo:
- Alta,
quando a bola e recebida acima da cabeça.
- Media, quando a bola e recebida a
altura de peito
Na recepção, os polegares das duas mãos tocam um no
outro formando com os indicadores um «w».
- Baixa, quando e feita a altura da
cintura ou abaixo desta.
Evitar
- A recepção
regida da bola para que esta não resulte
- a colocação
das palmas das mãos viradas uma para a outra, paralelas, não segurando a bola
- O contacto
da bola com os braços flectidos – um fraco amortecimento da bola
B.
Passe
Tem por objectivo passar a bola jogável a um
companheiro. Contudo, esta depende de vários factores, tais como: a forca, a distância
a percorre o tipo de trajectória, a altura e a velocidade. Partir daqui, há
vários tipos de passe , sendo o mais importante e mais utilizado no jogo o passe
de ombro.
O jogador, que executa o passe e o responsável pela chegada
a bola ao seu destinatário. Logo se pode concluir que um jogador deve dominar
esta técnica para retardar por meio de simulação ou acelerar a sua execração.
Também e
necessário ter uma boa leitura de jogo para uma rápida recolha do tipo de
passe, assim como o momento adequado para o realizar. No entanto, deve existir
uma boa sincronização com o companheiro de equipa para eficaz transmissão da
bola no estante da desmarcação, no tempo
e no espaço. Por isso, o jogador, no momento da posse, deve:
- Orientar-se
na direcção do companheiro quem o passe e efectuado.
- Fazer o
ângulo recto com o braço e o antebraço da mão que segue a bola, ficando o
cotovelo a altura do ombro.
- Manter a palma
da mão por detrás da bola.
- Dirigir o braço
contrario na direcção do companheiro, quando deixa de estar em contacto com a
bola.
Conclusão
Concluímos que com a realização deste trabalho que
para alem de enriquecer os nossos conhecimentos em relação ao andebol também
percebemos que o futebol, basquetebol e outros desportos conhecidos a nível
mundial não são os únicos desportos que merecem respeito.
O andebol cada vez mais um desporto em ascensão e
merece tanto respeito como futebol pois ambos implicam a mesma forca física,
ambos implicam trabalho em grupo, operação e um excelente empenho do guarda-redes,
considerado a peca fundamental de um jogo de andebol.
E também e concluímos que e importante ter as regras
gravadas na mente pois elas são difíceis quando não as estudamos bem, e também
a forca física e a agilidade contam muito par o bom desempenho das equipes em
jogo.
Alem de nos divertimos, ao jogar o andebol ganhamos
mais anos de uma vida, uma vida -saudável.
0 comentários:
Enviar um comentário