ANUNCIO

VEJA MAIS

domingo, 27 de julho de 2014

projecto andebol

------            0Índice

         Índice 1
    Introdução 2
Andebol 3
       Identificação do jogo 4
    Inicio do jogo 5
Fundamentos técnicos 6
       Conclusão7
















Introdução

O andebol, como o próprio nome indica, e jogado apenas com as mãos. A movimentação em campo tem características semelhantes as do basquetebol (passe recepção e remate) a recepção da bola e importante e utiliza-se o drible para prosseguir no terreno, o campo e rectangular e possui duas balizas nas linhas de fundo. A área de seis metros situada em frente a baliza não pode ser pisada por qualquer jogador, com excepção do guarda-redes. O jogo tem duração de 60 minutos. A bola deve ter entre 54 e 60 cm de perímetro, e passar entre 325 e 475 g















Andebol
O andebol como hoje se pratica e um deporto relativamente recente. Pode considerar-se que o andebol, na variante de onze, e de origem alemã. Contudo, os seus inventores, o capitão karl schellez, professor de educação física da marinha alemã, numa visita ao Uruguai, em 1911, observou uma actividade muito popular, o jogo do balon criado por Alberto valetta, e o professor maximilina heiser observou na Dinamarca uma actividade complemento técnico dos ginastas. Chamada handball dinish.                                              
No regresso, ambos resolveram criar um tipo de jogo no qual se devia utilizar uma bola dentro de um campo delimitado, que viria a chamar-se handball.
O futebol sete não e uma invenção exclusiva dos alemães. Embora lhes seja atribuída, é importante referir que na sua concepção, regulamentação e desenvolvimento foi decisiva a acção de schellnz, e hiser. No entanto os dinamarqueses comemoraram em 1954 os 50 anos da sua liga de andebol segundo uma crónica desportiva de q911, milhares de espectadores assistiram aos encontros de haanbol, embora não fosse o andebol tal como hoje se pratica. Este jogo foi divulgado em 1904 pelo professor holger niesen, mais tarde, em 1904, fixou as suas regras; a equipa era constituída por sete jogadores e era jogado em pavilhões, em campo reduzido.
  Após a 2 guerra mundial, com a criação dos campeonatos nacionais e internacionais, o andebol de sete afirmou-se definitivamente como desporto pelas suas características peculiares:
- pela grande emoção que transmite aos participantes, com muitos golos.
No andebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5x1 também é bastante utilizada onde 5 jogadores se posicionam na linha dos 6 metros e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros. Não existem categorias e idades exactas para se utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura táctica do defensor e, principalmente, da postura da equipe adversária. Além disso, nos jogos entre equipas de alto nível técnico, é comum a variação de formações de defesa durante o jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversário
Identificação do jogo
   O andebol e um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada ma delas com sete jogadores em campo (um guarda-redes) mais cinco suplentes (um guarda-redes)·            o campo é rectangular, delimitado por duas linhas laterais e duas de baliza.
    O objectivo do jogo é introduzir a bola na baliza da equipa adversária (acção ofensiva) e impedir que a bola entre na baliza (acção defensiva). E golo, quando a bola ultrapassa totalmente a linha de baliza ou de golo, isto e, a linha entre os postes da baliza.


Resultado:
  - No final do tempo regulamentar do jogo, pode existir uma igualdade, quando o número de golos obtidos por ambas equipas é igual. Uma equipa vence um jogo, quando no final do mesmo conseguiu marcar mais golos que a adversaria

Substituições:
  - Os suplentes podem entrar em jogo a qualquer momento e repetidamente, pela zona de substituições, sem aviso prévio do cronometrista, desde que o jogador, substituído tenha abandonado o campo pela mesma zona. Se o não fizer, a equipa pode ser penalizada com um livre que pode ser de 7 m.
Á bola e esférica e a sua parte exterior e de couro.
Duração do jogo:
     - Normalmente é dividido em duas partes iguais de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos.
  Na idade em que te encontras deves competir em jogos com a duração de duas partes iguais de 20 minutos, com um intervalo de 10 minutos.
Regras do jogo
A. Juízes 
       O jogo e dirigido por dois árbitros, com os mesmos direitos, a quem compete:
        - Dar inicio e fim ao jogo
       - Assinalar as infracções as regra os golos. O arbitro, sempre que interrompe o jogo através do apito. Deve indicar o local da falta e a direcção, usando sinais próprios. Deve apitar duas vezes para a avalização do golo e uma vez nas restantes infracções.
 - Observar a conduta dos jogadores anotando as advertências. (a segunda vez deve mostrar o cartão amarelo), as exclusões, (a primeira e a segunda são de dois minutos e a terceira será de cinco minutos) as expulsões, conforme a menor ou maior gravidade da atitude anti-desportiva e a conduta anti-regulamentar, repetida e a agressão física dentro ou fora do campo.
  Inicio do jogo
  Antes de começar o jogo, os árbitros devem fazer o sorteio da posse da bola ou do campo entre os capitães das duas equipas. Em seguida, cada equipa ocupa o seu meio-corpo designado pelo sorteio. A equipa que fica na posse da bola da inicio ao jogo com lançamento de saída, ao apito do arbitro, pelo jogador colocado no centro da Lina do meio campo, em qualquer direcção.
Do lançamento de saída não se pode marcar golo directamente. O lançamento também e utilizado na reposição da bola em jogo após um golo.
Após o intervalo, o lançamento de saída e feito pela equipa que não iniciou o jogo, embora as equipas mudem de campo.
O guarda-redes
 Dentro da sua área de baliza e com e com intenção de defesa, pode deter a bola com qualquer parte do corpo. Desde que não se encontre de posse da bola e se comporte como um jogador de campo, pode sair da sua área de baliza, terá de fazer sem estar de posse da bola
O livre
   Pode se ocasionado pelas faltas seguintes:
 - Na posse da bola, dar mais de três passos
 - Fazer dois dribles ressaltar a bola. Agarra-la e a driblar novamente.
 - Driblar incorrectamente com duas mãos simultaneamente.
 - Manter a posse da bola, parado mais de três segundos
- Tocar a bola intencionalmente, abaixo dos joelhos.
 - Passar a bola para a sua própria área de baliza, intencionalmente, ficando nesta ou saindo pela linha de baliza.
- Calcar (o jogo atacante) a linha de 6 m no remate
 - Sempre que um jogador inconclusivo
Ter na sua área de baliza, sem a bola, e dai tire vantagem.
 - Conduta irregular para com os adversários (empurrar, agarrar ou rasteirar)
 - Retirar a bola dentro da área de baliza, no momento que ela se encontra em contacto com o solo.
Os livres devem se marcados no local onde as faltas são cometidos. No momento da sua execução, os jogadores contrários devem manter afastados 3 m do jogador lançador contudo, existem duas excepções:
 - No livre de 9 m
As faltas cometidas entre a linha de 6 m e a linha de 9 m e os jogadores contrários devem fazer a barreira na linha de 6 m
- no livre de 7 m
E um lançamento directo a baliza. Este tipo de livre verifica-se quando um jogador:
 - Entra há sua área de baliza, intencionalmente, para defender.
           Passa a bola ao seu guarda-redes, quando este se encontra dentro da área, defendendo-a.
 - Isolado, em boa posição para realizar um remate com êxito, e empurrado, agarrado ou sofre uma rasteira.
  - Quando o guarda-redes entra na sua área de baliza com a bola nas mãos.
Reposição da bola em jogo
 - No lançamento lateral
 Sempre que a bola ultrapassa as linhas laterais ou a linha de baliza, tendo sido tocada em ultimo lugar por um defesa, e resposta em jogo por um jogador da equipa adversaria.
Fundamentos técnicos
A. Recepção
   tem por objectivo amortecer e agarrar a bola com segurança e determinação. No momento de receber a bola, o jogador deve orientar-se na direcção do companheiro possuidor da bola (passador) e na altura da recepção da mesma os braços devem encontrar se estendido para os cotovelos descontraídos de seguida, ao contacto com a bola, deve flecti-los para amortecer a velocidade desta e protegera com o corpo.
Vamos abordar a recepção da bola segundo o tipo de trajectória em situação de jogo:
 - Alta, quando a bola e recebida acima da cabeça.
 - Media, quando a bola e recebida a altura de peito
Na recepção, os polegares das duas mãos tocam um no outro formando com os indicadores um «w».
 - Baixa, quando e feita a altura da cintura ou abaixo desta.





Evitar
 - A recepção regida da bola para que esta não resulte
 - a colocação das palmas das mãos viradas uma para a outra, paralelas, não segurando a bola
 - O contacto da bola com os braços flectidos – um fraco amortecimento da bola
B. Passe
    Tem por objectivo passar a bola jogável a um companheiro. Contudo, esta depende de vários factores, tais como: a forca, a distância a percorre o tipo de trajectória, a altura e a velocidade. Partir daqui, há vários tipos de passe , sendo o mais importante e mais utilizado no jogo o passe de ombro.
O jogador, que executa o passe e o responsável pela chegada a bola ao seu destinatário. Logo se pode concluir que um jogador deve dominar esta técnica para retardar por meio de simulação ou acelerar a sua execração.
  Também e necessário ter uma boa leitura de jogo para uma rápida recolha do tipo de passe, assim como o momento adequado para o realizar. No entanto, deve existir uma boa sincronização com o companheiro de equipa para eficaz transmissão da bola no   estante da desmarcação, no tempo e no espaço. Por isso, o jogador, no momento da posse, deve:
 - Orientar-se na direcção do companheiro quem o passe e efectuado.
 - Fazer o ângulo recto com o braço e o antebraço da mão que segue a bola, ficando o cotovelo a altura do ombro.
 - Manter a palma da mão por detrás da bola.
 - Dirigir o braço contrario na direcção do companheiro, quando deixa de estar em contacto com a bola.




Conclusão
Concluímos que com a realização deste trabalho que para alem de enriquecer os nossos conhecimentos em relação ao andebol também percebemos que o futebol, basquetebol e outros desportos conhecidos a nível mundial não são os únicos desportos que merecem respeito.
O andebol cada vez mais um desporto em ascensão e merece tanto respeito como futebol pois ambos implicam a mesma forca física, ambos implicam trabalho em grupo, operação e um excelente empenho do guarda-redes, considerado a peca fundamental de um jogo de andebol.
E também e concluímos que e importante ter as regras gravadas na mente pois elas são difíceis quando não as estudamos bem, e também a forca física e a agilidade contam muito par o bom desempenho das equipes em jogo.

Alem de nos divertimos, ao jogar o andebol ganhamos mais anos de uma vida, uma vida -saudável.
------            0Índice

         Índice 1
    Introdução 2
Andebol 3
       Identificação do jogo 4
    Inicio do jogo 5
Fundamentos técnicos 6
       Conclusão7
















Introdução

O andebol, como o próprio nome indica, e jogado apenas com as mãos. A movimentação em campo tem características semelhantes as do basquetebol (passe recepção e remate) a recepção da bola e importante e utiliza-se o drible para prosseguir no terreno, o campo e rectangular e possui duas balizas nas linhas de fundo. A área de seis metros situada em frente a baliza não pode ser pisada por qualquer jogador, com excepção do guarda-redes. O jogo tem duração de 60 minutos. A bola deve ter entre 54 e 60 cm de perímetro, e passar entre 325 e 475 g















Andebol
O andebol como hoje se pratica e um deporto relativamente recente. Pode considerar-se que o andebol, na variante de onze, e de origem alemã. Contudo, os seus inventores, o capitão karl schellez, professor de educação física da marinha alemã, numa visita ao Uruguai, em 1911, observou uma actividade muito popular, o jogo do balon criado por Alberto valetta, e o professor maximilina heiser observou na Dinamarca uma actividade complemento técnico dos ginastas. Chamada handball dinish.                                              
No regresso, ambos resolveram criar um tipo de jogo no qual se devia utilizar uma bola dentro de um campo delimitado, que viria a chamar-se handball.
O futebol sete não e uma invenção exclusiva dos alemães. Embora lhes seja atribuída, é importante referir que na sua concepção, regulamentação e desenvolvimento foi decisiva a acção de schellnz, e hiser. No entanto os dinamarqueses comemoraram em 1954 os 50 anos da sua liga de andebol segundo uma crónica desportiva de q911, milhares de espectadores assistiram aos encontros de haanbol, embora não fosse o andebol tal como hoje se pratica. Este jogo foi divulgado em 1904 pelo professor holger niesen, mais tarde, em 1904, fixou as suas regras; a equipa era constituída por sete jogadores e era jogado em pavilhões, em campo reduzido.
  Após a 2 guerra mundial, com a criação dos campeonatos nacionais e internacionais, o andebol de sete afirmou-se definitivamente como desporto pelas suas características peculiares:
- pela grande emoção que transmite aos participantes, com muitos golos.
No andebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5x1 também é bastante utilizada onde 5 jogadores se posicionam na linha dos 6 metros e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros. Não existem categorias e idades exactas para se utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura táctica do defensor e, principalmente, da postura da equipe adversária. Além disso, nos jogos entre equipas de alto nível técnico, é comum a variação de formações de defesa durante o jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversário
Identificação do jogo
   O andebol e um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada ma delas com sete jogadores em campo (um guarda-redes) mais cinco suplentes (um guarda-redes)·            o campo é rectangular, delimitado por duas linhas laterais e duas de baliza.
    O objectivo do jogo é introduzir a bola na baliza da equipa adversária (acção ofensiva) e impedir que a bola entre na baliza (acção defensiva). E golo, quando a bola ultrapassa totalmente a linha de baliza ou de golo, isto e, a linha entre os postes da baliza.


Resultado:
  - No final do tempo regulamentar do jogo, pode existir uma igualdade, quando o número de golos obtidos por ambas equipas é igual. Uma equipa vence um jogo, quando no final do mesmo conseguiu marcar mais golos que a adversaria

Substituições:
  - Os suplentes podem entrar em jogo a qualquer momento e repetidamente, pela zona de substituições, sem aviso prévio do cronometrista, desde que o jogador, substituído tenha abandonado o campo pela mesma zona. Se o não fizer, a equipa pode ser penalizada com um livre que pode ser de 7 m.
Á bola e esférica e a sua parte exterior e de couro.
Duração do jogo:
     - Normalmente é dividido em duas partes iguais de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos.
  Na idade em que te encontras deves competir em jogos com a duração de duas partes iguais de 20 minutos, com um intervalo de 10 minutos.
Regras do jogo
A. Juízes 
       O jogo e dirigido por dois árbitros, com os mesmos direitos, a quem compete:
        - Dar inicio e fim ao jogo
       - Assinalar as infracções as regra os golos. O arbitro, sempre que interrompe o jogo através do apito. Deve indicar o local da falta e a direcção, usando sinais próprios. Deve apitar duas vezes para a avalização do golo e uma vez nas restantes infracções.
 - Observar a conduta dos jogadores anotando as advertências. (a segunda vez deve mostrar o cartão amarelo), as exclusões, (a primeira e a segunda são de dois minutos e a terceira será de cinco minutos) as expulsões, conforme a menor ou maior gravidade da atitude anti-desportiva e a conduta anti-regulamentar, repetida e a agressão física dentro ou fora do campo.
  Inicio do jogo
  Antes de começar o jogo, os árbitros devem fazer o sorteio da posse da bola ou do campo entre os capitães das duas equipas. Em seguida, cada equipa ocupa o seu meio-corpo designado pelo sorteio. A equipa que fica na posse da bola da inicio ao jogo com lançamento de saída, ao apito do arbitro, pelo jogador colocado no centro da Lina do meio campo, em qualquer direcção.
Do lançamento de saída não se pode marcar golo directamente. O lançamento também e utilizado na reposição da bola em jogo após um golo.
Após o intervalo, o lançamento de saída e feito pela equipa que não iniciou o jogo, embora as equipas mudem de campo.
O guarda-redes
 Dentro da sua área de baliza e com e com intenção de defesa, pode deter a bola com qualquer parte do corpo. Desde que não se encontre de posse da bola e se comporte como um jogador de campo, pode sair da sua área de baliza, terá de fazer sem estar de posse da bola
O livre
   Pode se ocasionado pelas faltas seguintes:
 - Na posse da bola, dar mais de três passos
 - Fazer dois dribles ressaltar a bola. Agarra-la e a driblar novamente.
 - Driblar incorrectamente com duas mãos simultaneamente.
 - Manter a posse da bola, parado mais de três segundos
- Tocar a bola intencionalmente, abaixo dos joelhos.
 - Passar a bola para a sua própria área de baliza, intencionalmente, ficando nesta ou saindo pela linha de baliza.
- Calcar (o jogo atacante) a linha de 6 m no remate
 - Sempre que um jogador inconclusivo
Ter na sua área de baliza, sem a bola, e dai tire vantagem.
 - Conduta irregular para com os adversários (empurrar, agarrar ou rasteirar)
 - Retirar a bola dentro da área de baliza, no momento que ela se encontra em contacto com o solo.
Os livres devem se marcados no local onde as faltas são cometidos. No momento da sua execução, os jogadores contrários devem manter afastados 3 m do jogador lançador contudo, existem duas excepções:
 - No livre de 9 m
As faltas cometidas entre a linha de 6 m e a linha de 9 m e os jogadores contrários devem fazer a barreira na linha de 6 m
- no livre de 7 m
E um lançamento directo a baliza. Este tipo de livre verifica-se quando um jogador:
 - Entra há sua área de baliza, intencionalmente, para defender.
           Passa a bola ao seu guarda-redes, quando este se encontra dentro da área, defendendo-a.
 - Isolado, em boa posição para realizar um remate com êxito, e empurrado, agarrado ou sofre uma rasteira.
  - Quando o guarda-redes entra na sua área de baliza com a bola nas mãos.
Reposição da bola em jogo
 - No lançamento lateral
 Sempre que a bola ultrapassa as linhas laterais ou a linha de baliza, tendo sido tocada em ultimo lugar por um defesa, e resposta em jogo por um jogador da equipa adversaria.
Fundamentos técnicos
A. Recepção
   tem por objectivo amortecer e agarrar a bola com segurança e determinação. No momento de receber a bola, o jogador deve orientar-se na direcção do companheiro possuidor da bola (passador) e na altura da recepção da mesma os braços devem encontrar se estendido para os cotovelos descontraídos de seguida, ao contacto com a bola, deve flecti-los para amortecer a velocidade desta e protegera com o corpo.
Vamos abordar a recepção da bola segundo o tipo de trajectória em situação de jogo:
 - Alta, quando a bola e recebida acima da cabeça.
 - Media, quando a bola e recebida a altura de peito
Na recepção, os polegares das duas mãos tocam um no outro formando com os indicadores um «w».
 - Baixa, quando e feita a altura da cintura ou abaixo desta.





Evitar
 - A recepção regida da bola para que esta não resulte
 - a colocação das palmas das mãos viradas uma para a outra, paralelas, não segurando a bola
 - O contacto da bola com os braços flectidos – um fraco amortecimento da bola
B. Passe
    Tem por objectivo passar a bola jogável a um companheiro. Contudo, esta depende de vários factores, tais como: a forca, a distância a percorre o tipo de trajectória, a altura e a velocidade. Partir daqui, há vários tipos de passe , sendo o mais importante e mais utilizado no jogo o passe de ombro.
O jogador, que executa o passe e o responsável pela chegada a bola ao seu destinatário. Logo se pode concluir que um jogador deve dominar esta técnica para retardar por meio de simulação ou acelerar a sua execração.
  Também e necessário ter uma boa leitura de jogo para uma rápida recolha do tipo de passe, assim como o momento adequado para o realizar. No entanto, deve existir uma boa sincronização com o companheiro de equipa para eficaz transmissão da bola no   estante da desmarcação, no tempo e no espaço. Por isso, o jogador, no momento da posse, deve:
 - Orientar-se na direcção do companheiro quem o passe e efectuado.
 - Fazer o ângulo recto com o braço e o antebraço da mão que segue a bola, ficando o cotovelo a altura do ombro.
 - Manter a palma da mão por detrás da bola.
 - Dirigir o braço contrario na direcção do companheiro, quando deixa de estar em contacto com a bola.




Conclusão
Concluímos que com a realização deste trabalho que para alem de enriquecer os nossos conhecimentos em relação ao andebol também percebemos que o futebol, basquetebol e outros desportos conhecidos a nível mundial não são os únicos desportos que merecem respeito.
O andebol cada vez mais um desporto em ascensão e merece tanto respeito como futebol pois ambos implicam a mesma forca física, ambos implicam trabalho em grupo, operação e um excelente empenho do guarda-redes, considerado a peca fundamental de um jogo de andebol.
E também e concluímos que e importante ter as regras gravadas na mente pois elas são difíceis quando não as estudamos bem, e também a forca física e a agilidade contam muito par o bom desempenho das equipes em jogo.

Alem de nos divertimos, ao jogar o andebol ganhamos mais anos de uma vida, uma vida -saudável.

0 comentários:

Enviar um comentário

PESQUISAS RELACIONADAS