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terça-feira, 24 de novembro de 2015

Plano de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas a Crianças em Risco de Desenvolvimento.

        Índice

 Introdução 3
        Conceitos básicos 4
    Descrição da turma e breve historial 5
Observação da aula de Português 6
Observação das aulas de matemática 7
Observação da aula de educação física 8
Aspectos negativos 9
Conclusão 10
Sugestões 11
Bibliografia 12


Plano de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas a Crianças em Risco de Desenvolvimento.

Lista de controlo 1
Escala de medição: 1 (sim); 0 (não)

Nelton
Indicadores
Reside sozinho ou por iniciativa própria em que a actividade trabalha
0
Busca por si próprio os materiais necessários para levar a cabo a sua decisão
0
Realiza a actividade de acordo com a decisão tomada
0
Completa actividade iniciada
1
Colabora com o grupo na consecução das actividades
1
Pontuação
2














1. Introdução
O presente trabalho e fruto de uma observação feita na Escola Primaria de 1º grau 1 de Junho – Maxixe ao aluno Nelton Leonardo Moloche de seis anos de idade, frequentando a 1ª classe turma B cujo sua professora responde pelo nome de Beatriz Hilario com formação Psico– Pedagogia da 10 + 2 anos de experiencia profissional na careira.
1.2 Objectivo geral.
O trabalho centra – se fundamentalmente na observação e documentação da criança no desenvolvimento Psico-motor do aluno e obtenção de dados sólidos.
1.3 Objectivos específicos
• Identificar a criança com problemas de atraso no desenvolvimento Psico-motor no processo de aprendizagem
• Seleccionar factores que intervêm no desenvolvimento Psico-motor do aluno período da segunda infância.
• Colher ideias de mais professores para lidar – se com a situação.
1.4  Metodologia de trabalho
  Para a obtenção de dados, centrei – me na observação de aulas de português, Matemática e Educação Física como forma de confirmar o desenvolvimento Psico – Pedagógico em diferentes ambientes de disciplinas. O trabalho insidia muito na avaliação da assiduidade, rapidez na escrita e realização de outras actividades pedagógicas.




Conceitos básicos
  Observação e uma técnica de colecta de dados para conseguir informações utilizando os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar factos ou fenómenos que se desejam estudar (MARCON & LAKATOS; 2002: 88). Na minha percepção trata-se de uma observação pormenorizada com fim de colher informações para um determinado estudo. Neste sentido, para o presente estudo foi feita a observação ao aluno Nelton da 1ª classe turma B, que consistiu no acompanhamento do mesmo durante as aulas de português, matemática e Educação Física, a fim de colher informações relevantes sobre o desenvolvimento psico-motor.
Documentação processo de armazenamento de informações após uma observação.
A documentação do estudo foi feta com a finalidade de armazenamento das informações recolhidas durante a observação feita no campo de pesquisa.
Desenvolvimento mudanças quantitativas e qualitativa que ocorrem no funcionamento do organismo (MWAMWENDA; 2004: 136). Nesse sentido, ao falarmos do desenvolvimento estamos a ferir as mudanças quantitativas e qualitativas que ocorrem na criança ao longo do tempo.
Ensino é gravar ideias na cabeça do aluno (PILET; 2014: 28). Por mim, e um meio que se usa para assimilação da matéria.
Habilidade motora designa – se ao saber fazer.
Plano de aula é a previsão mais objectiva possível de actividades escolares para a efectivação do processo de ensino e aprendizagem orientada para o alcance dos objectivos previstos (NÉRICI; 1988: 237) analisando concluo que plano da aula é um documento que orienta o professor de modo a evitar improvisos, permitir uma boa distribuição do tempo e maior alcance dos objectivos.
De acordo com a LIBANEO (1990: 156) métodos de ensino são acções do professor através das quais organiza as actividades de ensino para facilitar a assimilação dos conteúdos.
Segunda infância período de vida do individuo que parte dos seis aos dez anos de idade (MWAMWENDA; 2004) e preciso considerar a infância como uma condição da criança.
  A infância e um período definido biologicamente, é uma categoria que surge ao longo das transformações da sociedade e se torne uma referência histórica e social, COSTUMES (2014:49)




Descrição da turma e breve historial
Nelton Leonardo Moloche, nasceu aos 21 de Agosto de 2008 e filho de pais camponeses frequenta a escola Primaria do 1º Grau 1 de Junho – Maxixe, entrou para a escola no ano 2014, recebe aulas numa sala construída por material local que não apresenta um ambiente favorável pois o tecto esta desfeito no meio, paredes praticamente destruídas, quadro não pintado, sala sem carteiras. Apesar de tudo isso o espaço da sala é suficiente para a circulação dos alunos, sendo que a mesma turma tem 20 homens e 23 mulheres totalizando 43 estudantes.
  O menino, tem alguma deficiência auditiva.
  Segundo ZABALZA (1987) nos primeiros anos de escolaridade, as crianças deviam ser ensinadas pelas mulheres pois tem um lado materno inato, sabem ajudar as crianças a desenvolver, conviver com os outros, incentivar a fala de si e ajudar a serem dinâmicas. Nessa ordem de ideias, o Nelton e ensinado pela professora Beatriz Hilario.
  Para MARDNS (1998: 49) os professores terão de ser seleccionados dentre os mais capazes candidatos e não dentre os que caíram numa formação para docência por curso.



Observação da aula de Português
Nelton revelou uma boa assiduidade e pontualidade chegando antes do inicio da aula e participou do canto do Hino Nacional. Quando a professora chegou todos os meninos saudaram – na em pé seguidamente ela fez o controlo das presenças, chegada a vez o menino, respondeu levantando o braço com intenção de que a professora lhe localizasse facilmente. Durante a correcção do TPC o menino voluntariarizou – se para escrever no quadrado as sílabas (da, do, de, di, du). O pequeno teve dificuldades de escrever tendo escrito (ab; uq) o que levou que um colega fosse lhe ajudar.
  A professora levou as crianças para que relacionassem o que já aprenderam com o tema em estudo que versava sobre a "leitura e escrita da letra (v) ", pediu aos alunos para que indicassem a vista. Nesta tarefa, Nelton mostrou – se mais uma vez incapaz pois para ele Português é a língua segunda, quer dizer ele em casa comunica – se em xitwa, porém a professora não foi atenciosa porque não descobriu que o menino não identificava a sua vista.
  Na leccionação, a professora usa material didáctica para facilitar para facilitar a mediação da aula (sopa de letras) dado que as crianças nesta classe no estagio das peracoes concretas de Piaget (NERICE, 1988: 45), mesmo com tudo isto as crianças ainda apresentam dificuldades na lateralizacao trocando a posição das letras, algumas crianças em particular o Nelson não foi capaz de circundar a letra "v" escrita a imprensa porque ainda mostra uma imaturidade na distinção de cursiva e imprensa.
  Chegado o momento da escrita da letra "v" a professora condicionou o desenvolvimento psico-motor estimulando o aluno a escrever com rapidez no ar, no chão, no caderno. A partir desses exercícios, Nelton assimilou com facilidade a escrita da letra passando desta forma a ajudar os colegas com dificuldades.
  Segundo NÉRTC (1988, 41) assimilação é o processo de incorporação da maneira de actuar sobre novos esquemas de acção já existentes no indivíduo.
  A professora privilegia o método de colaboração conjunto na leccionação e usar esforço secundário para encorajar o aluno.
  Segundo o SPRINTHALL (1993: 260) reforço secundário são acções que encorajam a repetição de um comportamento particular, exemplo elogios, sorrisos ou atenção em tempos livres.





Observação das aulas de matemática
  As aulas tinham como tema a escrita do número 10, adição e subtracção do limite 20. Para escrita do número 10, a professora orientou a leitura dos números de 1 a 10 seguido de uma exercitação para depois e escrita de numero 10 que consistiu na escrita primeiro no ar, chão, caderno e finalmente no livro. É através desse esforço da professora que Nelton ganhou habilidade da escrita do número 10 ate que acabou orientando os colegas que ainda não sabiam.
Na escrita no limite 20 mostraram dificuldades dos números 3, 6 e 7. Na correcção dos exercícios a professora apenas colocou x não teve oportunidade de retomar a oportunidade de retomar as aulas da escrita dos números que as crianças mostraram dificuldades.


11
12
1ε
14
15
1ə
1ғ
18
19
20
20
19
18
1ғ
1ə
15
14
1m
12
11


  Segundo NÉRICE (1988: 168) a repetição, os exércitos e pratica são fundamentais para bom processo da ficção da aprendizagem.
  No fim de uma aula, sempre orienta-se que o professor deve orientar uma síntese da aula orientada pelos alunos em cooperação com o professor.
Nelton mostrou estas dificuldades porque em casa não tem tido apoio dos seus pais, porque não foram a escola, por isso não tem tido apoio em relação as dificuldades não sanadas na sala de aula.
  Apesar das dificuldades acima apresentadas, o Nelton apresenta uma capacidade cognitiva melhor assim como psico-motora apenas precisa que a professora use metodologias adequadas para despertar o conhecimento dele.
  Tendo em cota o método Montessoriano, a professora deve ensinar respeitando a faixa etária da criança tomando em conta que a educação e uma conquista da criança e bem orientada ela tem capacidade de ensinar a nos mesmo se lhe for dada as condições na visão de Piaget a escola, a partir do seu plano de estudo deve possibilitar um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensor – motor ate ao ultimo estagio.





Observação da aula de educação física
  A aula observada tinha como teor lançar e encachar objectos, o aluno em estudo, mostrou-se muito motivado pelo jogo apresentado pela professora.
  Segundo Referencial Nacional (1998) a criança precisa brincar, ter prazer e alegria para crescer como forma de equilíbrio entre ela e o mundo fazendo com que ela desenvolva a construção do conhecimento no período sensor - motor, preparatório ainda sobre os objectivos desde pequena.
Os jogos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento psico-motor e no processo de aprendizagem, do domínio social da criança através dos jogos é possível também exercitar processos mentais e das habilidades





Aspectos negativos
- Alteração do horário da pratica de educação física dentro do horário normal da classe.
- A falta de estimulação dos alunos chamando-os pelos seus próprios nomes (menino) ao invés de Nelton
- Superlotação das disciplinas.
- Permanência dos alunos na escola durante muito tempo.
- Precárias condições que a sala apresenta.
- Fraca participação dos alunos nos últimos tempos.
- Falta de colocação das datas na correcção dos livros e cadernetas para facilitar o controlo da chegada das crianças à escola por parte dos pais.
- Dificuldades na transformação de uma palavra escrita a impressa para cursiva.





Conclusão
  Para a observação e documentação do processo psicomotor do Nelton Leonardo Moloche realizou-se em simultâneo a análise da cognição e da acção uma vez a cognição baseia-se no acto de execução enquanto a acção consiste em saber executar com menor ou maior influencia e perfeição. Para alcançar o desenvolvimento psico-motor precisa-se de observar o conhecimento da acção durante o processo de ensino aprendizagem do aluno e a destreza na sua execução. Nesta ordem de ideia, a partir da observação feita nas disciplinas de matemática e educação física conclui que Nelton desenvolveu no seu processo psico-motor, tendo ganho durante as aulas automatização, hábitos, atitudes e valores que se desenvolveram através do treino que a professora fez no processo da leccionação tendo conhecido maior possibilidade psico-motora.





Sugestões
No que diz respeito a construção da sala sugiro que a escola com ajuda do conselho deveria estudar modalidades para o melhoramento da sala de aulas, pintura do quadro.
Quanto ao desempenho psico-motor do Nelton a professora deveria colaborar muito mais com os pais para melhorar conhecer o ambiente que favorece uma melhor aprendizagem para o desenvolvimento das atitudes, desejos e capacidades. Nas classes iniciais deveria - se estudar junto do ministério a possibilidade de redução de tempos de permanência dos alunos na medida em que eles ainda não têm motivação intrínseca para aprendizagem.
Do lado da professora deve compreender que na aprendizagem de temas mais complexos deve haver mais tempo de conveniência com o mesmo e exercícios adequados.




 Bibliografia
LIBANEO José Carlos. Didáctica. CORTEZ Editora, Pão Paulo, 1990.
MWAMWENDA, Tunturfye S. Psicologia Educacional: Uma perspectiva africana. Textos Editorais, Maputo, 2004.
NERICE, Imideo G. didáctica uma Introdução. 2ª Edição, Editora Atlas, são Paulo, 1988
PILETTI Claudino. Didáctica geral. 3ª Edição, Textos Editoras, São Paulo, 2004
SPRINTHALL, Norma A. R. psicologia educacional: uma abordagem desenvolvimentista, Editora Megraw-Hill, Lisboa, 1993.
TAVARES Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem. 1ª Edição repressão, Coimbra Almadina, 2005


 



        Índice

 Introdução 3
        Conceitos básicos 4
    Descrição da turma e breve historial 5
Observação da aula de Português 6
Observação das aulas de matemática 7
Observação da aula de educação física 8
Aspectos negativos 9
Conclusão 10
Sugestões 11
Bibliografia 12


Plano de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas a Crianças em Risco de Desenvolvimento.

Lista de controlo 1
Escala de medição: 1 (sim); 0 (não)

Nelton
Indicadores
Reside sozinho ou por iniciativa própria em que a actividade trabalha
0
Busca por si próprio os materiais necessários para levar a cabo a sua decisão
0
Realiza a actividade de acordo com a decisão tomada
0
Completa actividade iniciada
1
Colabora com o grupo na consecução das actividades
1
Pontuação
2














1. Introdução
O presente trabalho e fruto de uma observação feita na Escola Primaria de 1º grau 1 de Junho – Maxixe ao aluno Nelton Leonardo Moloche de seis anos de idade, frequentando a 1ª classe turma B cujo sua professora responde pelo nome de Beatriz Hilario com formação Psico– Pedagogia da 10 + 2 anos de experiencia profissional na careira.
1.2 Objectivo geral.
O trabalho centra – se fundamentalmente na observação e documentação da criança no desenvolvimento Psico-motor do aluno e obtenção de dados sólidos.
1.3 Objectivos específicos
• Identificar a criança com problemas de atraso no desenvolvimento Psico-motor no processo de aprendizagem
• Seleccionar factores que intervêm no desenvolvimento Psico-motor do aluno período da segunda infância.
• Colher ideias de mais professores para lidar – se com a situação.
1.4  Metodologia de trabalho
  Para a obtenção de dados, centrei – me na observação de aulas de português, Matemática e Educação Física como forma de confirmar o desenvolvimento Psico – Pedagógico em diferentes ambientes de disciplinas. O trabalho insidia muito na avaliação da assiduidade, rapidez na escrita e realização de outras actividades pedagógicas.




Conceitos básicos
  Observação e uma técnica de colecta de dados para conseguir informações utilizando os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar factos ou fenómenos que se desejam estudar (MARCON & LAKATOS; 2002: 88). Na minha percepção trata-se de uma observação pormenorizada com fim de colher informações para um determinado estudo. Neste sentido, para o presente estudo foi feita a observação ao aluno Nelton da 1ª classe turma B, que consistiu no acompanhamento do mesmo durante as aulas de português, matemática e Educação Física, a fim de colher informações relevantes sobre o desenvolvimento psico-motor.
Documentação processo de armazenamento de informações após uma observação.
A documentação do estudo foi feta com a finalidade de armazenamento das informações recolhidas durante a observação feita no campo de pesquisa.
Desenvolvimento mudanças quantitativas e qualitativa que ocorrem no funcionamento do organismo (MWAMWENDA; 2004: 136). Nesse sentido, ao falarmos do desenvolvimento estamos a ferir as mudanças quantitativas e qualitativas que ocorrem na criança ao longo do tempo.
Ensino é gravar ideias na cabeça do aluno (PILET; 2014: 28). Por mim, e um meio que se usa para assimilação da matéria.
Habilidade motora designa – se ao saber fazer.
Plano de aula é a previsão mais objectiva possível de actividades escolares para a efectivação do processo de ensino e aprendizagem orientada para o alcance dos objectivos previstos (NÉRICI; 1988: 237) analisando concluo que plano da aula é um documento que orienta o professor de modo a evitar improvisos, permitir uma boa distribuição do tempo e maior alcance dos objectivos.
De acordo com a LIBANEO (1990: 156) métodos de ensino são acções do professor através das quais organiza as actividades de ensino para facilitar a assimilação dos conteúdos.
Segunda infância período de vida do individuo que parte dos seis aos dez anos de idade (MWAMWENDA; 2004) e preciso considerar a infância como uma condição da criança.
  A infância e um período definido biologicamente, é uma categoria que surge ao longo das transformações da sociedade e se torne uma referência histórica e social, COSTUMES (2014:49)




Descrição da turma e breve historial
Nelton Leonardo Moloche, nasceu aos 21 de Agosto de 2008 e filho de pais camponeses frequenta a escola Primaria do 1º Grau 1 de Junho – Maxixe, entrou para a escola no ano 2014, recebe aulas numa sala construída por material local que não apresenta um ambiente favorável pois o tecto esta desfeito no meio, paredes praticamente destruídas, quadro não pintado, sala sem carteiras. Apesar de tudo isso o espaço da sala é suficiente para a circulação dos alunos, sendo que a mesma turma tem 20 homens e 23 mulheres totalizando 43 estudantes.
  O menino, tem alguma deficiência auditiva.
  Segundo ZABALZA (1987) nos primeiros anos de escolaridade, as crianças deviam ser ensinadas pelas mulheres pois tem um lado materno inato, sabem ajudar as crianças a desenvolver, conviver com os outros, incentivar a fala de si e ajudar a serem dinâmicas. Nessa ordem de ideias, o Nelton e ensinado pela professora Beatriz Hilario.
  Para MARDNS (1998: 49) os professores terão de ser seleccionados dentre os mais capazes candidatos e não dentre os que caíram numa formação para docência por curso.



Observação da aula de Português
Nelton revelou uma boa assiduidade e pontualidade chegando antes do inicio da aula e participou do canto do Hino Nacional. Quando a professora chegou todos os meninos saudaram – na em pé seguidamente ela fez o controlo das presenças, chegada a vez o menino, respondeu levantando o braço com intenção de que a professora lhe localizasse facilmente. Durante a correcção do TPC o menino voluntariarizou – se para escrever no quadrado as sílabas (da, do, de, di, du). O pequeno teve dificuldades de escrever tendo escrito (ab; uq) o que levou que um colega fosse lhe ajudar.
  A professora levou as crianças para que relacionassem o que já aprenderam com o tema em estudo que versava sobre a "leitura e escrita da letra (v) ", pediu aos alunos para que indicassem a vista. Nesta tarefa, Nelton mostrou – se mais uma vez incapaz pois para ele Português é a língua segunda, quer dizer ele em casa comunica – se em xitwa, porém a professora não foi atenciosa porque não descobriu que o menino não identificava a sua vista.
  Na leccionação, a professora usa material didáctica para facilitar para facilitar a mediação da aula (sopa de letras) dado que as crianças nesta classe no estagio das peracoes concretas de Piaget (NERICE, 1988: 45), mesmo com tudo isto as crianças ainda apresentam dificuldades na lateralizacao trocando a posição das letras, algumas crianças em particular o Nelson não foi capaz de circundar a letra "v" escrita a imprensa porque ainda mostra uma imaturidade na distinção de cursiva e imprensa.
  Chegado o momento da escrita da letra "v" a professora condicionou o desenvolvimento psico-motor estimulando o aluno a escrever com rapidez no ar, no chão, no caderno. A partir desses exercícios, Nelton assimilou com facilidade a escrita da letra passando desta forma a ajudar os colegas com dificuldades.
  Segundo NÉRTC (1988, 41) assimilação é o processo de incorporação da maneira de actuar sobre novos esquemas de acção já existentes no indivíduo.
  A professora privilegia o método de colaboração conjunto na leccionação e usar esforço secundário para encorajar o aluno.
  Segundo o SPRINTHALL (1993: 260) reforço secundário são acções que encorajam a repetição de um comportamento particular, exemplo elogios, sorrisos ou atenção em tempos livres.





Observação das aulas de matemática
  As aulas tinham como tema a escrita do número 10, adição e subtracção do limite 20. Para escrita do número 10, a professora orientou a leitura dos números de 1 a 10 seguido de uma exercitação para depois e escrita de numero 10 que consistiu na escrita primeiro no ar, chão, caderno e finalmente no livro. É através desse esforço da professora que Nelton ganhou habilidade da escrita do número 10 ate que acabou orientando os colegas que ainda não sabiam.
Na escrita no limite 20 mostraram dificuldades dos números 3, 6 e 7. Na correcção dos exercícios a professora apenas colocou x não teve oportunidade de retomar a oportunidade de retomar as aulas da escrita dos números que as crianças mostraram dificuldades.


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  Segundo NÉRICE (1988: 168) a repetição, os exércitos e pratica são fundamentais para bom processo da ficção da aprendizagem.
  No fim de uma aula, sempre orienta-se que o professor deve orientar uma síntese da aula orientada pelos alunos em cooperação com o professor.
Nelton mostrou estas dificuldades porque em casa não tem tido apoio dos seus pais, porque não foram a escola, por isso não tem tido apoio em relação as dificuldades não sanadas na sala de aula.
  Apesar das dificuldades acima apresentadas, o Nelton apresenta uma capacidade cognitiva melhor assim como psico-motora apenas precisa que a professora use metodologias adequadas para despertar o conhecimento dele.
  Tendo em cota o método Montessoriano, a professora deve ensinar respeitando a faixa etária da criança tomando em conta que a educação e uma conquista da criança e bem orientada ela tem capacidade de ensinar a nos mesmo se lhe for dada as condições na visão de Piaget a escola, a partir do seu plano de estudo deve possibilitar um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensor – motor ate ao ultimo estagio.





Observação da aula de educação física
  A aula observada tinha como teor lançar e encachar objectos, o aluno em estudo, mostrou-se muito motivado pelo jogo apresentado pela professora.
  Segundo Referencial Nacional (1998) a criança precisa brincar, ter prazer e alegria para crescer como forma de equilíbrio entre ela e o mundo fazendo com que ela desenvolva a construção do conhecimento no período sensor - motor, preparatório ainda sobre os objectivos desde pequena.
Os jogos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento psico-motor e no processo de aprendizagem, do domínio social da criança através dos jogos é possível também exercitar processos mentais e das habilidades





Aspectos negativos
- Alteração do horário da pratica de educação física dentro do horário normal da classe.
- A falta de estimulação dos alunos chamando-os pelos seus próprios nomes (menino) ao invés de Nelton
- Superlotação das disciplinas.
- Permanência dos alunos na escola durante muito tempo.
- Precárias condições que a sala apresenta.
- Fraca participação dos alunos nos últimos tempos.
- Falta de colocação das datas na correcção dos livros e cadernetas para facilitar o controlo da chegada das crianças à escola por parte dos pais.
- Dificuldades na transformação de uma palavra escrita a impressa para cursiva.





Conclusão
  Para a observação e documentação do processo psicomotor do Nelton Leonardo Moloche realizou-se em simultâneo a análise da cognição e da acção uma vez a cognição baseia-se no acto de execução enquanto a acção consiste em saber executar com menor ou maior influencia e perfeição. Para alcançar o desenvolvimento psico-motor precisa-se de observar o conhecimento da acção durante o processo de ensino aprendizagem do aluno e a destreza na sua execução. Nesta ordem de ideia, a partir da observação feita nas disciplinas de matemática e educação física conclui que Nelton desenvolveu no seu processo psico-motor, tendo ganho durante as aulas automatização, hábitos, atitudes e valores que se desenvolveram através do treino que a professora fez no processo da leccionação tendo conhecido maior possibilidade psico-motora.





Sugestões
No que diz respeito a construção da sala sugiro que a escola com ajuda do conselho deveria estudar modalidades para o melhoramento da sala de aulas, pintura do quadro.
Quanto ao desempenho psico-motor do Nelton a professora deveria colaborar muito mais com os pais para melhorar conhecer o ambiente que favorece uma melhor aprendizagem para o desenvolvimento das atitudes, desejos e capacidades. Nas classes iniciais deveria - se estudar junto do ministério a possibilidade de redução de tempos de permanência dos alunos na medida em que eles ainda não têm motivação intrínseca para aprendizagem.
Do lado da professora deve compreender que na aprendizagem de temas mais complexos deve haver mais tempo de conveniência com o mesmo e exercícios adequados.




 Bibliografia
LIBANEO José Carlos. Didáctica. CORTEZ Editora, Pão Paulo, 1990.
MWAMWENDA, Tunturfye S. Psicologia Educacional: Uma perspectiva africana. Textos Editorais, Maputo, 2004.
NERICE, Imideo G. didáctica uma Introdução. 2ª Edição, Editora Atlas, são Paulo, 1988
PILETTI Claudino. Didáctica geral. 3ª Edição, Textos Editoras, São Paulo, 2004
SPRINTHALL, Norma A. R. psicologia educacional: uma abordagem desenvolvimentista, Editora Megraw-Hill, Lisboa, 1993.
TAVARES Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem. 1ª Edição repressão, Coimbra Almadina, 2005


 



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