Introdução
Este
trabalho visa responder as questões deixadas pelo docente, como forma de
aperfeiçoar/melhorar o desempenho do estudante em matéria relacionada com as Teorias
Administrativas, descrevendo os meios em que uma teoria é útil ao
Administrador, em seguida vamos descrever principais características de algumas
teorias (Relações Humanas, Neoclássica e Comportamental), também vamos enunciar
Teorias de Sistemas, da Contingência e explicar ênfase nas pessoas, tecnologia
e no ambiente e por fim, iremos descrever as preocupações actuais da teoria
administrativa.
1. Objectivo Geral
·
Responder as questões relacionadas com Teorias Administrativas.
1.1 Objectivos Específicos
·
Descrever os meios em que uma teoria é útil ao Administrador;
·
Descrever principais características de algumas teorias (Relações Humanas,
Neoclássica e Comportamental);
·
Enunciar Teorias de Sistemas, da Contingência;
·
Explicar ênfase nas pessoas, tecnologia e no ambiente;
·
Descrever as preocupações actuais da teoria administrativa.
1.2 Metodologia
Para a concretização deste trabalho a metodologia usada foi a revisão
bibliográfica cujo objectivo se baseia na fundamentação teórica através de
pesquisa em livros físicos, auxiliando se também de internet na busca de manuais que
falam da matéria em alusão onde o computador foi uma peça indispensável e discussão
das ideias entre os elementos do grupo.
2. MEIOS EM QUE UMA TEORIA É
ÚTIL AO ADMINISTRADOR
Quando
falamos sobre gestão, é comum pensar no que está por detrás do acto de gerir.
Durante diversas épocas foram muitas as teorias que surgiram para ajudar os
gestores a organizarem os seus recursos de uma forma mais eficaz, buscando
assim maximizar o lucro.
---- Entretanto, os Administradores para serem bem-sucedidos, precisam
conhecer todos os enfoques e abordagens “saber
combinar, na dose certa, suas habilidades e competências na gestão de um
negócio” (Chiavenato, 2007). Sendo
assim, Cada teoria da Administração nasceu de um problema relevante da
época, e tais teorias ajudaram nas soluções desses problemas. Outrossim, todas
as teorias da Administração são aplicáveis a situações actuais e o
Administrador precisa conhecê-las para ter uma lista de alternativa de soluções
para cada situação que irá enfrentar nas organizações ·
3. DESCREVER PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS DE ALGUMAS TEORIAS.
A Teoria das Relações Humanas, também chamada de Escola das Relações Humanas é a reunião das teorias sobre o comportamento humano no ambiente de trabalho, criadas para nortear os estudos da Administração. As novas ideias trazidas pela Teoria das Relações Humanas buscaram criar uma nova visão de recuperação das empresas, tendo como foco principal a preocupação com o ser humano (dá ênfase nas pessoas que trabalham ou participam das organizações).
A Teoria das Relações Humanas, também chamada de Escola das Relações Humanas é a reunião das teorias sobre o comportamento humano no ambiente de trabalho, criadas para nortear os estudos da Administração. As novas ideias trazidas pela Teoria das Relações Humanas buscaram criar uma nova visão de recuperação das empresas, tendo como foco principal a preocupação com o ser humano (dá ênfase nas pessoas que trabalham ou participam das organizações).
3.1 As principais características da
teoria de Relações Humanas são:
Dá ênfase ser humano, que não pode ser reduzido a um ser, cujo
comportamento é simples e mecânico;
O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de
ordem biológica;
Todos os homens possuem necessidades de segurança, afecto,
aprovação social, prestígio e auto-realização.
A teoria
neoclássica da administração é o nome dado a um conjunto de teorias
que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração, enfatizando a pratica administrativa preocupando-se pelos
administradores (empresários, directores e, principalmente, gerentes), na gestão, nos
objectivos e nos resultados. A teoria tem como principal referência Peter Drucker.
3.2 As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:
Segundo Harold Koontz
(1976), identificou as características da teoria neoclássica começando por
dizer que;
a) Dá Ênfase na Prática da Administração (tem forte ênfase nos aspectos práticos da
administração, é extremamente pragmática e busca resultados concretos).
b) Caracteriza-se pela reafirmação Relativa dos
Postulados Clássicos (planear,
organizar, dirigir e controlar) Retoma boa parte dos conceitos da teoria
clássica, adaptando esse material às necessidades actuais, tornando-o mais
amplo e flexível.
c) Dá ênfase nos Princípios Gerais de Administração: Estabelece normas de comportamento
administrativo. As antigas leis científicas são retomadas de forma mais
flexível para a busca de soluções práticas. Ex: Os objectivos devem ser claros
e definidos por escrito, as responsabilidades atribuídas a uma posição devem
ser limitadas ao desempenho dessa função, a responsabilidade e autoridade de
cada posição devem ser ao cargo de um com capacidades exigidas.
d) Dá ênfase nos objectivos e nos resultados: Toda a organização existe, não para si mesma,
mas para alcançar objectivos e produzir resultados.
e)
Caracteriza-se pelo ecletismo nos conceitos.
f) Dá Ênfase na departamentalização.
Teoria Comportamental teve início em 1947, com o
surgimento do livro “Teoria Comportamental na administração: O Comportamento
Administrativo”, de Herbert A. Simon, o qual constituiu um ataque aos
princípios da Teoria Clássica e à aceitação – com os devidos reparos e correcções
– das principais ideias da Teoria das Relações Humanas.
3.3
As principais características da Teoria
Comportamental são: Dá
grande ênfase nas pessoas; demonstra sua preocupação com o comportamento
organizacional e os processos de trabalho; e caracteriza-se pelo estudo do
comportamento humano.
4. TEORIAS DE SISTEMAS E DA CONTINGÊNCIA
4.1 Anunciando a teoria de sistemas é da seguinte
forma:
A teoria de sistemas (igualmente
conhecida como teoria geral de sistemas ou TGS) é uma abordagem
multidisciplinar que estuda as propriedades comuns em distintas entidades. Foi
o biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy (1901-1972) quem assim o denominou,
em meados do século XX.
É considerada
como sendo uma teoria de teorias, pelo facto de procurar regras de valor
geral que possam ser aplicadas em qualquer sistema e em qualquer nível da
realidade.
A T.G.S. não
busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir
teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na
realidade empírica. Convém destacar que os sistemas são módulos
ordenados de elementos que se encontram inter-relacionados e que interagem
entre eles. Concluindo, a teoria de sistemas tem
um enfoque dinâmico,
multidimensional e multidisciplinar.
Para Rodrigues
a Teoria de Sistemas vê a
organização por inteiro, não apenas o somatório de cada uma de suas partes. Ela
parte da ideia de que o conjunto apresenta características que não são
encontradas em nenhum dos elementos isolados. Ou seja, para essa teoria, a
organização é um conjunto de áreas (setores), que, em separado, não sobrevivem,
mas unidas têm o objectivo de manter a empresa viva. Com isso, podemos notar
nas organizações um efeito sinérgico.
4.2 Teoria da contingência
A Teoria contingências nasceu a partir de uma série de pesquisas feitas na década de 1960 para
verificar quais os modelos de estrutura organizacionais mais eficazes em
determinados tipos de indústrias. Essas pesquisas e estudos foram contingentes
na medida em que procuravam compreender e explicar o modo pelo qual as empresas
funcionavam em diferentes condições.
Segundo
Chiavenato (1998), a “Teoria da
contingência ou Teoria contingências enfatiza que não
há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende”.
A abordagem da contingência, explica
que existe uma relação
funcional entre as condições do ambiente (independentes) e
as técnicas administrativas (dependentes)
apropriadas para o alcance eficaz dos objectivos da organização. Em suma, a
teoria da contingência salienta que não existe um melhor estilo ou uma melhor maneira em administração. Aquilo que os
administradores fazem, depende das circunstâncias ou do ambiente. A prática
administrativa é eminentemente situacional.
5. ÊNFASE NAS PESSOAS,
TECNOLOGIA E NO AMBIENTE
5.1 Explicando ênfase nas
pessoas:
O homem passa a ser visto como um animal dotado de necessidades que vão
além do objectivo apenas financeiro, possuindo necessidades gregárias inerentes
ao homem. Passa a ser visto também como um animal dotado de sistema psíquico,
ou seja, possui a capacidade de organização de suas próprias percepções frente
ao ambiente como um todo. O homem passa ser interpretado como um ser passivo de
aprender e mudar suas atitudes. Seu comportamento é orientado para objectivos,
podendo cooperar com os outros indivíduos, quando for importante para o alcance
dos objectivos o esforço colectivo, ou ainda pode competir com os outros,
quando ocorre uma disputa.
5.2 Explicando ênfase na tecnologia:
È o foco das teorias que consideram a administração uma ciências que cuida
da aplicação bem sucedida da tecnologia na actividade organizacional. Isso significa
lidar com tecnologia e dela extrair a máxima eficiência. Com a evolução na mecanização,
computação, automação, e tecnologia informática a empresa passou a moldar as
estruturas e condicionar o funcionamento.
5.3 Explicando
ênfase no ambiente
Ambiente é tudo o que acontece externamente, mas
influenciando internamente uma organização. A análise do ambiente foi
iniciada pelos estruturalistas, como a análise tinha abordagem de sistemas
abertos aumentou o estudo do meio ambiente como base
para verificar a eficácia das organizações, mas nem toda a preocupação foi
capaz de produzir total entendimento do meio ambiente. As
teorias da gestão têm ênfase no interior e exterior da organização (ambiente
geral e o ambiente da tarefa).
6. PREOCUPAÇÕES ACTUAIS
DA TEORIA ADMINISTRATIVA
6.1 Descrevendo as preocupações
actuais da teoria de administração é seguinte:
Com a intensificação das mudanças e transformações na era da informação, as
preocupações se situam na globalização dos negócios e, consequentemente, na
qualidade, produtividade e competitividade. Sendo as novas abordagens da teoria
administrativa, descrevem-se com base no ambiente que a envolve, o seu carácter
expansionista, as premissas contingênciais, o impacto ambiental, o impacto
tecnológico, e o retorno aos padrões prescritivos do desenho organizacional.
7. CONCLUSÃO
Apôs a resolução deste
questionário, ficou claro que todas as teorias da Administração são aplicáveis
a situações actuais e o Administrador / Gestor, precisa conhecê-las para ter
uma lista de alternativa de soluções para cada situação que irá enfrentar nas
organizações.
E tomando em conta os tempos
actuais, onde o capital humano é importante na transmissão de uma boa imagem para
a sobrevivência das organizações / empresas. A teoria
das Relações Humanas, busca criar uma visão de recuperação das empresas, tendo
como foco principal a preocupação com o ser humano, onde deve ser proporcionado
melhores condições de trabalho e uma motivação para os colaboradores.
Por fim, com a evolução na mecanização, computação, automação, e tecnologia
informática, as empresas passaram a moldar as estruturas e condicionar o
funcionamento organizacional, extraindo assim a máxima eficiência.
8. BIBLIOGRAFIA
CHIAVENATO,
Idalberto. Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente e moderna
da administração das organizações. Ed. Compacta. 3ª ed. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2004.
CHIAVENATO,
Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6 ed. São Paulo: Campus,
2000.
RODRIGUES, Michele
da Silva. SILVA, Renata de Jesus. Teoria Geral dos Sistemas: Teoria e
Aplicação.
Disponível em:
<http://pt.scribd.com/doc/12708358/Teoria-Geral-dos-Sistemas-Teoriae-
Aplicacoes>.
Harold Koontz e
Cyril O’Donnell, Princípios de Administração — Uma Análise das Funções
Administrativas. São Paulo: Editora Pioneira, 1976.
Introdução
Este
trabalho visa responder as questões deixadas pelo docente, como forma de
aperfeiçoar/melhorar o desempenho do estudante em matéria relacionada com as Teorias
Administrativas, descrevendo os meios em que uma teoria é útil ao
Administrador, em seguida vamos descrever principais características de algumas
teorias (Relações Humanas, Neoclássica e Comportamental), também vamos enunciar
Teorias de Sistemas, da Contingência e explicar ênfase nas pessoas, tecnologia
e no ambiente e por fim, iremos descrever as preocupações actuais da teoria
administrativa.
1. Objectivo Geral
·
Responder as questões relacionadas com Teorias Administrativas.
1.1 Objectivos Específicos
·
Descrever os meios em que uma teoria é útil ao Administrador;
·
Descrever principais características de algumas teorias (Relações Humanas,
Neoclássica e Comportamental);
·
Enunciar Teorias de Sistemas, da Contingência;
·
Explicar ênfase nas pessoas, tecnologia e no ambiente;
·
Descrever as preocupações actuais da teoria administrativa.
1.2 Metodologia
Para a concretização deste trabalho a metodologia usada foi a revisão
bibliográfica cujo objectivo se baseia na fundamentação teórica através de
pesquisa em livros físicos, auxiliando se também de internet na busca de manuais que
falam da matéria em alusão onde o computador foi uma peça indispensável e discussão
das ideias entre os elementos do grupo.
2. MEIOS EM QUE UMA TEORIA É
ÚTIL AO ADMINISTRADOR
Quando
falamos sobre gestão, é comum pensar no que está por detrás do acto de gerir.
Durante diversas épocas foram muitas as teorias que surgiram para ajudar os
gestores a organizarem os seus recursos de uma forma mais eficaz, buscando
assim maximizar o lucro.
---- Entretanto, os Administradores para serem bem-sucedidos, precisam
conhecer todos os enfoques e abordagens “saber
combinar, na dose certa, suas habilidades e competências na gestão de um
negócio” (Chiavenato, 2007). Sendo
assim, Cada teoria da Administração nasceu de um problema relevante da
época, e tais teorias ajudaram nas soluções desses problemas. Outrossim, todas
as teorias da Administração são aplicáveis a situações actuais e o
Administrador precisa conhecê-las para ter uma lista de alternativa de soluções
para cada situação que irá enfrentar nas organizações ·
3. DESCREVER PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS DE ALGUMAS TEORIAS.
A Teoria das Relações Humanas, também chamada de Escola das Relações Humanas é a reunião das teorias sobre o comportamento humano no ambiente de trabalho, criadas para nortear os estudos da Administração. As novas ideias trazidas pela Teoria das Relações Humanas buscaram criar uma nova visão de recuperação das empresas, tendo como foco principal a preocupação com o ser humano (dá ênfase nas pessoas que trabalham ou participam das organizações).
A Teoria das Relações Humanas, também chamada de Escola das Relações Humanas é a reunião das teorias sobre o comportamento humano no ambiente de trabalho, criadas para nortear os estudos da Administração. As novas ideias trazidas pela Teoria das Relações Humanas buscaram criar uma nova visão de recuperação das empresas, tendo como foco principal a preocupação com o ser humano (dá ênfase nas pessoas que trabalham ou participam das organizações).
3.1 As principais características da
teoria de Relações Humanas são:
Dá ênfase ser humano, que não pode ser reduzido a um ser, cujo
comportamento é simples e mecânico;
O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de
ordem biológica;
Todos os homens possuem necessidades de segurança, afecto,
aprovação social, prestígio e auto-realização.
A teoria
neoclássica da administração é o nome dado a um conjunto de teorias
que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração, enfatizando a pratica administrativa preocupando-se pelos
administradores (empresários, directores e, principalmente, gerentes), na gestão, nos
objectivos e nos resultados. A teoria tem como principal referência Peter Drucker.
3.2 As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:
Segundo Harold Koontz
(1976), identificou as características da teoria neoclássica começando por
dizer que;
a) Dá Ênfase na Prática da Administração (tem forte ênfase nos aspectos práticos da
administração, é extremamente pragmática e busca resultados concretos).
b) Caracteriza-se pela reafirmação Relativa dos
Postulados Clássicos (planear,
organizar, dirigir e controlar) Retoma boa parte dos conceitos da teoria
clássica, adaptando esse material às necessidades actuais, tornando-o mais
amplo e flexível.
c) Dá ênfase nos Princípios Gerais de Administração: Estabelece normas de comportamento
administrativo. As antigas leis científicas são retomadas de forma mais
flexível para a busca de soluções práticas. Ex: Os objectivos devem ser claros
e definidos por escrito, as responsabilidades atribuídas a uma posição devem
ser limitadas ao desempenho dessa função, a responsabilidade e autoridade de
cada posição devem ser ao cargo de um com capacidades exigidas.
d) Dá ênfase nos objectivos e nos resultados: Toda a organização existe, não para si mesma,
mas para alcançar objectivos e produzir resultados.
e)
Caracteriza-se pelo ecletismo nos conceitos.
f) Dá Ênfase na departamentalização.
Teoria Comportamental teve início em 1947, com o
surgimento do livro “Teoria Comportamental na administração: O Comportamento
Administrativo”, de Herbert A. Simon, o qual constituiu um ataque aos
princípios da Teoria Clássica e à aceitação – com os devidos reparos e correcções
– das principais ideias da Teoria das Relações Humanas.
3.3
As principais características da Teoria
Comportamental são: Dá
grande ênfase nas pessoas; demonstra sua preocupação com o comportamento
organizacional e os processos de trabalho; e caracteriza-se pelo estudo do
comportamento humano.
4. TEORIAS DE SISTEMAS E DA CONTINGÊNCIA
4.1 Anunciando a teoria de sistemas é da seguinte
forma:
A teoria de sistemas (igualmente
conhecida como teoria geral de sistemas ou TGS) é uma abordagem
multidisciplinar que estuda as propriedades comuns em distintas entidades. Foi
o biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy (1901-1972) quem assim o denominou,
em meados do século XX.
É considerada
como sendo uma teoria de teorias, pelo facto de procurar regras de valor
geral que possam ser aplicadas em qualquer sistema e em qualquer nível da
realidade.
A T.G.S. não
busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir
teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na
realidade empírica. Convém destacar que os sistemas são módulos
ordenados de elementos que se encontram inter-relacionados e que interagem
entre eles. Concluindo, a teoria de sistemas tem
um enfoque dinâmico,
multidimensional e multidisciplinar.
Para Rodrigues
a Teoria de Sistemas vê a
organização por inteiro, não apenas o somatório de cada uma de suas partes. Ela
parte da ideia de que o conjunto apresenta características que não são
encontradas em nenhum dos elementos isolados. Ou seja, para essa teoria, a
organização é um conjunto de áreas (setores), que, em separado, não sobrevivem,
mas unidas têm o objectivo de manter a empresa viva. Com isso, podemos notar
nas organizações um efeito sinérgico.
4.2 Teoria da contingência
A Teoria contingências nasceu a partir de uma série de pesquisas feitas na década de 1960 para
verificar quais os modelos de estrutura organizacionais mais eficazes em
determinados tipos de indústrias. Essas pesquisas e estudos foram contingentes
na medida em que procuravam compreender e explicar o modo pelo qual as empresas
funcionavam em diferentes condições.
Segundo
Chiavenato (1998), a “Teoria da
contingência ou Teoria contingências enfatiza que não
há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende”.
A abordagem da contingência, explica
que existe uma relação
funcional entre as condições do ambiente (independentes) e
as técnicas administrativas (dependentes)
apropriadas para o alcance eficaz dos objectivos da organização. Em suma, a
teoria da contingência salienta que não existe um melhor estilo ou uma melhor maneira em administração. Aquilo que os
administradores fazem, depende das circunstâncias ou do ambiente. A prática
administrativa é eminentemente situacional.
5. ÊNFASE NAS PESSOAS,
TECNOLOGIA E NO AMBIENTE
5.1 Explicando ênfase nas
pessoas:
O homem passa a ser visto como um animal dotado de necessidades que vão
além do objectivo apenas financeiro, possuindo necessidades gregárias inerentes
ao homem. Passa a ser visto também como um animal dotado de sistema psíquico,
ou seja, possui a capacidade de organização de suas próprias percepções frente
ao ambiente como um todo. O homem passa ser interpretado como um ser passivo de
aprender e mudar suas atitudes. Seu comportamento é orientado para objectivos,
podendo cooperar com os outros indivíduos, quando for importante para o alcance
dos objectivos o esforço colectivo, ou ainda pode competir com os outros,
quando ocorre uma disputa.
5.2 Explicando ênfase na tecnologia:
È o foco das teorias que consideram a administração uma ciências que cuida
da aplicação bem sucedida da tecnologia na actividade organizacional. Isso significa
lidar com tecnologia e dela extrair a máxima eficiência. Com a evolução na mecanização,
computação, automação, e tecnologia informática a empresa passou a moldar as
estruturas e condicionar o funcionamento.
5.3 Explicando
ênfase no ambiente
Ambiente é tudo o que acontece externamente, mas
influenciando internamente uma organização. A análise do ambiente foi
iniciada pelos estruturalistas, como a análise tinha abordagem de sistemas
abertos aumentou o estudo do meio ambiente como base
para verificar a eficácia das organizações, mas nem toda a preocupação foi
capaz de produzir total entendimento do meio ambiente. As
teorias da gestão têm ênfase no interior e exterior da organização (ambiente
geral e o ambiente da tarefa).
6. PREOCUPAÇÕES ACTUAIS
DA TEORIA ADMINISTRATIVA
6.1 Descrevendo as preocupações
actuais da teoria de administração é seguinte:
Com a intensificação das mudanças e transformações na era da informação, as
preocupações se situam na globalização dos negócios e, consequentemente, na
qualidade, produtividade e competitividade. Sendo as novas abordagens da teoria
administrativa, descrevem-se com base no ambiente que a envolve, o seu carácter
expansionista, as premissas contingênciais, o impacto ambiental, o impacto
tecnológico, e o retorno aos padrões prescritivos do desenho organizacional.
7. CONCLUSÃO
Apôs a resolução deste
questionário, ficou claro que todas as teorias da Administração são aplicáveis
a situações actuais e o Administrador / Gestor, precisa conhecê-las para ter
uma lista de alternativa de soluções para cada situação que irá enfrentar nas
organizações.
E tomando em conta os tempos
actuais, onde o capital humano é importante na transmissão de uma boa imagem para
a sobrevivência das organizações / empresas. A teoria
das Relações Humanas, busca criar uma visão de recuperação das empresas, tendo
como foco principal a preocupação com o ser humano, onde deve ser proporcionado
melhores condições de trabalho e uma motivação para os colaboradores.
Por fim, com a evolução na mecanização, computação, automação, e tecnologia
informática, as empresas passaram a moldar as estruturas e condicionar o
funcionamento organizacional, extraindo assim a máxima eficiência.
8. BIBLIOGRAFIA
CHIAVENATO,
Idalberto. Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente e moderna
da administração das organizações. Ed. Compacta. 3ª ed. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2004.
CHIAVENATO,
Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6 ed. São Paulo: Campus,
2000.
RODRIGUES, Michele
da Silva. SILVA, Renata de Jesus. Teoria Geral dos Sistemas: Teoria e
Aplicação.
Disponível em:
<http://pt.scribd.com/doc/12708358/Teoria-Geral-dos-Sistemas-Teoriae-
Aplicacoes>.
Harold Koontz e
Cyril O’Donnell, Princípios de Administração — Uma Análise das Funções
Administrativas. São Paulo: Editora Pioneira, 1976.
0 comentários:
Enviar um comentário