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quarta-feira, 31 de julho de 2019

Nova Gestão Pública: Uma análise comparativa da nova gestão pública na Inglaterra e Nova Zelândia.



1.      Introdução

Segundo Dunleav e Hood (1995), a noção de New Public Management foi utilizada para designar um movimento abrangente de reforma na gestão da atividade governativa, iniciada nos anos 1980, que procura imprimir maior eficiência e agilidade a uma administração pública estruturada consoante os pressupostos da burocracia weberiana. E oportuno salientar que esta designação se da a posteriori, tendo sido cunhada por HOOD (1991) com o intuito de prover uma identificação genérica para um processo de mudanças no sistema de administração publica que, embora não universal, já havia se difundido por numero razoável de países no inicio dos anos 1990.

A ideia central que sustenta essa onda reformista consiste em conferir um enfoque gerencial, inspirado nos métodos de gestão dos negócios privados, a administração pública (Dunleavy e Hood, 1995; Hernes, 2005), de forma a assegurar maior responsabilidade e melhor desempenho na provisão de serviços públicos a população (Manning et al., 2009).

Entretanto, o presente trabalho tem como objectivo fazer uma análise comparativa entre a nova gestão pública da Inglaterra e da Nova Zelândia. E como estrutura tem-se na primeira parte do trabalho a parte introdutória, que abarca a contextualização, problematização, objectivos do estudo, metodologia e o quadro conceptual. Na segunda parte faz-se uma abordagem em torno das características da nova gestão pública, os principais fundamentos, bem como aborda-se a evolução da nova gestão pública na Inglaterra e Nova Zelândia e por fim temos a conclusão.

1.1. Objectivos do Estudo

1.1.1.      Objectivo Geral

v  Analisar comparativamente a evolução do paradigma da nova gestão pública na Inglaterra e Nova Zelândia.

1.1.2.      Objectivos Específicos

v  Caracterizar a nova gestão pública.

v  Descrever os principais fundamentos da nova gestão pública.

v  Avaliar comparativamente a nova gestão pública na Inglaterra e Nova Zelândia.

1.2.Metodologia de Pesquisa

Método Histórico

Segundo Lakatos & Marconi (1989:80), “(…), o método histórico consiste em investigar acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar a sua influência na sociedade de hoje, pois as instituições alcançaram sua forma actual através de alterações de suas partes componentes, ao longo do tempo, influenciadas pelo contexto cultural de cada época (…)”. Este método, nos permitiu recuar e buscar informações assentes a nova gestão pública.

Pesquisa Bibliográfica “é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no facto de permitir ao investigador a cobertura de uma vasta gama de fenómenos muito mais amplos do que aquela que poderia pesquisar directamente” (Gil, 2002: 44). Esta técnica nos permitiu fazer uma leitura crítica e interpretativa sobre os dados recolhidos do tema em estudo.

Pesquisa Documental “é toda forma de registo e sistematização de dados, informações, colocando-o em condições de análise por parte do pesquisador”. (Severino, 2007:125). Esta técnica nos permitiu fazer uma identificação, levantamento, exploração de documentos fontes do objecto pesquisado e registo das informações retiradas nessas fontes e que foram utilizadas no desenvolvimento do trabalho


2.      Análise comparativa da evolução do paradigma da nova gestão pública na Inglaterra e Nova Zelândia

Nesta parte do trabalho vai-se fazer uma análise comparativa da evolução do paradigma da nova gestão pública na Inglaterra e Nova Zelândia, onde vai-se buscar apresentar as características da nova gestão pública, descrever os principais fundamentos da nova gestão pública e por fim avaliar comparativamente a nova gestão pública na Inglaterra e Nova Zelândia.

2.1.Caracteristicas da nova gestão pública

A NGP designa um conjunto de argumentos e filosofias administrativas, propostas como novo paradigma de Administração Pública. Especialmente, como filosofia administrativa de um padrão de desenho organizacional da Administração Pública, a NGP conseguiu atingir o status de um corpo doutrinário que goza de uma ampla aceitação, enfim, “uma corrente de pensamento dominante” (Barzelay, 2001: 52).



1.      Introdução

Segundo Dunleav e Hood (1995), a noção de New Public Management foi utilizada para designar um movimento abrangente de reforma na gestão da atividade governativa, iniciada nos anos 1980, que procura imprimir maior eficiência e agilidade a uma administração pública estruturada consoante os pressupostos da burocracia weberiana. E oportuno salientar que esta designação se da a posteriori, tendo sido cunhada por HOOD (1991) com o intuito de prover uma identificação genérica para um processo de mudanças no sistema de administração publica que, embora não universal, já havia se difundido por numero razoável de países no inicio dos anos 1990.

A ideia central que sustenta essa onda reformista consiste em conferir um enfoque gerencial, inspirado nos métodos de gestão dos negócios privados, a administração pública (Dunleavy e Hood, 1995; Hernes, 2005), de forma a assegurar maior responsabilidade e melhor desempenho na provisão de serviços públicos a população (Manning et al., 2009).

Entretanto, o presente trabalho tem como objectivo fazer uma análise comparativa entre a nova gestão pública da Inglaterra e da Nova Zelândia. E como estrutura tem-se na primeira parte do trabalho a parte introdutória, que abarca a contextualização, problematização, objectivos do estudo, metodologia e o quadro conceptual. Na segunda parte faz-se uma abordagem em torno das características da nova gestão pública, os principais fundamentos, bem como aborda-se a evolução da nova gestão pública na Inglaterra e Nova Zelândia e por fim temos a conclusão.

1.1. Objectivos do Estudo

1.1.1.      Objectivo Geral

v  Analisar comparativamente a evolução do paradigma da nova gestão pública na Inglaterra e Nova Zelândia.

1.1.2.      Objectivos Específicos

v  Caracterizar a nova gestão pública.

v  Descrever os principais fundamentos da nova gestão pública.

v  Avaliar comparativamente a nova gestão pública na Inglaterra e Nova Zelândia.

1.2.Metodologia de Pesquisa

Método Histórico

Segundo Lakatos & Marconi (1989:80), “(…), o método histórico consiste em investigar acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar a sua influência na sociedade de hoje, pois as instituições alcançaram sua forma actual através de alterações de suas partes componentes, ao longo do tempo, influenciadas pelo contexto cultural de cada época (…)”. Este método, nos permitiu recuar e buscar informações assentes a nova gestão pública.

Pesquisa Bibliográfica “é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no facto de permitir ao investigador a cobertura de uma vasta gama de fenómenos muito mais amplos do que aquela que poderia pesquisar directamente” (Gil, 2002: 44). Esta técnica nos permitiu fazer uma leitura crítica e interpretativa sobre os dados recolhidos do tema em estudo.

Pesquisa Documental “é toda forma de registo e sistematização de dados, informações, colocando-o em condições de análise por parte do pesquisador”. (Severino, 2007:125). Esta técnica nos permitiu fazer uma identificação, levantamento, exploração de documentos fontes do objecto pesquisado e registo das informações retiradas nessas fontes e que foram utilizadas no desenvolvimento do trabalho


2.      Análise comparativa da evolução do paradigma da nova gestão pública na Inglaterra e Nova Zelândia

Nesta parte do trabalho vai-se fazer uma análise comparativa da evolução do paradigma da nova gestão pública na Inglaterra e Nova Zelândia, onde vai-se buscar apresentar as características da nova gestão pública, descrever os principais fundamentos da nova gestão pública e por fim avaliar comparativamente a nova gestão pública na Inglaterra e Nova Zelândia.

2.1.Caracteristicas da nova gestão pública

A NGP designa um conjunto de argumentos e filosofias administrativas, propostas como novo paradigma de Administração Pública. Especialmente, como filosofia administrativa de um padrão de desenho organizacional da Administração Pública, a NGP conseguiu atingir o status de um corpo doutrinário que goza de uma ampla aceitação, enfim, “uma corrente de pensamento dominante” (Barzelay, 2001: 52).

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