ANUNCIO

VEJA MAIS

domingo, 3 de novembro de 2019

Gestão de qualidade total




Factores críticos de sucesso para Gestão de qualidade total
Analisando detalhadamente o processo de gestão de qualidade, chega-se a conclusão de que
antes de falar dos factores críticos de sucesso de GQT é, imperioso referir que a gestão de
qualidade é um factor critico para o sucesso organizacional.

Sendo verdade que, “o uso de práticas de gestão da qualidade pelas empresas proporciona-lhes
uma vantagem inigualável no mercado, visto que apoiam na melhoria contínua do desempenho
e da estratégia de negócio, tornando-as mais capazes e sustentáveis de actuar no mercado (Reed
apud Afonso, 2018:25)”. Respondendo às especificidades requeridas pelos clientes.
Contudo, existem uma variedade de factores críticos de sucesso, destacando:
Recursos humanos – bem formados, competentes e bem geridos, habilita-os a solucionarem
problemas e a participarem nas actividades da qualidade. A sua motivação/reconhecimento
também é muito importante porque colaboradores motivados desenvolvem mais
eficientemente as suas tarefas, fazendo-os sentir parte da empresa;
Cultura da qualidade - uma cultura baseada nos princípios da qualidade tem de ser seguida e
defendida por todos, e devidamente difundida pela alta administração aos colaboradores;
Comunicação por parte da administração - pois uma comunicação eficaz entre os gestores
e todos os envolvidos proporcionará um maior compromisso para alcançar o sucesso da
estratégia;
Liderança e o compromisso da alta administração - uma vez que a consciência da
importância da qualidade por todos os envolvidos melhorará a satisfação dos clientes, o
ambiente de trabalho, e consequentemente do sucesso empresarial em virtude da aplicação da
qualidade em todos os processos/actividades;
A satisfação dos clientes - são estes que cada vez mais procuram produtos/serviços de
qualidade, e apoiam no alcance de um melhor posicionamento no mercado;
Gestão dos fornecedores - a empresa e os fornecedores devem ter objectivos comuns como a
satisfação do cliente e o alcance do sucesso, através do uso de práticas da qualidade;
A gestão dos processos - o objectivo é investir nos processos/actividades ao invés do
investimento nos resultados. A qualidade é assegurada pelo bom desempenho dos processos,
através da identificação e eliminação de erros/falhas que a possam delimitar.

Portanto, a qualidade é então alcançada através de uma gestão eficiente de todos aqueles
factores, uma vez que todos estão interligados e dependem uns dos outros para o sucesso da
TQM e consequentemente das organizações que a implementam.





Factores críticos de sucesso para Gestão de qualidade total
Analisando detalhadamente o processo de gestão de qualidade, chega-se a conclusão de que
antes de falar dos factores críticos de sucesso de GQT é, imperioso referir que a gestão de
qualidade é um factor critico para o sucesso organizacional.

Sendo verdade que, “o uso de práticas de gestão da qualidade pelas empresas proporciona-lhes
uma vantagem inigualável no mercado, visto que apoiam na melhoria contínua do desempenho
e da estratégia de negócio, tornando-as mais capazes e sustentáveis de actuar no mercado (Reed
apud Afonso, 2018:25)”. Respondendo às especificidades requeridas pelos clientes.
Contudo, existem uma variedade de factores críticos de sucesso, destacando:
Recursos humanos – bem formados, competentes e bem geridos, habilita-os a solucionarem
problemas e a participarem nas actividades da qualidade. A sua motivação/reconhecimento
também é muito importante porque colaboradores motivados desenvolvem mais
eficientemente as suas tarefas, fazendo-os sentir parte da empresa;
Cultura da qualidade - uma cultura baseada nos princípios da qualidade tem de ser seguida e
defendida por todos, e devidamente difundida pela alta administração aos colaboradores;
Comunicação por parte da administração - pois uma comunicação eficaz entre os gestores
e todos os envolvidos proporcionará um maior compromisso para alcançar o sucesso da
estratégia;
Liderança e o compromisso da alta administração - uma vez que a consciência da
importância da qualidade por todos os envolvidos melhorará a satisfação dos clientes, o
ambiente de trabalho, e consequentemente do sucesso empresarial em virtude da aplicação da
qualidade em todos os processos/actividades;
A satisfação dos clientes - são estes que cada vez mais procuram produtos/serviços de
qualidade, e apoiam no alcance de um melhor posicionamento no mercado;
Gestão dos fornecedores - a empresa e os fornecedores devem ter objectivos comuns como a
satisfação do cliente e o alcance do sucesso, através do uso de práticas da qualidade;
A gestão dos processos - o objectivo é investir nos processos/actividades ao invés do
investimento nos resultados. A qualidade é assegurada pelo bom desempenho dos processos,
através da identificação e eliminação de erros/falhas que a possam delimitar.

Portanto, a qualidade é então alcançada através de uma gestão eficiente de todos aqueles
factores, uma vez que todos estão interligados e dependem uns dos outros para o sucesso da
TQM e consequentemente das organizações que a implementam.


0 comentários:

Enviar um comentário

PESQUISAS RELACIONADAS