Ficha resumo sobre Estratégias na negociação
Estratégias representam o caminho ou o modo para se alcançar os
objetivos esperados na negociação. Mas, para que uma negociação alcance êxito,
há que se olhar também para o relacionamento entre as partes envolvidas.
A escolha da estratégia é um ponto significativo do planeamento
de uma organização, pois ela representa ou deve representar as bases para
garantir o sucesso esperado. A estratégia deverá ser definida levando-se em
consideração a funcionalidade interna da organização e, ao mesmo tempo,
orientá-la para aproveitar as oportunidades e precaver-se das ameaças do
ambiente externo no qual está inserida.
LEWICKI, HIAM E OLANDER (1996) sugerem cinco tipos de
estratégias, nas quais destacam, tanto a importância nos resultados, como no
relacionamento.
Acomodação Perde-ganha
|
Colaborativa Ganha-Ganha
|
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Compromisso
(Separar as
diferenças)
|
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Evitar Perde-perde
|
Competitiva Ganha-Perde
|
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A estratégia de
evitar, tende a levar a negociação a um
perde-perde. Ocorre quando há pouca importância, tanto no relacionamento, quanto nos resultados.
A estratégia de acomodação dá ênfase
ao relacionamento em detrimento do resultado.
A tendência é a negociação perde-ganha, dando espaço a preservação do
relacionamento. Neste caso, é a construção de um relacionamento profundo, esperando
de obter algo melhor da outra parte no futuro.
A estratégia
competitiva é aquela em que o
negociador busca ganhar sempre, a qualquer custo, levando à negociação
ganha-perde. Neste caso, o negociador preocupa-se, principalmente, com o
resultado, dando pouca ou nenhuma ênfase ao relacionamento. E, é muito
utilizada pelos negociadores preocupados exclusivamente com a competitividade.
A estratégia
colaborativa prioriza, tanto o
resultado, quanto o relacionamento, o que tende a levar à negociação
ganha-ganha. Esta negociação procura atender às necessidades de ambas as
partes. O foco pode ser no resultado, porém, com prioridade na preservação do
relacionamento, de maneira que ambas as partes possam encontrar uma solução
para atendimento às suas necessidades.
A estratégia do
compromisso localiza-se em ponto
intermediário, tanto em relação ao relacionamento, quanto ao resultado. Cada
parte procura ceder um pouco, a fim de se chegar a uma base comum. É muito
utilizada quando as partes não conseguem atingir boa colaboração, porém,
pretendem atingir alguns resultados e preservar o relacionamento. A sua
utilização pode ser por questões da pressão de tempo ou quando se precisa
chegar logo a uma solução.
Assim, é correto afirmar que a estratégia de uma negociação é
boa, quando as partes envolvidas ficam satisfeitas e a confiança fica
fortalecida entre todos.
Visão Pessoal
Em uma organização, o futuro das negociações
possui grandes relevâncias para o seu desenvolvimento, apresentação e conquista
de resultados satisfatórios.
Dentro
do processo de negociação verifica-se que existem diversas formas de serem
implantados e realizados, cabendo a empresa utilizar o que mais esteja adequado
as suas necessidades e condições financeiras, buscando através deste, enquadrar
na empresa, profissionais que sejam voltados para o anseio da organização
priorizando assim, conhecimento e habilidades no desenvolvimento das
negociações, demonstrando incentivos que disponibilizem maior dedicação aos
serviços prestados na redução de gastos e ampliação da margem de lucro da
empresa.
Ficha resumo sobre Estratégias na negociação
Estratégias representam o caminho ou o modo para se alcançar os
objetivos esperados na negociação. Mas, para que uma negociação alcance êxito,
há que se olhar também para o relacionamento entre as partes envolvidas.
A escolha da estratégia é um ponto significativo do planeamento
de uma organização, pois ela representa ou deve representar as bases para
garantir o sucesso esperado. A estratégia deverá ser definida levando-se em
consideração a funcionalidade interna da organização e, ao mesmo tempo,
orientá-la para aproveitar as oportunidades e precaver-se das ameaças do
ambiente externo no qual está inserida.
LEWICKI, HIAM E OLANDER (1996) sugerem cinco tipos de
estratégias, nas quais destacam, tanto a importância nos resultados, como no
relacionamento.
Acomodação Perde-ganha
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Colaborativa Ganha-Ganha
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Compromisso
(Separar as
diferenças)
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Evitar Perde-perde
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Competitiva Ganha-Perde
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A estratégia de
evitar, tende a levar a negociação a um
perde-perde. Ocorre quando há pouca importância, tanto no relacionamento, quanto nos resultados.
A estratégia de acomodação dá ênfase
ao relacionamento em detrimento do resultado.
A tendência é a negociação perde-ganha, dando espaço a preservação do
relacionamento. Neste caso, é a construção de um relacionamento profundo, esperando
de obter algo melhor da outra parte no futuro.
A estratégia
competitiva é aquela em que o
negociador busca ganhar sempre, a qualquer custo, levando à negociação
ganha-perde. Neste caso, o negociador preocupa-se, principalmente, com o
resultado, dando pouca ou nenhuma ênfase ao relacionamento. E, é muito
utilizada pelos negociadores preocupados exclusivamente com a competitividade.
A estratégia
colaborativa prioriza, tanto o
resultado, quanto o relacionamento, o que tende a levar à negociação
ganha-ganha. Esta negociação procura atender às necessidades de ambas as
partes. O foco pode ser no resultado, porém, com prioridade na preservação do
relacionamento, de maneira que ambas as partes possam encontrar uma solução
para atendimento às suas necessidades.
A estratégia do
compromisso localiza-se em ponto
intermediário, tanto em relação ao relacionamento, quanto ao resultado. Cada
parte procura ceder um pouco, a fim de se chegar a uma base comum. É muito
utilizada quando as partes não conseguem atingir boa colaboração, porém,
pretendem atingir alguns resultados e preservar o relacionamento. A sua
utilização pode ser por questões da pressão de tempo ou quando se precisa
chegar logo a uma solução.
Assim, é correto afirmar que a estratégia de uma negociação é
boa, quando as partes envolvidas ficam satisfeitas e a confiança fica
fortalecida entre todos.
Visão Pessoal
Em uma organização, o futuro das negociações
possui grandes relevâncias para o seu desenvolvimento, apresentação e conquista
de resultados satisfatórios.
Dentro
do processo de negociação verifica-se que existem diversas formas de serem
implantados e realizados, cabendo a empresa utilizar o que mais esteja adequado
as suas necessidades e condições financeiras, buscando através deste, enquadrar
na empresa, profissionais que sejam voltados para o anseio da organização
priorizando assim, conhecimento e habilidades no desenvolvimento das
negociações, demonstrando incentivos que disponibilizem maior dedicação aos
serviços prestados na redução de gastos e ampliação da margem de lucro da
empresa.
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