Objectivos
do relatório
Geral
·
Compreender
as actividades lectivas exercidas no processo do Estágio Pedagógico em História
na Escola Secundária Acordos de Lusaka
Específicos
·
Descrever
as actividades exercidas na Escola Secundária Acordos de Lusaka;
·
Identificar
os transtornos encontrados no processo de Estágio Pedagógico na Escola
Secundária Acordos de Lusaka;
·
Relacionar
as praticas pedagógicas aprendidas com a realidade detectada no campo.
Fases do estágio pedagógico
As fases do estágio pedagógico são no total quatro (4) a
saber:
·
A
primeira fase é da cadeira que se lecciona no segundo semestre do primeiro
designa-se Praticas pedagógicas Gerais, onde o estudante na companhia do
docente da cadeira faz simulações e por fim faz um relatório descritivo duma
escola primaria que o mesmo irá escolher ao seu critério, analisa as condições
físicas entre outros dados que lhe é orientado pelo docente da cadeira, que
nessa caso especifico foi o Me. Denis Nhampossa no ano 2017.
·
A
segunda fase do estagio pedagógico é com a cadeira que se designa praticas
pedagógicas de Historia I, nessa cadeira são leccionados vários conteúdos
ligados á Historia, onde o estudante na companhia do docente da cadeira faz
algumas micro-aulas discute sobre os métodos de planificação em historia e por
fim elabora um relatorio relacionado com as aulas que teve na cadeira durante o
semestre, neste caso especifico, essa cadeira foi orientada por Me. Baltazar
Mugabe em 2019 na sala 6.
·
A
terceira fase do estágio pedagógico foi no terceiro ano, essa cadeira
designa-se oficina de Historia, aqui o estudante aprende como se usa o material
didáctico na sala de aula, para a materialização das aulas dessa cadeira o docente
orientou os estudantes a elaborarem qualquer material didáctico ligado a um
tema de historia, onde isso foi apresentado e avaliado. Essa cadeira foi
ministrada com Me. Zacarias Rungo em 2020
·
A
quarta fase do Estagio Pedagógico, é da cadeira com o mesmo nome (Estagio
Pedagógico) nessa cadeira os estudantes é preparada previamente na sala e
posteriormente são mandados as escolas secundárias com o supervisor. Essa fase
é a fase de materialização do conhecimento acumulado nas fases anteriores. Essa
cadeira foi orientada por Me. Melordino em 2022.
Metodologia de Trabalho
Para a realização deste trabalho recorreu-se no método de
observação, onde baseou-se na técnica de observação directa, a partir do
contacto directo com o campo de práticas e a observação indirecta através das
entrevistas baseadas no inquérito, para distinção de dados difíceis de
interpretação pessoal.
Referência
teórica
A educação - é um fenómeno social
e universal, sendo uma actividade humana necessária á existência e
funcionamento de todas as sociedades. Cada sociedade precisa cuidar da formação
dos indivíduos, auxiliar no desenvolvimento de suas capacidades físicas
espirituais, prepara-los a participação activa e transformadora nas várias
instâncias da vida social (Libanêo, p.17).
Nérice (1998, p.24) educação é o
estudo dos procedimentos destinado a orientar a aprendizagem do educado de
maneira mais eficiente possível, em direcção a objectivo predeterminados. Educação
é a acção exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontraram
amadurecidas para a vida social.
Nessas abordagens mostra-se que a
educação é um campo amplo onde engendram
todas as mudanças psicológicas, e a educação acontece em qualquer lugar, razão
pela qual Nérice (1998) afirma que é acção exercida
pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontraram amadurecidas para
a vida social.
Plano
de Aula
Segundo Piletti (1887) o Plano de aula é
a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula
ou conjunto de aulas e tem um carácter bastante específico.
Um plano de aula
é instrumento de trabalho do professor, destinado a orientar
suas decisões facilitar a aprendizagem do aluno. É um instrumento de
decisão. Na mesma senda Nericicí (1989) afirma que o plano
de aula é a descrição específica de tudo que o professor realizara em classe
durante as aulas de um período específico.
Os colocam-nos a ideia do plano ser uma previsão do que
vai acontecer na sala de aulas, neste sentido o plano torna-se um instrumento
indispensável na sala de aulas, pois é este instrumento que vai guiar o
professor no processo de leccionação. A falta do plano de aula coloca o
professor na dúvida se sua aula foi alcançada ou precisa de mudar a estratégia
empreendida.
Meios
de ensino - como um conjunto
de estímulos que contribuem para dar substanciam á aprendizagem. (Dias et al,
2008, p.96).
De acordo com Piletti (1991,p.151) os meios de ensino - são componentes do
ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno a aprender, tais como: os mapas,
o professor os objectos físicos, os filmes, os recursos de comunidade e os
recursos de materiais.
Analisando a ideia apresentado por estes dois autores
conclui-se que meios de ensino é conjunto de estimos de aprendizagem. Dado que
os mesmo convergem na parte que afirmam que este dado estimula o processo de
aprendizagem.
Estagio
Pedagógico (EP)
O Estagio Pedagógico é uma actividade curricular
antecedidas pelas PP, que tem por objectivo colocar o formando em contacto
directo com a realidade profissional do curso em que está inscrito,
proporcionando-lhe novas aprendizagens, treino e consolidação de aquisições
anteriores, troca de experiencias com os colegas em exercício de suas funções
docente (Dias et al, 2010, p.33).
Estágio Pedagógico
são actividades que fazem parte da componente psico-pedagógica e didáctica dos
cursos de formação de professores da Universidade Pedagógica, são também
actividades curriculares, articuladoras da prática e teoria, que garantem o
contacto experimental com situações psico-pedagógica e didácticas concretas e
que contribuem para preparar de forma gradual, o estudante para a vida
profissional (Dias, 2008, p.24).
Analisando as ideias avancadas por autores fica claro
que o estagio pedagogico é o momento de articulacao da teoria e pratica, dado que o estudante acumula muito
conhecimento desde a sua formacao ate a essa etapa, é neste momento que o
estudante de aplicar os conhecimentos previamente aprendidos nos anos
anteriores.
Avaliação - e um processo contínuo de pesquisa que visa
interpretar os conhecimentos habilidades e atitudes de alunos, tendo em vista
mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objectivos, a fim de que
haja condições de decidir sobre alternativas da planificação do trabalho do
professor e da escola um todo (Piletti, 1997, p. 190).
Analisando as ideias do Pilleti, o que fica claro é que
avaliamos quando precisamos de testar se o conhecimento leccionado foi compreendido
ou não.
Pré-observação
Nesta etapa serão apresentada a matéria que se debateu na
sala de aulas, que serviu do conhecimento preconcebido. No primeiro dia o
docente do estagio Pedagógico Me. Melordino Simbine apresentou o plano
analítico, que lá compõe a matéria que em seguida foi abordada em conferências
ou em encontros que tivemos nessa cadeira. Falou-se da importância das práticas
profissionalizantes. Em seguida partilhou as duas obras com a turma que debatem
sobre a ser e estar do professor na sala de aulas.
De frisar que essas obras foram resumidas e apresentadas
na oralmente na sala de aulas, em jeito de avaliação. As duas obras retratam
sobre conhecimentos ligados ao ensino, neste contexto debateu sobre a pedagogia
de Freinet e a pratica competente da pedagogia. Neste contexto foi debatido como
o professor deve se comportar perante aos alunos.
Em seguida o docente pediu que a turma se dividisse em
grupo, onde cada grupo devia escolher a escolha onde pretende estagiar, aliado
a isso o docente atribuiu aos grupos, os supervisores, que são docentes do
curso de historia, que foram esses que levaram os estudantes para lhes
apresentarem nas escolas secundarias.
Descrição física da escola observada
A Escola Secundaria Acordos de Lusaka tem muro
Objectivos
do relatório
Geral
·
Compreender
as actividades lectivas exercidas no processo do Estágio Pedagógico em História
na Escola Secundária Acordos de Lusaka
Específicos
·
Descrever
as actividades exercidas na Escola Secundária Acordos de Lusaka;
·
Identificar
os transtornos encontrados no processo de Estágio Pedagógico na Escola
Secundária Acordos de Lusaka;
·
Relacionar
as praticas pedagógicas aprendidas com a realidade detectada no campo.
Fases do estágio pedagógico
As fases do estágio pedagógico são no total quatro (4) a
saber:
·
A
primeira fase é da cadeira que se lecciona no segundo semestre do primeiro
designa-se Praticas pedagógicas Gerais, onde o estudante na companhia do
docente da cadeira faz simulações e por fim faz um relatório descritivo duma
escola primaria que o mesmo irá escolher ao seu critério, analisa as condições
físicas entre outros dados que lhe é orientado pelo docente da cadeira, que
nessa caso especifico foi o Me. Denis Nhampossa no ano 2017.
·
A
segunda fase do estagio pedagógico é com a cadeira que se designa praticas
pedagógicas de Historia I, nessa cadeira são leccionados vários conteúdos
ligados á Historia, onde o estudante na companhia do docente da cadeira faz
algumas micro-aulas discute sobre os métodos de planificação em historia e por
fim elabora um relatorio relacionado com as aulas que teve na cadeira durante o
semestre, neste caso especifico, essa cadeira foi orientada por Me. Baltazar
Mugabe em 2019 na sala 6.
·
A
terceira fase do estágio pedagógico foi no terceiro ano, essa cadeira
designa-se oficina de Historia, aqui o estudante aprende como se usa o material
didáctico na sala de aula, para a materialização das aulas dessa cadeira o docente
orientou os estudantes a elaborarem qualquer material didáctico ligado a um
tema de historia, onde isso foi apresentado e avaliado. Essa cadeira foi
ministrada com Me. Zacarias Rungo em 2020
·
A
quarta fase do Estagio Pedagógico, é da cadeira com o mesmo nome (Estagio
Pedagógico) nessa cadeira os estudantes é preparada previamente na sala e
posteriormente são mandados as escolas secundárias com o supervisor. Essa fase
é a fase de materialização do conhecimento acumulado nas fases anteriores. Essa
cadeira foi orientada por Me. Melordino em 2022.
Metodologia de Trabalho
Para a realização deste trabalho recorreu-se no método de
observação, onde baseou-se na técnica de observação directa, a partir do
contacto directo com o campo de práticas e a observação indirecta através das
entrevistas baseadas no inquérito, para distinção de dados difíceis de
interpretação pessoal.
Referência
teórica
A educação - é um fenómeno social
e universal, sendo uma actividade humana necessária á existência e
funcionamento de todas as sociedades. Cada sociedade precisa cuidar da formação
dos indivíduos, auxiliar no desenvolvimento de suas capacidades físicas
espirituais, prepara-los a participação activa e transformadora nas várias
instâncias da vida social (Libanêo, p.17).
Nérice (1998, p.24) educação é o
estudo dos procedimentos destinado a orientar a aprendizagem do educado de
maneira mais eficiente possível, em direcção a objectivo predeterminados. Educação
é a acção exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontraram
amadurecidas para a vida social.
Nessas abordagens mostra-se que a
educação é um campo amplo onde engendram
todas as mudanças psicológicas, e a educação acontece em qualquer lugar, razão
pela qual Nérice (1998) afirma que é acção exercida
pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontraram amadurecidas para
a vida social.
Plano
de Aula
Segundo Piletti (1887) o Plano de aula é
a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula
ou conjunto de aulas e tem um carácter bastante específico.
Um plano de aula
é instrumento de trabalho do professor, destinado a orientar
suas decisões facilitar a aprendizagem do aluno. É um instrumento de
decisão. Na mesma senda Nericicí (1989) afirma que o plano
de aula é a descrição específica de tudo que o professor realizara em classe
durante as aulas de um período específico.
Os colocam-nos a ideia do plano ser uma previsão do que
vai acontecer na sala de aulas, neste sentido o plano torna-se um instrumento
indispensável na sala de aulas, pois é este instrumento que vai guiar o
professor no processo de leccionação. A falta do plano de aula coloca o
professor na dúvida se sua aula foi alcançada ou precisa de mudar a estratégia
empreendida.
Meios
de ensino - como um conjunto
de estímulos que contribuem para dar substanciam á aprendizagem. (Dias et al,
2008, p.96).
De acordo com Piletti (1991,p.151) os meios de ensino - são componentes do
ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno a aprender, tais como: os mapas,
o professor os objectos físicos, os filmes, os recursos de comunidade e os
recursos de materiais.
Analisando a ideia apresentado por estes dois autores
conclui-se que meios de ensino é conjunto de estimos de aprendizagem. Dado que
os mesmo convergem na parte que afirmam que este dado estimula o processo de
aprendizagem.
Estagio
Pedagógico (EP)
O Estagio Pedagógico é uma actividade curricular
antecedidas pelas PP, que tem por objectivo colocar o formando em contacto
directo com a realidade profissional do curso em que está inscrito,
proporcionando-lhe novas aprendizagens, treino e consolidação de aquisições
anteriores, troca de experiencias com os colegas em exercício de suas funções
docente (Dias et al, 2010, p.33).
Estágio Pedagógico
são actividades que fazem parte da componente psico-pedagógica e didáctica dos
cursos de formação de professores da Universidade Pedagógica, são também
actividades curriculares, articuladoras da prática e teoria, que garantem o
contacto experimental com situações psico-pedagógica e didácticas concretas e
que contribuem para preparar de forma gradual, o estudante para a vida
profissional (Dias, 2008, p.24).
Analisando as ideias avancadas por autores fica claro
que o estagio pedagogico é o momento de articulacao da teoria e pratica, dado que o estudante acumula muito
conhecimento desde a sua formacao ate a essa etapa, é neste momento que o
estudante de aplicar os conhecimentos previamente aprendidos nos anos
anteriores.
Avaliação - e um processo contínuo de pesquisa que visa
interpretar os conhecimentos habilidades e atitudes de alunos, tendo em vista
mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objectivos, a fim de que
haja condições de decidir sobre alternativas da planificação do trabalho do
professor e da escola um todo (Piletti, 1997, p. 190).
Analisando as ideias do Pilleti, o que fica claro é que
avaliamos quando precisamos de testar se o conhecimento leccionado foi compreendido
ou não.
Pré-observação
Nesta etapa serão apresentada a matéria que se debateu na
sala de aulas, que serviu do conhecimento preconcebido. No primeiro dia o
docente do estagio Pedagógico Me. Melordino Simbine apresentou o plano
analítico, que lá compõe a matéria que em seguida foi abordada em conferências
ou em encontros que tivemos nessa cadeira. Falou-se da importância das práticas
profissionalizantes. Em seguida partilhou as duas obras com a turma que debatem
sobre a ser e estar do professor na sala de aulas.
De frisar que essas obras foram resumidas e apresentadas
na oralmente na sala de aulas, em jeito de avaliação. As duas obras retratam
sobre conhecimentos ligados ao ensino, neste contexto debateu sobre a pedagogia
de Freinet e a pratica competente da pedagogia. Neste contexto foi debatido como
o professor deve se comportar perante aos alunos.
Em seguida o docente pediu que a turma se dividisse em
grupo, onde cada grupo devia escolher a escolha onde pretende estagiar, aliado
a isso o docente atribuiu aos grupos, os supervisores, que são docentes do
curso de historia, que foram esses que levaram os estudantes para lhes
apresentarem nas escolas secundarias.
Descrição física da escola observada
A Escola Secundaria Acordos de Lusaka tem muro
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