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quinta-feira, 29 de junho de 2023

EXEMPLO RELATORIO 2

 

Objectivos do relatório

Geral

·         Compreender as actividades lectivas exercidas no processo do Estágio Pedagógico em História na Escola Secundária Acordos de Lusaka

Específicos

·         Descrever as actividades exercidas na Escola Secundária Acordos de Lusaka;

·         Identificar os transtornos encontrados no processo de Estágio Pedagógico na Escola Secundária Acordos de Lusaka;

·         Relacionar as praticas pedagógicas aprendidas com a realidade detectada no campo.

Fases do estágio pedagógico

As fases do estágio pedagógico são no total quatro (4) a saber:

·         A primeira fase é da cadeira que se lecciona no segundo semestre do primeiro designa-se Praticas pedagógicas Gerais, onde o estudante na companhia do docente da cadeira faz simulações e por fim faz um relatório descritivo duma escola primaria que o mesmo irá escolher ao seu critério, analisa as condições físicas entre outros dados que lhe é orientado pelo docente da cadeira, que nessa caso especifico foi o Me. Denis Nhampossa no ano 2017.

·         A segunda fase do estagio pedagógico é com a cadeira que se designa praticas pedagógicas de Historia I, nessa cadeira são leccionados vários conteúdos ligados á Historia, onde o estudante na companhia do docente da cadeira faz algumas micro-aulas discute sobre os métodos de planificação em historia e por fim elabora um relatorio relacionado com as aulas que teve na cadeira durante o semestre, neste caso especifico, essa cadeira foi orientada por Me. Baltazar Mugabe em 2019 na sala 6.

·         A terceira fase do estágio pedagógico foi no terceiro ano, essa cadeira designa-se oficina de Historia, aqui o estudante aprende como se usa o material didáctico na sala de aula, para a materialização das aulas dessa cadeira o docente orientou os estudantes a elaborarem qualquer material didáctico ligado a um tema de historia, onde isso foi apresentado e avaliado. Essa cadeira foi ministrada com Me. Zacarias Rungo em 2020

·         A quarta fase do Estagio Pedagógico, é da cadeira com o mesmo nome (Estagio Pedagógico) nessa cadeira os estudantes é preparada previamente na sala e posteriormente são mandados as escolas secundárias com o supervisor. Essa fase é a fase de materialização do conhecimento acumulado nas fases anteriores. Essa cadeira foi orientada por Me. Melordino em 2022.

Metodologia de Trabalho

Para a realização deste trabalho recorreu-se no método de observação, onde baseou-se na técnica de observação directa, a partir do contacto directo com o campo de práticas e a observação indirecta através das entrevistas baseadas no inquérito, para distinção de dados difíceis de interpretação pessoal.

Referência teórica

A educação - é um fenómeno social e universal, sendo uma actividade humana necessária á existência e funcionamento de todas as sociedades. Cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, auxiliar no desenvolvimento de suas capacidades físicas espirituais, prepara-los a participação activa e transformadora nas várias instâncias da vida social (Libanêo, p.17).

Nérice (1998, p.24) educação é o estudo dos procedimentos destinado a orientar a aprendizagem do educado de maneira mais eficiente possível, em direcção a objectivo predeterminados. Educação é a acção exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontraram amadurecidas para a vida social.

Nessas abordagens mostra-se que a educação é  um campo amplo onde engendram todas as mudanças psicológicas, e a educação acontece em qualquer lugar, razão pela qual Nérice (1998) afirma que é acção exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontraram amadurecidas para a vida social.

Plano de Aula

Segundo Piletti (1887) o Plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um carácter bastante específico. Um plano de aula é instrumento de trabalho do professor, destinado a orientar suas decisões facilitar a aprendizagem do aluno. É um instrumento de decisão. Na mesma senda Nericicí (1989) afirma que o plano de aula é a descrição específica de tudo que o professor realizara em classe durante as aulas de um período específico.

Os colocam-nos a ideia do plano ser uma previsão do que vai acontecer na sala de aulas, neste sentido o plano torna-se um instrumento indispensável na sala de aulas, pois é este instrumento que vai guiar o professor no processo de leccionação. A falta do plano de aula coloca o professor na dúvida se sua aula foi alcançada ou precisa de mudar a estratégia empreendida.

Meios de ensino - como um conjunto de estímulos que contribuem para dar substanciam á aprendizagem. (Dias et al, 2008, p.96). 

De acordo com Piletti (1991,p.151) os meios de ensino - são componentes do ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno a aprender, tais como: os mapas, o professor os objectos físicos, os filmes, os recursos de comunidade e os recursos de materiais.

Analisando a ideia apresentado por estes dois autores conclui-se que meios de ensino é conjunto de estimos de aprendizagem. Dado que os mesmo convergem na parte que afirmam que este dado estimula o processo de aprendizagem.

Estagio Pedagógico (EP)

O Estagio Pedagógico é uma actividade curricular antecedidas pelas PP, que tem por objectivo colocar o formando em contacto directo com a realidade profissional do curso em que está inscrito, proporcionando-lhe novas aprendizagens, treino e consolidação de aquisições anteriores, troca de experiencias com os colegas em exercício de suas funções docente (Dias et al, 2010, p.33).

Estágio Pedagógico são actividades que fazem parte da componente psico-pedagógica e didáctica dos cursos de formação de professores da Universidade Pedagógica, são também actividades curriculares, articuladoras da prática e teoria, que garantem o contacto experimental com situações psico-pedagógica e didácticas concretas e que contribuem para preparar de forma gradual, o estudante para a vida profissional (Dias, 2008, p.24).

Analisando as ideias avancadas por autores fica claro que o estagio pedagogico é o momento de articulacao da teoria e pratica, dado            que o estudante acumula muito conhecimento desde a sua formacao ate a essa etapa, é neste momento que o estudante de aplicar os conhecimentos previamente aprendidos nos anos anteriores.

Avaliação - e um processo contínuo de pesquisa que visa interpretar os conhecimentos habilidades e atitudes de alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objectivos, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas da planificação do trabalho do professor e da escola um todo (Piletti, 1997, p. 190).

Analisando as ideias do Pilleti, o que fica claro é que avaliamos quando precisamos de testar se o conhecimento leccionado foi compreendido ou não.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Pré-observação

Nesta etapa serão apresentada a matéria que se debateu na sala de aulas, que serviu do conhecimento preconcebido. No primeiro dia o docente do estagio Pedagógico Me. Melordino Simbine apresentou o plano analítico, que lá compõe a matéria que em seguida foi abordada em conferências ou em encontros que tivemos nessa cadeira. Falou-se da importância das práticas profissionalizantes. Em seguida partilhou as duas obras com a turma que debatem sobre a ser e estar do professor na sala de aulas.

De frisar que essas obras foram resumidas e apresentadas na oralmente na sala de aulas, em jeito de avaliação. As duas obras retratam sobre conhecimentos ligados ao ensino, neste contexto debateu sobre a pedagogia de Freinet e a pratica competente da pedagogia. Neste contexto foi debatido como o professor deve se comportar perante aos alunos.

Em seguida o docente pediu que a turma se dividisse em grupo, onde cada grupo devia escolher a escolha onde pretende estagiar, aliado a isso o docente atribuiu aos grupos, os supervisores, que são docentes do curso de historia, que foram esses que levaram os estudantes para lhes apresentarem nas escolas secundarias.

 

 

Descrição física da escola observada

 

A Escola Secundaria Acordos de Lusaka tem muro

 

Objectivos do relatório

Geral

·         Compreender as actividades lectivas exercidas no processo do Estágio Pedagógico em História na Escola Secundária Acordos de Lusaka

Específicos

·         Descrever as actividades exercidas na Escola Secundária Acordos de Lusaka;

·         Identificar os transtornos encontrados no processo de Estágio Pedagógico na Escola Secundária Acordos de Lusaka;

·         Relacionar as praticas pedagógicas aprendidas com a realidade detectada no campo.

Fases do estágio pedagógico

As fases do estágio pedagógico são no total quatro (4) a saber:

·         A primeira fase é da cadeira que se lecciona no segundo semestre do primeiro designa-se Praticas pedagógicas Gerais, onde o estudante na companhia do docente da cadeira faz simulações e por fim faz um relatório descritivo duma escola primaria que o mesmo irá escolher ao seu critério, analisa as condições físicas entre outros dados que lhe é orientado pelo docente da cadeira, que nessa caso especifico foi o Me. Denis Nhampossa no ano 2017.

·         A segunda fase do estagio pedagógico é com a cadeira que se designa praticas pedagógicas de Historia I, nessa cadeira são leccionados vários conteúdos ligados á Historia, onde o estudante na companhia do docente da cadeira faz algumas micro-aulas discute sobre os métodos de planificação em historia e por fim elabora um relatorio relacionado com as aulas que teve na cadeira durante o semestre, neste caso especifico, essa cadeira foi orientada por Me. Baltazar Mugabe em 2019 na sala 6.

·         A terceira fase do estágio pedagógico foi no terceiro ano, essa cadeira designa-se oficina de Historia, aqui o estudante aprende como se usa o material didáctico na sala de aula, para a materialização das aulas dessa cadeira o docente orientou os estudantes a elaborarem qualquer material didáctico ligado a um tema de historia, onde isso foi apresentado e avaliado. Essa cadeira foi ministrada com Me. Zacarias Rungo em 2020

·         A quarta fase do Estagio Pedagógico, é da cadeira com o mesmo nome (Estagio Pedagógico) nessa cadeira os estudantes é preparada previamente na sala e posteriormente são mandados as escolas secundárias com o supervisor. Essa fase é a fase de materialização do conhecimento acumulado nas fases anteriores. Essa cadeira foi orientada por Me. Melordino em 2022.

Metodologia de Trabalho

Para a realização deste trabalho recorreu-se no método de observação, onde baseou-se na técnica de observação directa, a partir do contacto directo com o campo de práticas e a observação indirecta através das entrevistas baseadas no inquérito, para distinção de dados difíceis de interpretação pessoal.

Referência teórica

A educação - é um fenómeno social e universal, sendo uma actividade humana necessária á existência e funcionamento de todas as sociedades. Cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, auxiliar no desenvolvimento de suas capacidades físicas espirituais, prepara-los a participação activa e transformadora nas várias instâncias da vida social (Libanêo, p.17).

Nérice (1998, p.24) educação é o estudo dos procedimentos destinado a orientar a aprendizagem do educado de maneira mais eficiente possível, em direcção a objectivo predeterminados. Educação é a acção exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontraram amadurecidas para a vida social.

Nessas abordagens mostra-se que a educação é  um campo amplo onde engendram todas as mudanças psicológicas, e a educação acontece em qualquer lugar, razão pela qual Nérice (1998) afirma que é acção exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontraram amadurecidas para a vida social.

Plano de Aula

Segundo Piletti (1887) o Plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um carácter bastante específico. Um plano de aula é instrumento de trabalho do professor, destinado a orientar suas decisões facilitar a aprendizagem do aluno. É um instrumento de decisão. Na mesma senda Nericicí (1989) afirma que o plano de aula é a descrição específica de tudo que o professor realizara em classe durante as aulas de um período específico.

Os colocam-nos a ideia do plano ser uma previsão do que vai acontecer na sala de aulas, neste sentido o plano torna-se um instrumento indispensável na sala de aulas, pois é este instrumento que vai guiar o professor no processo de leccionação. A falta do plano de aula coloca o professor na dúvida se sua aula foi alcançada ou precisa de mudar a estratégia empreendida.

Meios de ensino - como um conjunto de estímulos que contribuem para dar substanciam á aprendizagem. (Dias et al, 2008, p.96). 

De acordo com Piletti (1991,p.151) os meios de ensino - são componentes do ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno a aprender, tais como: os mapas, o professor os objectos físicos, os filmes, os recursos de comunidade e os recursos de materiais.

Analisando a ideia apresentado por estes dois autores conclui-se que meios de ensino é conjunto de estimos de aprendizagem. Dado que os mesmo convergem na parte que afirmam que este dado estimula o processo de aprendizagem.

Estagio Pedagógico (EP)

O Estagio Pedagógico é uma actividade curricular antecedidas pelas PP, que tem por objectivo colocar o formando em contacto directo com a realidade profissional do curso em que está inscrito, proporcionando-lhe novas aprendizagens, treino e consolidação de aquisições anteriores, troca de experiencias com os colegas em exercício de suas funções docente (Dias et al, 2010, p.33).

Estágio Pedagógico são actividades que fazem parte da componente psico-pedagógica e didáctica dos cursos de formação de professores da Universidade Pedagógica, são também actividades curriculares, articuladoras da prática e teoria, que garantem o contacto experimental com situações psico-pedagógica e didácticas concretas e que contribuem para preparar de forma gradual, o estudante para a vida profissional (Dias, 2008, p.24).

Analisando as ideias avancadas por autores fica claro que o estagio pedagogico é o momento de articulacao da teoria e pratica, dado            que o estudante acumula muito conhecimento desde a sua formacao ate a essa etapa, é neste momento que o estudante de aplicar os conhecimentos previamente aprendidos nos anos anteriores.

Avaliação - e um processo contínuo de pesquisa que visa interpretar os conhecimentos habilidades e atitudes de alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objectivos, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas da planificação do trabalho do professor e da escola um todo (Piletti, 1997, p. 190).

Analisando as ideias do Pilleti, o que fica claro é que avaliamos quando precisamos de testar se o conhecimento leccionado foi compreendido ou não.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Pré-observação

Nesta etapa serão apresentada a matéria que se debateu na sala de aulas, que serviu do conhecimento preconcebido. No primeiro dia o docente do estagio Pedagógico Me. Melordino Simbine apresentou o plano analítico, que lá compõe a matéria que em seguida foi abordada em conferências ou em encontros que tivemos nessa cadeira. Falou-se da importância das práticas profissionalizantes. Em seguida partilhou as duas obras com a turma que debatem sobre a ser e estar do professor na sala de aulas.

De frisar que essas obras foram resumidas e apresentadas na oralmente na sala de aulas, em jeito de avaliação. As duas obras retratam sobre conhecimentos ligados ao ensino, neste contexto debateu sobre a pedagogia de Freinet e a pratica competente da pedagogia. Neste contexto foi debatido como o professor deve se comportar perante aos alunos.

Em seguida o docente pediu que a turma se dividisse em grupo, onde cada grupo devia escolher a escolha onde pretende estagiar, aliado a isso o docente atribuiu aos grupos, os supervisores, que são docentes do curso de historia, que foram esses que levaram os estudantes para lhes apresentarem nas escolas secundarias.

 

 

Descrição física da escola observada

 

A Escola Secundaria Acordos de Lusaka tem muro

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