ANUNCIO

VEJA MAIS

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

edital uem 2020 pdf download

Edital uem 2020 pdf download


DOWNLOAD VIA GOOGLE DRIVE

DOWNLOAD VIA MEDIAFIRE

Edital 2020 - UEM
Baixar o Edital da UEM 2020 PDF | Login MoçambiqueEdital da UP e UEM 2020 – Baixar em PDF | Portal da Zona
Baixar edital da UP, UEM ,Unizambeze, ISCISA, ISRI, ESJ ...
Edital 2020 de Exames de Admissão da UP, UEM, ISRI ...
Edital da UEM 2020 {Baixar em PDF} | Vagas de Emprego 2019
Edital 2020 de Exames de Admissão da UEM
Editais dos Exames de Admissão à UEM, UP e outras
Direcção de Registo Académico - Matrícula e bolsa 2020 - UEM

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) estabelece os Exames de Admissão como critério de selecção, sem prejuízo de outros factores de ponderação fixados na Lei. Assim, torna-se público que irão decorrer de 06 à 10 de Janeiro de 2020, numa única época e com uma chamada, os exames de admissão à UEM.


BAIXA EDITAL AQUI






EDITAL UP 2020

UNIVERSIDADE RUVUMA , UNIVERSIDADE PUNGUE , UNISAVE, UNIVERSIDADE ROVUMA, UNIVERSIDADE PUNGUE, LICUNGO

Edital da UP e UEM 2020 – Baixar em PDF

DOWNLOAD VIA MEDIAFIRE

Oi como vai? Neste artigo vais poder fazer download do Edital da UEM 2020 e UP 2020. Quais informações têm no edital da UEM 2020. Leia o artigo e tire suas dúvidas.

Requisitos gerais para inscrição
Gostaria de lembrar que podem realizar os Exames de Admissão da UEM e UP 2020, todos estudantes que concluíram o nível médio do Ensino Secundário Geral do II Ciclo ou Equivalente.

Edital UEM 2020 em PDF

Pode baixar oEdital da UEM 2020 aqui.

Depois de ler e entender o edital da UEM 2020, para efectuar a Pré-Inscrição para UEM 2020 clica neste link.

Edital UP 2020 em PDF

Pode baixar oEdital da UP 2020 aqui. 

Depois de ler e entender o edital da UP 2020, para efectuar a Pré-Inscrição para UP 2020 clica neste link.

Se precisar de Preparação para os exames de admissão pode ver aqui.

A Pré-Inscrição para UEM e UP 2020 está aberta para todos Candidatos interessados em entrar na Universidade Eduardo Mondlane, não existe uma idade definida para inscrição, por isso qualquer pessoa interessada em participar pode ser inscrever e realizar a prova.

Baixar edital da UP, UEM ,Unizambeze, ISCISA, ISRI, ESJ, UDM, UCM, ISEDEL, ACIPOL , 2020



ATENÇÃO: Se precisar de Preparação para os exames de admissão pode ver aqui.




ECONOMIA SOCIAL


Princípios da organização da economia social


· Adesão na participação livre e voluntaria o

· O controlo democrático pelos seus membros

· O respeito pelos valores da solidariedade e não descriminação do outro

A gestão autónoma e independente das autoridades públicas e de quaisquer outras entidades exteriores a economia social prima pela coesão social, transparência, justiça e equidades.

Stuart mill (1806-1873) teve uma influência determinante na promulgação em 1852 da primeira lei mundial que regulamentava as organizações cooperativas, sensibilizando com o custo humano da revolução industrial, criticou ciência económica por não integrar a dimensão social.

Características de tradição da economia social ao estado-providencia
Perda de importância do terceiro sector em favor de estão que chamou assim a protecção social   
O estudo passou a controlar grandes partes das organizações privadas voltadas acção social, cujo o modelo servia de formato ao sistema de seguranças social;
O estado providencia esta associada as denominadas economias mistas com o objectivo do funcionamento da economia do mercado a par da solução de problemas sociais

Existem três tipos de estado de providência liberal, operativo e universalista.

Estado de providência do tipo liberal, estão associados aos planos de bem-estar mais modestos que abrangem sobre tudo os mais desfavorecidos.

Influencia pela ética do trabalho, o estado funcional como elemento favorecedor demarcado pelos baixos preços e a subsistência dos esquemas privados.

Estado de providência assente num modelo cooperativo privilegia a preservação das diferenças de estatutos de classe, neste caso sistema é influenciado pela igreja e preocupado pela família tradicional.

Estado de providência do tipo universal baseada no regime social-democrata, em que se promove a participação, assegurar a qualidade dos seus direitos e garantias.

Estratégias adaptadas com vista a redução da pobreza em Moçambique.Aumento da produção, produtividade agrária, Promoção do emprego, Desenvolvimento humano social, reforma do sector público.

Valores que se deve ter em conta na integração da economia social O respeito da dimensão humana e o combate e a exclusão social. 
A vontade de promover espaços de realização individual. 
Uma visão democrática participada da organização .
Uma visão da missão organizacional que a encastra no tecido social (sem a reduzir a uma mera unidimensionalidade económica







DIREITO ADMINISTRATIVO


Sentido constitucional esta e uma comunidade de cidadão que nos termos de poder constituindo que a si próprio se atinge, assim uma determinada forma politica para dar satisfação a fins de interesse.
Sentido administrativo o estado e a pessoa concreta publico que no seio de uma determinada comunidade nacional desempenha actividades administrativas sob direcção do governo.

Sentido internacional o estado e uma entidade soberano titular de direitos internacional ou seja o estado como agente internacional

O princípio de equidade consiste na adaptação das regras existente a situação concreta ou seja adopta as regras a um caso específico a fim de tratamento entre pessoas.

Critério de administração pública: Critério Iniciativa considera a entidade que se encadeou o prometimento, Critério de objecto tem como enfoque a finalidade do acto.

Fontes de direito administrativo são; justiprudence, doutrina. Costume e a lei. A lei é um comando que emana o próprio estado e tem sempre um carácter obrigatório e é sancionada  
Costume e uma pratica repetitiva com carácter obrigatória

Critério de actividade administrativa A.P deve apenas praticar actos relacionados com serviços publico, nunca outro tipo de actividades ao passo que

O Critério de serviço público o direito administrativo surge com um elemento de normas

Ramos de deito de direito administrativo

Direito geral estabelece os seus conceitos básicos, os seus princípios gerais, as regras amostrados aplicada a todas situações, independentemente das suas características particular ou específico.
Direito Adm especial tem áreas específicas com regras específicas são exemplo de direito administrativo militar, cultural e social.

As empresas públicas são criadas através de decreto-lei, são pessoas colectivas publicas. Tem uma direcção publica isto é os órgãos da empresa são órgãos públicos uma pessoa colectivas publicas tem por essência capitais publico, capital da empresa é publico e funcionamento inicial da empresa é publica.

As são criadas pelo interesse que o Estado tem de dominar as posições chaves da economia e tornar eficaz ou eficiente na administração; necessidade de programação e teológica e é necessário o monopólio.

Procedimento administrativo é uma sequência de actos isto porque o praticado acto finar é prosseguido pelos actos que segue independentes.

O direito esta preocupado em regular actos por dois motivos: disciplinar que é melhor maneira e procurado, este modo assegura a racionalização dos meios e serviços das suas respectivas.
Premente salvaguardar os direitos subjectivos dos particulares dos seus interesses impondo a administração pública para que ela seja respeitada.

Burocracia não ajuda a administração publica a aproximar os serviços públicos as populações e apresenta muitas dificuldades e actualmente dos processos, prejudicando o bom funcionamento das actividades.

técnicas de organização no curso de administração pública


A importância do estudo da cadeira de técnicas de organização no curso de administração pública é de gestão dos conflitos na organização.

A relevância do papel do gestor público na mediação e gestão de conflitos é de concretizar os grupos para que os indivíduos percebam os seus interesses em comum.
Negociar com técnica para resolução de conflitos é uma forma de resolução de conflitos em que as partes dialogam directamente 

As cinco causas de desigualdade social são má distribuição da renda, falta de acesso a educação de qualidade, investimentos governamentais insuficientes, dificuldade de acesso a serviços básicos, ma administração de serviços públicos.

Conflito organizacional é um conjunto de processos métodos ou condutas divergentes que se encontram irremediavelmente presentes na vida da sociedade ou no grupo.

Os momentos fundamentais de uma negociação são necessidade de fazer a flexibilidade, necessário que haja acordo, necessário ter objectivo.

As etapas do processo de negociação são definir o objectivo, preparação do processo , abertura do processo, exploração, acordo e avaliação.

Os tipos de negociação são: persuasivo consiste na motivação do diálogo ou seja conseguir convencer alguém no diálogo. Estável é quando a negociação ocorre de certa forma desejável  Detalhista união de forcas ou ideias para conseguir alcançar algo que deseja.

Os motivos que levam a negociação são: necessidade de dividir algo que é limitado, quando precisamos produzir algo que seja novo e sozinho não se consegue produzir.

Poder emerge da vontade daquele que apresenta qualidades inerentes a uma condição de impor a outra parte aquilo que para essa pessoa (com poder) é o mais ideias (mesmo não sendo) como acção a ser desenvolvida.

Tipos de poder são poder especialista poder inerente das pessoas que tem informação exclusiva e detalhada sobre um determinado assunto. Poder de recompensa nesse tipo de poder as pessoas reconhecem o quanto o outro foi importante para que o processo de negociação pudesse ser concretizado.

Poder coercivo esta relacionada em punições que em muito dos casos inviabilizaram aquilo que foi amplamente pactuado pela equipe que era atingir os objectivos de uma negociação.
 Poder legítimo este manifesta-se quando alguém dentro de um processo de negociação respodnde hierarquicamente pela negociação

Poder Referente esse é um tipo que deriva daquilo que o negociador conquistou enquanto experiencia adquirida e também por meios de atributos personalidade atitudes éticas e extremidade.
Tipos de conflito, latente, percebido, sentido, manifestam.

Conflito latente não é declarado o que não há mesmo por parte dos elementos envolvidos uma clara consequência de sua existência

Conflito percebido os elementos envolvidos percebem racionalmente a existência do conflito embora não hajam manifestações do mesmo e sentem que os seus objectivos são os objectivos dos outros e que existe oportunidade para interferência ou bloqueio.

As três abordagens do conflito são abordagem tradicional, relações humanas, internacional
Abordagem Tradicional defende que o conflito deve ser evitado, por indicar disfunções no grupo ou nas organizações era visto como algo desnecessário e prejudicial uma vez que a consequência dele era a violência e a destruição sendo assim necessário evita-lo

Abordagem das relações humanas defende que o conflito é uma realidade que não se pode evitar é natural em qualquer grupo organizacional e este não tem que ser negativo, pode ser mesmo uma forca positiva para o aumento da produtividade.

Abordagem integracionista aqui não só surge uma abordagem diferente mas também avançada sobre a perspectiva de gestão contemporânea de pessoas no que concerne a definição de conflitos.

Causas do conflito organizacional diferença de personalidade, metas diferentes, diferenças em termo de informações e percepções. Experiencia de frustração de uma ou ambas partes incapacidade de antevir uma ou mais metas de realizar e satisfazer os seus desejos por algum tipo de interferência ou limitação pessoal técnica ou comportamental.

Situações em que o conflito é negativo gera consequências impede o bom relacionamento uma vez que as pessoas e os grupos podem produzir sentimentos hostis, de ilustração, tesão, diante do seu esforço e desempenho bloqueado em uma situação de conflito.

Prejudica o funcionamento da empresa quando atitude de cooperação é substituída por comportamento do tipo egoísta. 

Situações positivas do conflito organizacional quando o grupo pratica acção em conjunto no sentido de seleccionar os conflitos como resultado os indivíduos torna-se coesos .

Quando ocorre um meio de chamada de atenção para as áreas problemáticas da empresa e os indivíduos utilizam o conflito como um instrumento de correcção para evitar problemas graves .
Passos importantes para a resolução dos conflitos criar uma atmosfera efectiva; esclarecer as percepções; focalizar as necessidades dos indivíduos e compartilhados. Olhar para o futuro e em seguida aprender com o passado; gerar opções de ganho mútuo.

Os objectivos da mediação dos conflitos são solução de conflito, preservação do conflito, inclusão social e por fim paz social.

O que é Administração Autárquica?


O que é Administração Autárquica?

Autarquia na administração pública é uma entidade autónoma auxiliar e descentralizada da administração pública porem fiscalizado e tutelada pelo estado com o património formada com recursos próprios cuja finalidade é executar serviços de interesse a colectividade ou de natureza estatal.

Objectivo da criação da autarquia local

É de organizar participação do cidadão na solução dos problemas próprios da sua comunidade e promover o desenvolvimento local, o profundamente e a consolidação da democracia no quadro da anuidade do estado moçambicano.

Poder local são pessoas colectivas publicas dotadas de órgãos

representativos próprios, que visam a prossecução dos interesses da populações respectivas, sem prejuízos dos interesses nacionais e da participação do estado.

Competências do presidente do conselho autárquico

Competências do presidente do conselho autárquico execução, controle, direcção, administração
Dois órgãos confiados na administração das autarquias locais são assembleia autárquica O presidente do conselho autárquico

Função da assembleia autárquica

A assembleia autárquica é o órgão representativo da autarquia local dotado de poderes deliberativos e expressão concreta do multipartidarismo e do pluralismo ideológico ao nível da autarquia local, por outras palavras é o fórum das correntes políticas e ideológicas.

Autonomia organizacional constitui uma das componentes importante de princípios fundamentais da livre administração da autarquia local.

Autonomia normativa tem um poder regulamentar consagrado pela constituição da republica no seu artigo 258 da constituição.

A autarquia local tem por objecto a sua participação na elaboração de gestão municipal

Diferença existente entre tendência e a re-centralização é reforço financeiro do estado central para a autarquia local.

O processo de descentralização consiste no apoio técnico para o exercício da tutela do estado sobre as autarquias locais.



quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Universidade Católica de Moçambique Instituto de Educação à Distância EDITAL 2020

Universidade Católica de Moçambique Instituto de Educação à Distância EDITAL 2020

DOWNLOAD VIA MEDIAFIRE

DOWNLOAD VIA GOOGLE DRIVE


Sobre

Historial do Centro de Ensino à Distância
Em 2000 a Faculdade de Educação e Comunicação da UCM (em Nampula) recebeu uma solicitação por parte do ESAM (Ensino Secundário Aberto Moçambicano), uma Organização não Governamental, para formar Professores até ao nível de Bacharelato, pedido este que foi prontamente aceite. Entretanto, somente em 2003, foi criado efectivamente o Centro de Ensino á Distância (na Beira), a pedido da Associação ESMABAMA(Estaquinha, Mangunde, Barada e Machanga), para formar os Professores destas Missões em componentes Psicopedagógicos. Hoje o Centro de Ensino áDistância ministra doze (12) cursos do grau de Licenciatura em Catorze (14)Centros de Recursos a nível do país.
O CED tem por finalidade prover a educação superior com produção de conhecimento científico, tecnológico, integrados ao ensino e pesquisa.



ATENÇÃO: Se precisar de Preparação para os exames de admissão pode ver aqui.


Edital (ISRI) Exames de Admissão Para o Ano Lectivo 2020 Universidade Joaquim Chissano

Edital (ISRI)  Exames de Admissão Para o Ano Lectivo 2020 Universidade Joaquim Chissano (UJC)

DOWNLOAD VIA MEDIAFIRE

DOWNLOAD VIA GOOGLE DRIVE

Introdução

A Lei n˚ 27/2009, de 29 de Setembro, impõe a 12ª classe, do Sistema Nacional de Educação ou o
equivalente, para o acesso ao nível superior. Nestes termos, a Universidade Joaquim Chissano,
criada pelo Decreto nº 85/2018, de 26 de Dezembro, em resultado da fusão entre os antigos
Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) e Instituto Superior de Administração Pública
(ISAP), estabelece a realização de Exames de Admissão como critério de selecção de candidatos.
Assim, torna-se público que irão decorrer de 18 a 20 de Dezembro de 2019, em época única e
numa só chamada, os Exames de Admissão para o ano lectivo 2020.

Condição para a Candidatura

Serão aceites como candidatos aos exames indivíduos que tenham concluído a 12ª classe do
Sistema Nacional de Educação ou equivalente.


TENÇÃO: VEJA E FAZ DOWNLOAD EDITAL ANO 2020 PARA TODAS AS UNIVERSIDADES DO PAIS

Edital Exames de Admissão a (ESJ) Escola Superior de Jornalismo ano Académico 2020




1. Introdução 1.1 A Escola Superior de Jornalismo (ESJ) é uma instituição pública de ensino superior, de âmbito nacional, com sede na cidade de Maputo. Nos termos do estabelecido pelâtei n°27/2009, dc 29 dc Setembro, (Lei do Ensino Superior), a conclusão da 123 classe ou equivalente constitt(§.)o critério de acesso ao ensino superior em Moçambique. Considerando que o número de vagas tem sido rior ao número de candidatos, a ESJ estabelece os Exames de Admissão como critério de selecção, sem me de outros factores de ponderação fixados por Lei. 

• 1.2 Os Eximes de Admissão kES,brertio lugar em todas as províncias do pais, numa única época, no dia 23 Janeiro de 2020, e as candidaturas irão decorrer de 25 de Novembro de 2019 a 10 de Janeiro de 2020. 

domingo, 3 de novembro de 2019

Gestão de qualidade total




Factores críticos de sucesso para Gestão de qualidade total
Analisando detalhadamente o processo de gestão de qualidade, chega-se a conclusão de que
antes de falar dos factores críticos de sucesso de GQT é, imperioso referir que a gestão de
qualidade é um factor critico para o sucesso organizacional.

Sendo verdade que, “o uso de práticas de gestão da qualidade pelas empresas proporciona-lhes
uma vantagem inigualável no mercado, visto que apoiam na melhoria contínua do desempenho
e da estratégia de negócio, tornando-as mais capazes e sustentáveis de actuar no mercado (Reed
apud Afonso, 2018:25)”. Respondendo às especificidades requeridas pelos clientes.
Contudo, existem uma variedade de factores críticos de sucesso, destacando:
Recursos humanos – bem formados, competentes e bem geridos, habilita-os a solucionarem
problemas e a participarem nas actividades da qualidade. A sua motivação/reconhecimento
também é muito importante porque colaboradores motivados desenvolvem mais
eficientemente as suas tarefas, fazendo-os sentir parte da empresa;
Cultura da qualidade - uma cultura baseada nos princípios da qualidade tem de ser seguida e
defendida por todos, e devidamente difundida pela alta administração aos colaboradores;
Comunicação por parte da administração - pois uma comunicação eficaz entre os gestores
e todos os envolvidos proporcionará um maior compromisso para alcançar o sucesso da
estratégia;
Liderança e o compromisso da alta administração - uma vez que a consciência da
importância da qualidade por todos os envolvidos melhorará a satisfação dos clientes, o
ambiente de trabalho, e consequentemente do sucesso empresarial em virtude da aplicação da
qualidade em todos os processos/actividades;
A satisfação dos clientes - são estes que cada vez mais procuram produtos/serviços de
qualidade, e apoiam no alcance de um melhor posicionamento no mercado;
Gestão dos fornecedores - a empresa e os fornecedores devem ter objectivos comuns como a
satisfação do cliente e o alcance do sucesso, através do uso de práticas da qualidade;
A gestão dos processos - o objectivo é investir nos processos/actividades ao invés do
investimento nos resultados. A qualidade é assegurada pelo bom desempenho dos processos,
através da identificação e eliminação de erros/falhas que a possam delimitar.

Portanto, a qualidade é então alcançada através de uma gestão eficiente de todos aqueles
factores, uma vez que todos estão interligados e dependem uns dos outros para o sucesso da
TQM e consequentemente das organizações que a implementam.


sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Filosofia política


Filosofia política

Os trabalhos forçados e a escravatura contribuíram sobremaneira para a redução do homem negro ao estudo de coisa, de mercadoria susceptível de ser vendida e comprada, um simples instrumento de trabalho e fonte de rendimento das economias ocidentais.
A característica fundamental do africano é ser um guerreiro pela liberdade. As primeiras formas de luta do homem negro pela liberdade foram duas visões:
A primeira acreditava que o negro só se emanciparia plenamente voltando à sua terra natal(África) ; a outra corrente defendia que o homem negro podia viver livre e em pé de igualdade com os brancos sem precisar de sair da América
A primeira  corrente foi defendida pelo jamaicano Marcus Garvey descida de Booker Washington e a segunda por William Edward Burghardt Du Bois.       
                                                

O Marcus Garvey  julgava que os libertadores da raça negra deveriam ser negros autênticos e que o negro só se realizaria plenamente na sua terra natal, em África.e o Garvey não o considerava o Du Bois como sendo negro porque era mulato.No entanto tudo indica que os egípcio eram de raça negra, dados que os antigos escritores e filósofos e da Bíblia são testemunhos oculares que afirmam formalmente que os egípcios eram negros .
O africano era visto como o povo que nunca fizera nada de significativo daí que nos estudos de Maurício Dela fosse,foi revelado que a época medieval africano era,sob muito ponto  de vista, comparável à época medieval europeia
O cardeal António chegou a aceitar que os índios  eram homens,porém preveniu alas Casa  que estender esta humanidade aos negros seria um exagero .
Este estudo revela tão somente que a pretensa inferioridade do negro foi a arma psicológica que o branco inventou para denegrir a sua imagem com o fim último de o dominar.

Uma certa racionalidade
As teorias da mentalidade primitiva pré lógica fizeram um longo eco e, hoje  , a questão já não é saber se a mentalidade negra é lógica, mas que lógica esta procedia no seu desenvolvimento endógeno, quando o período pré colonial
Geralmente os filósofos duvidam da existência da racionalidade no pensamento negro . compreendemos melhor que a simbologia é uma forma superior de conhecimento ; considerando o domínio concreto aquele da organização social podemos constatar que ainda aqui o Ocidente  elaborou unilateralmente princípios que a serem violados,serão considerados não racionais  aqueles que violam. Mas mostremos com um exemplo a falsidade dessa posição.
A sociedade africana está dividida em várias categorias sociais ou casta, encontrando se cada uma afecta a uma actividade económica específica.As nossas casta, contudo,não têm nada  com aquelas da Índia.Socilogicamente,na Índia, o indivíduo pertence a uma casta pelo seu nascimento e as mesmas estão separadas, fechadas.

O começo do nacionalismo
As condições estavam longe de ser favoráveis ao alastramento das ideias nacionalistas por todo o território. Devido a proibição de qualquer associações política,a necessidade sigilo que isso impunha,a erosão da sociedade tradicional e à ausência de uma educação mais moderna na área rurais.
Na maioria dos casos, apenas uma pequena minoria educada estava na em condições de acompanhar os acontecimentos mundiais,de manter contactos adequados com o mundo necessário para compreender o fenómeno da colonização na sua globalidade. As primeiras tentativas de criar um movimento nacionalista a nível nacional foram feitas pelo moçambicanos que trabalhavam nos países vizinhos, onde estavam fora do alcance imediato da PIDE. No início,o velho problema da falta de comunicação levou a criação de três movimentos separados:
UDENAMO (união democrática nacional de Moçambique)formado em 1960, em Salisbury;
MANU (Mozambique África National Union)formado em 1961, a partir de vários pequenos grupos já existentes entre os moçambicanos que trabalhavam no Tanganhica e Quenia;
UNAMU (união Áfricana de Moçambique Independente), fundou por oxilados da região de Tete que viviam no Malawi assim a 25 de Junho de 1962 em Dar-es-Salam (FRELIMO).

Conclusão              

Neste trabalhar tive muitas visões de entre as quais o Du Bois defendia que o homem negro podia viver livre e em pé de igualdade com os brancos sem precisar de sair da América e o Garvey dizia que o negro só se emanciparia plenamente voltando à sua terra natal ( África ) e também o Marcus Garvey não  considerava o Du Bois como sendo negro porque era mulato.o africano era visto como o povo que nunca fizera nada de significativo, no entanto de Maurício Delafosse, foi revelado que a época medieval africano era visto comparável à época medieval europeia


VEJA O TRABALHO COMPLETO AQUI

PESQUISAS RELACIONADAS